TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 31 de março de 2013

31.- FELIZ PÁSCOA


ANO
7
Serra Gaúcha
Bento Gonçalves
EDIÇÃO
2433
Como ontem, esta edição é postada desde Bento Gonçalves na sempre curtida Serra Gaúcha, que hoje já recebe nosso adeus. Esta  domingueira se faz singular. Vejo que o meu dizer ‘Feliz Páscoa’ a meus leitores se biparte a dois estratos distintos.
Àqueles que creem acolhem meus votos de maneira distinta da dos incréus [incréu, palavra que soa pejorativa; assim como crente, pois no senso comum, se aplica para os adeptos de religiões neopentecostais].   Enfim, quis referir que meus votos de Feliz Páscoa são para os que creem e para os que não creem. Aqui sempre há evocação do livro de Umberto Eco e Carlo Maria Martini (este ex-cardeal de Milão, recentemente falecido): Em que creem os que não creem?
Para os que creem dos votos são de júbilo pela gloriosa transmutação de uma Sexta-feira Santa marcada pelo dor e pela derrota por um domingo de vitoriosa ressureição. Realmente aquelas e aquelas que vivem esse mistério ungidos pela fé e marcados pela liturgia da Semana Santa, muito provavelmente, vivem alegrias inenarráveis.
 Aos que não creem os votos Feliz Páscoa são endereçados desejando que possam ser curtidos dias de recesso laboral e vibrações no acompanhar as celebrações míticas que fazem aflorar lembranças gostosas da infância.
A uns e outros — e também aqueles que sabem fazer das duas dimensões uma glamorosa simbiose — as melhores alegrias neste domingo pascoal.

5 comentários:

  1. Retribuo os votos lembrando o dito de Carlos Drummond de Andrade; "Há duas épocas na vida, infância e velhice,em que a felicidade está numa caixa de bombons."

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Se mama não põe ovos digo com afinco
    Três exceções na regra deixam vinco
    Duas, Austrália é seu leito
    Uma por aqui dá um jeito
    Coelho, equidna e ornitorrinco.

    ResponderExcluir
  3. Lia, a Ilíria que ainda lê31 de março de 2013 às 10:15

    Querido mestre,
    Agraciada pelo seu compartilhar, evoco Fernando Pessoa:
    Sim, de fato e de verdade, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena!
    Grande a carinhoso abraço: Lia, a Ilíria que ainda lê

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Então, na natureza meto o bedelho
    Se mamas não ponha ovos, aconselho
    Três me mandam “pros quinto”:
    De longe, equidna e ornitorrinco
    Aqui, durante a páscoa, até o coelho.

    ResponderExcluir
  5. Ao grande Mestre Chassot: Depois de experimentar os Tintos, os Brancos e os espumantes e talvez um especial galeto o que faz de melhor na sua sempre Serra Gaúcha de Bento Gonçalves.agora é hora de pegar maria-fumaça.Será que nossas crianças entenderam bem o significado da Páscoa? ou será que não estão nem aí, talvez o que querem mesmo é comer chocolate. Mestre prá voce um forte abraço e a esperança de um mundo melhor. Ley

    ResponderExcluir