TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 24 de março de 2013

24.- PRELIBANDO EVOCAÇÕES PASCAIS




Ano 7***  www.professorchassot.pro.br Edição 2426
Hoje é domingo de ramos. Começa uma semana que nos traz evocações. Rituais religiosos embalaram a infância de muitos de nós. Marcavam a passagem dos tempos. Era a espera do natal. Era a espera da semana santa. E estas passagens não nos fez incólumes. A inocência perdida fez esboroar mitos, crenças, fé e por tal, ilusões.
Não vou fazer divagações. Ofereço a meus leitores um filmete: www.youtube.com/watch?v=XZ78NKjX7Uw é uma celebração muito terna de crianças da Educação Infantil de uma comunidade luterana do Paraná, Em cinco minutos representam o dia de ramos, a última ceia ~~ só esta cena vale o filme ~~, a sexta-feira santa e o domingo da ressurreição.
Haverá os que se encantarão vendo a doçura (e a ingenuidade) dos pitoquinhos. Outros talvez se revoltem com a catequização dogmática imposta às crianças. Entre estas duas leituras cabem muitas outras. Vale curtir. Com augúrios de um bom domingo a cada uma e cada um. Aos de fé cristã, adido votos uma boa semana santa.

3 comentários:

  1. Trocado em miúdos a grande maioria está com o pensamento voltado para o peixe da sexta-feira, ou o bacalhau de domingo combinado com os suculentos ovos de chocolate. Há tambem aqueles que aguardam ansiosos as fococas que sairão escritas no "judas" já sábado. A crianças exercitarão seus violentos instintos e surrarão o boneco até desfazê-lo aos pedaços. Um grande número só pensará no feriado extenso aproveitando-o em viagens e passeios mais prolongados que já se iniciam hoje. Tudo é festa, o prppósito é o que menos importa.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    As vezes uma saudade me bate
    Da festa e embrulhos escarlate
    Piá pobre que não via
    Guloseimas todo dia
    Na páscoa se fartava de chocolate.

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro Chassot: Celebramos "A entrada Triunfal " de Jesus em Jerusalém. Bendito o que vem em nome de Jesus,vamos esperar talvez seja um ano de mudança para a Igreja;não esquecendo que tudo pode ser mudado só dependendo da gente. Um forte abraço.

    ResponderExcluir