TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

25.-POR UM NOVO PAPA CONSERVADOR


Ano 7***    www.professorchassot.pro.br     ***Edição 2399
Uma segunda-feira que abre uma semana, como já referi, aqui ontem, vaticina um espetáculo circense para a próxima quinta-feira: a midiática resignação de Bento 16. Claro que isso não será assunto exclusivo aqui, mas sendo um daqueles que daria um dedo para nós próximos dias viver em Roma, tenho buscado na imprensa nacional e estrangeira matérias para suprir minha ausência física do polo noticioso,
Tem sido publicado muita ‘tonteria’. Por exemplo, a Folha de S. Paulo, em sua privilegiada edição dominical, publicou ontem uma página inteira, com coloridos infográficos, sobre ‘ser católico’ que talvez servisse para uma criança se preparar para a primeira comunhão à época do Concílio de Trento.  Também não vale perder-se em análises de pseudo-vaticanólogos sobre as possibilidades do Cardeal A ou Cardeal B ser eleito.
Não quero parecer ranzinza. Há muita coisa boa. Na última terça-feira, Hélio Schwartsman, bacharel em filosofia, autor, entre outros de ‘O Segredo de Avicena’ publicou, na p.A2, na última terça-feira, Missa em latim, que vale compartir com meus leitores. Acrescentei a ilustração que evoca meus tempos de coroinha, quando ajudava missa em latim, com o padre de costas para os fiéis. Vale fruí-lo:
Ao contrário da esmagadora maioria dos comentários que li na imprensa, torço para que o conclave eleja um papa tão ou mais conservador do que Bento 16. Até entendo que as pessoas defendam o que imaginam ser o melhor para a Igreja Católica, mas creio que estejam deixando passar o essencial.
E o essencial é que hoje, ao contrário do que ocorria alguns séculos atrás, a religião já não precisa atravancar a vida de ninguém. Se, no passado, um herege podia ser assado em praça pública e a excomunhão significava uma sentença de morte em vida, agora, pelo menos nos países democráticos, os ensinamentos morais da Santa Sé não impedem uma pessoa de viver como preferir, inclusive no campo da sexualidade.
Quem não concorda com os catecismos do Vaticano, é livre para ignorá-los ou contestá-los. Religiosos que consideram equivocadas as interpretações que o sumo pontífice faz das Escrituras podem buscar outros cultos ou fundar sua própria igreja. As vantagens fiscais são consideráveis.
No mais, é complicado sugerir que nós, progressistas, podemos dizer o que pensamos acerca de tudo e os papistas, por serem reacionários, não gozem da mesma prerrogativa. Teríamos um problema de saúde pública se as autoridades dessem ouvidos ao que o Vaticano prega em relação à camisinha, mas, felizmente, isso já não ocorre há décadas no Brasil.
O bônus do laicismo é que a palavra do papa, que antes tinha poder de vida e morte sobre católicos e não católicos, hoje concorre com centenas de outras visões de mundo, religiosas e seculares, e cada qual é livre para abraçar a que mais lhe aprouver.
E por que quero um papa conservador? Para mim, que não estou preocupado com a disputa por fiéis nem com a vitalidade da religião, só o que torna a Igreja Católica interessante é seu aspecto museológico, isto é, a janela que ela abre para o passado. Por razões opostas, eu e Marcel Lefebvre preferimos a missa em latim.

7 comentários:

  1. Ola Chassot
    Interessante o artigo de Helio Schwartsman, e a justificativa de porque prefere um papa conservador. Também sou adepto da sua preferencia. Aproveito para indicar tambem a leitura da manifestação de Leonardo Boff sobre o tema http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2013/02/13/que-tipo-de-papa/
    Abraço e boa semana. JB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu caro Jairo,
      obrigado por tua sugestão. Lera o texto que Boff publicou queixando-se inclusive do quanto a imprensa subaproveitou sua entrevista.
      Com amizade e admiração
      attico chassot

      Excluir
  2. Limerique

    Era uma igreja rabugenta
    Porque seu séquito não aumenta
    Até o Papa deu no pé
    Então, sabe como é
    Voltar aos velhos tempos ela tenta.

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais o gigantismo da igreja católica nos mostra que a figura do papa é tal qual a da rainha da Inglaterra. Devemos nos preocupar sim quais "Golberys" estarão por detras das fileiras papais.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Igreja afundada em pedofilia
    Aferrada apenas à homilia
    Tem os pés de barro
    Põe bois atrás do carro
    Pois boa reforma falta não faria.

    ResponderExcluir
  5. Aprendi com meu inesquecível professor de grego na Faculdade de Teologia da IECLB, Bertholdo Weber que nós chamávamos de Webão. Ele ensinava que a igreja é como pão, só cresce quando apanha. E nos pedia que ajudássemos o crescimento da igreja.

    As instituições eclesiásticas são antigas e sólidas por isso. O conservadorismo eclesial justifica sua posição. Nesse aspecto, os conservadores nas igrejas são mais progressistas que os das academias e do mundo político, nos quais os conservadores não são constrangidos a se justificarem.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Evaldo,
    ~~ já quase meu chefe, a quem farei voto de obediência ~~
    obrigado pela estreia aqui.
    Os cardeais pedófilos seguem o Webão, que conheci.
    Com orgulho em tê-lo como leitor aqui.
    A edição de amanhã trará excerto de minhas aulas de hoje (Religião e ciência0;
    Com amizade
    attico chassot

    ResponderExcluir