TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

06.- VISITA À BIBLIOTECA VATICANA


.br***Edição

Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2380

2378

A terça-feira, mais um dia deste gostoso período de ‘hemi-férias’, ao entardecer/à noite, teve algo muito especial aqui na Morada dos Afagos: a Maria Clara e a Carolina edulcoraram nosso avonar. Vieram com a Clarissa e com o Carlos, filha e genro que são sempre companhias muito queridas.
Hoje há uma notícia sensacional para os bibliófilos. E. preciso confessar, que imagino todos os meus leitores bibliófilos. Logo, parece natural imaginar: cada uma e cada um se encantará com a novidade.
O Vaticano colocou na última quarta-feira (30JAN13) à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projeto que pretende disponibilizar na internet mais de 80 mil documentos.
Até agora, os manuscritos tinham permanecido fechados na Biblioteca do Vaticano protegidos por rígidas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas, informou nesta quinta-feira (31) o jornal "Il Corriere della Sera".
O projeto pretende pôr à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos, que serão digitalizados com o uso de uma tecnologia da Nasa, empregada para conservar as imagens de suas missões espaciais.
Um dos objetivos com a digitalização é evitar a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta dos especialistas.
O projeto nasceu de um acordo entre a Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleiana de Oxford, feito em abril de 2012, para disponibilizar seus textos na internet com consulta gratuita.
Os documentos incluem obras de Homero, Platão, Sófocles, Hipócrates, manuscritos judaicos e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento.
A Biblioteca do Vaticano foi criada por volta do ano 1450 pelo papa Nicolau 5º, nos fundos de sua própria biblioteca pessoal.
Entre suas joias estão o "Codex Vaticanus", um dos mais antigos manuscritos da Bíblia grega que se tem notícia.
Para acessar a biblioteca, basta ir ao sítio virtual: www.vaticanlibrary.va
Vale conhecer a Biblioteca Apostólica Vaticana independente do que foi agora disponibilizado (muitos textos estão em idiomas inacessíveis), mas se pode saber muito sobre a mesma e notícias pertinentes. Sua beleza pode ser avaliada no registro imagético que aditei a notícia. 

3 comentários:

  1. Chassot querido amigo,
    Rejubilo-me com a notícia e ratifico meu discurso: devemos muito ao Vaticano por este excelente trabalho de curadoria milenar.
    Apavoro-me quando ouço pessoas menos iluminadas dizendo que "tinham que vender toda aquela ostentação etc"... Ora, bem o mal guardaram o que temos de mais precioso. Nossa memória.
    Abraços católicos

    ResponderExcluir
  2. Independente de orientação religiosa é inebriante a possibilidade do acesso a estas obras. Porem seria muito mais interessante se pudéssemos ver os segredos revelados por Paolo Gabriele.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    O famoso "Codex Vaticanus"
    Até agora apenas um arcano
    Mas o papa Bentão
    Enfim abriu a mão
    Podemos lê-lo, salvo engano.

    ResponderExcluir