TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

20.-O ENCONTRO DO GRANDE INQUISIDOR COM CRISTO


Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2394
Foi uma emocionante terça-feira de estreias em duas turmas de Teorias do Desenvolvimento Humano no Centro Universitário Metodista do IPA. À tarde 24 estudantes de licenciatura em Música e a noite igual número da Licenciatura em Educação Física e da Pedagogia. Nos dois grupos a maioria vivia, então, a aula inaugural na Universidade. Isto me emocionou e me vez vibrar mais com o “arrumar a nossa caixa de ferramentas”.
Dois comentários preambulares acerca da publicação, ontem, do texto Deus hipotético de L.F. Veríssimo:
1.- Referi aqui a publicação da crônica em Zero Hora de Porto Alegre; correto, mas simultaneamente o texto circulava em vários outros grandes jornais brasileiros, como é usual com a produção do cronista. Ainda algo sobre a circulação: depois de ver que havia optado pela publicação neste blogue, observei que minha suposta ‘originalidade’ era vencida por mais de uma dúzia de blogues — alguns de nomes famosos—, que já na tarde de segunda-feira, publicavam o mesmo festejado (por alguns) texto.
2.- O final do texto acerca da parábola do Dostoievski sobre o encontro do Grande Inquisidor com Jesus Cristo e que L.F. Veríssimo confessa não saber como termina, provavelmente, fez curiosos a muitos. Um leitor, em comentário ontem sugeriu a pauta de hoje.
Como encontrei um excelente artigo* sobre o tema, a sugestão do Laurus não é apenas acolhida como expandida.        
*GOLIN, Luana Martins. O Discurso teológico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoievski Revista Caminhando v. 14, n. 1, p. 65-75, jan. jun. 2009
Como o texto é sumarento opto por na edição de hoje trazer algo do conto; amanhã falar de seu autor e na sexta-feira, informações sobre o cenário: Sevilha, à época da Inquisição. Assim, agora, a sessão um de nosso tríduo dostoievskiano
Contando O Grande Inquisidor... No conto*, o personagem Ivan, ateu e liberal, narra a história do Grande Inquisidor a seu irmão Aliocha, monge e muito religioso. Além desses personagens, temos a figura de Cristo, que aparece como símbolo da liberdade e o Inquisidor, cardeal do Santo Ofício que simboliza a consciência dominadora e a autoridade.
A história se passa na época da Inquisição, na cidade de Sevilha, Espanha, local onde Jesus retorna e opera curas e milagres. Ao perceber o tumulto causado por Cristo, um velho cardeal de noventa anos, o Grande Inquisidor, manda prendê-lo nas casas do Santo Ofício, por heresia. Na prisão, Jesus é acusado e ameaçado pelo Inquisidor: Amanhã mesmo Te hei de julgar e condenar a morrer na fogueira, como o pior dos hereges. E esse mesmo povo que hoje ainda Te beijava os pés, amanhã, a um sinal meu, há de se precipitar para trazer lenha à Tua fogueira.
Segundo o Grande Inquisidor, Jesus é acusado por ter proporcionado liberdade aos seres humanos que são vistos como miseráveis e incapazes de lidar com esta responsabilidade: Tinha sede [Jesus] de um amor livre, querias que o homem te seguisse livremente, seduzido por Ti. Em vez de se apoiar na antiga lei rigorosa, o homem deveria, doravante, com o coração livre, escolher o que era o bem e o mal, tendo apenas a Tua imagem para se guiar. Mas não pensaste que ele acabaria repelindo a Tua imagem e a Tua verdade, esmagado por esse fardo terrível que é a liberdade de escolher?

*DOSTOIÉVSKI, Fiódor Mikhailovich. “O grande inquisidor”. In: Os Irmãos Karamazovi. (Trad. Rachel de Queiroz e introdução de Otto M. Carpeaux). Rio de Janeiro: José Olympio, 1953, p. 485.

6 comentários:

  1. Limerique

    O irônico desse mundo cristão
    É constatar sua dupla atuação
    Criou seita de Cristo
    E seu próprio quisto
    Trouxe ao planeta a inquisição.

    ResponderExcluir
  2. A luta entre o bem e o mal sempre foi alimentadora das mais belas obras. O questionamento do certo e o errado depende da ótica e da realidade do indivíduo, é portanto uma escolha subjetiva. E nessas escolhas temos inúmeros exemplos de como a turba é manipulável, um dos exemplos que mais impressiona certamente é Hitler. Ou para os céticos Jesus. Mas temos aqui em nossa era Fidel Castro, Lula etc.. E porque não citar tambem os fanáticos pelo futebol?
    Pensar não doi, mas para muitos é um ato vencido pela preguiça.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Encontraram-se Cristo e Inquisidor
    Um a redenção outro dissemina a dor
    Ideológico embate
    Que não deu empate
    Venceu aquele que prega o amor.


    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Na Espanha dominava o Terror
    Torquemada o grande inquisidor
    Encontrou-se ele com Cristo
    O qual jamais tinha visto
    Condenou-o então como perversor.

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Cristo na Espanha dando bobeira
    Pregando a palavra a sua maneira
    Então o Torquemada
    Não gostou da parada
    Imolou o Messias na fogueira.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o texto de LFV. Obrigado, professor, por me fazer ler esse texto, que desconhecia até a referência em seu blogue!

    ResponderExcluir