TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

12.- E... UM LIMERIQUE FAZ REVIRAVOLTAS!



Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2386

ANO.pro.br***Edição 2378

Vivemos, nesta terça-feira o não-feriado mais feriado do Brasil. Não vou trazer análises que — exceções feitas   ao Estado do Rio de Janeiro e à cidade de Salvador (BA), que   possuem leis que consideram a terça-feira de Carnaval como feriado — no resto do país hoje não é feriado e que assalariado que deve trabalhar hoje não ganha adicional ou se faltar pode ser descontado.
Aliás, ontem fizemos um ensaio de um dia não-feriado se fazendo feriado quando, por exemplo, em Porto Alegre, os ônibus rodaram com tabela-horário de domingo, irritando aos trabalhadores que não tinham a benesse de feriado.
Mas, a segunda-feira atípica teve reviravoltas maiores. Muito de repente houve algo que tirou a madorra da manhã ressacosa.
Liámos, Gelsa e eu, ‘Música para quando as luzes se apagam’ — provável dica do próximo sábado — de Ismael Canappele [de quem no domingo enviara ‘texto-modelo’ a meu sexteto de orientando]. Era o primeiro e-livro, comprado no dia anterior, que curtíamos juntos. A Gelsa atende a um telefonema. Eu, então, aproveito e com curiosidade consulto o correio eletrônico.
Há um segundo limerique do Jair C. Lopes — que a cada dia brinda meus leitores com um poemeto acerca da blogada do dia — e ele avisa: mero oportunismo, nada tem a ver com o assunto do blogue. Eis o que leio incréu:
Pois renunciou ao papado o Bentão
Conservador até medula era então
Mas o catolicismo liberal
Dobrou-lhe a coluna afinal
O pontífice não aguentou a pressão.
Não acreditei no que lia. Talvez uma brincadeira do Jair. Não. Cessa tudo. As (des)venturas do herói de Caneppele em Lajeado são abandonadas. Entramos no mundo global. O Planeta se embasbaca. Nós nos embasbacamos.
Dou-me conta que é num comentário do blogue que fico sabendo daquela que certamente se faz em uma das notícias mais bombásticas. Há mais de meio milênio não havia notícia similar.
Entramos nas emissoras de vários países. Atônitas conjecturas. Especulações. Perguntas sem respostas. Por que dia 28? Por 20h? E tantas questões pertinentes e muitas outras impertinentes.
Como um filme, surgem mortes e eleições de papas que acompanhei. Vejo-me dobrando o sino da igreja dos poloneses, na av. Eduardo, em 1958 pela morte de Pio 12 — o papa em cujo pontificado nasci — e logo depois acompanhando a eleição de João 23, de breve, mas significativo papado. Em 1963, a morte do bom papa João e a ascensão de Paulo 6º, vivermos algo singular: 1978 — o ano de três papas; morre Paulo 6º em agosto / em setembro é eleito João Paulo 1º, que governa apenas 33 dias / em outubro começa o longo pontificado de João Paulo 2º.
Em 2 de abril de 2005 foi a morte de João Paulo 2º depois de longa agonia quase pública. Do renunciante de agora, lembro do anúncio de sua eleição em 19 de abril. Eu era, então,   professor da Unisinos. Estava com vários colegas. Inclusive jesuítas, no hall do Centro de Ciências    Humanos: lancei os livros que tinha em mãos ao chão, decepcionado com o anuncio do nome de Joseph Ratzinger. Agora aguardar um novo conclave para envolver nossas expectativas em março. Aguardemos.

5 comentários:

  1. Limerique

    Era uma vez um certo alemão
    Que se tornara big boss da religião
    Um dia acordou cedo
    Sem demonstrar medo:
    Não mais sou papa, sou apenas Bentão!

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Acossado por dúvidas atrozes
    Dizendo ter ouvido certas vozes
    Bento pediu a conta
    E como pessoa tonta
    Vou embora que tenho esclerose!

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    O papa Bentão deixou os atavios
    Até fim do mês está de aviso prévio
    Ele se despede do papado
    Põe chinelas de aposentado
    Diz que a idade tornou isso óbvio.

    ResponderExcluir
  4. Temos um 2013 que promete muitas novidades, de renuncia de Papa a passagem de asteróide. Dia 14 teremos o 2012 da14 raspando nosso planeta.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Momento complicado na religião mesmo!!
    Espero apenas que sejam explicitados realmente os motivos da renúncia!
    E que venha outro Papa!!

    ResponderExcluir