TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de dezembro de 2012

09.- UM DOMINGO DE ADVENTO MUITO ESPECIAL



Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2021
Este segundo domingo é muito especial. Este ser especial se faz em duas dimensões: pessoal e social. Na pessoal vou destacar duas efemérides deste dia; na social vou conferir a data a celebração deste blogue que marca a imprensa brasileira e também internacional desde quinta-feira.
Primeiro as duas efemérides pessoais. Trazê-las da intimidade à extimidade se dá no desejo de compartilhar com meus leitores emoções. Esta tem sido uma marca continuada de meus blogares diários nestes mais de seis anos.
Hoje é o aniversário do Bernardo. É o meu filho mais velho. Tê-lo tão amorosamente querido, me faz entender um pouco, na tradição judaica, o denso significado da primogenitura. É o nascimento da primeira filha/ do primeiro filho que nos unge em um dos mais densos rituais de passagem da evolução humana: a paternidade. Há porque este domingo ser tão especial.
Este domingo se faz muito um domingo de advento. Quando suas longas 24 horas fluírem na ampulheta que parece ter um engasgue para retardar a fluidez, eu estarei indo ao aeroporto para advento da Gelsa que retorna depois de longos 120 dias de ausência. Não havia ainda experimentado tão extensa saudade. Houve aprendizados.
Na dimensão social há uma celebração que devia já ter acontecido. Nesta quinta e sexta feira estive sem computador que acessasse o editor do blogue e não homenageei o pranteado Oscar Niemeyer, falecido na quinta-feira. Não vou espraiar-me nas retas e curvas de seu centenário viver. A imprensa fê-lo com méritos. Por exemplo, na sexta-feira dia 7, a Folha de S. Paulo publicou um caderno especial de dez páginas.
Pinço, por primeiro, das muitas homenagens, a mensagem comovente da Presidente Dilma Rousseff – "A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”, dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele. A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva. Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. “Minha posição diante do mundo é de invariável revolta”, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram. Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança. O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida."
Minha homenagem se adensa com uma notícia, que relata uma das mais bonitas manifestações que um ilustre morto possa merecer em rituais de despedidas: Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) prestou uma homenagem a Oscar Niemeyer durante o velório do arquiteto no Palácio do Planalto.
Portando bandeiras, camisetas e bonés do movimento entraram na fila do público que deu o último adeus ao arquiteto. No momento em que entraram no Salão Nobre, os sem-terra se posicionaram diante do caixão para ler um manifesto. Ao longo dos cerca de três minutos de homenagem, os membros do movimento classificaram o idealizador dos principais monumentos de Brasília de “um sábio, solidário e comunista”.
Eu plagio um pouco Caymmi: É doce morrer assim aos 104 anos!

4 comentários:

  1. Mestre
    Para ajudar a fluir mais estas 24 de advento...um pequeno comentario ...

    a minha leitura continuada do teu blog e minha motivacao intelectual...obrigada...estava pensando nete grande homem..Oscar Niemayer e hoje o comentario dele...e a leitura de sabado...muito bom...o comentario ...o que ficou de voce ...a vontade de sorrir..achei maravilhoso......bom domingo mestre...
    com carinho

    Elzira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elzira querida leitora cotidiana,
      que bom estar em Maravilha por estes blogares de cada dia.
      Um muito bom e reflexivo domingo

      attico chassot

      Excluir
  2. Com os votos de um domingo recheado de alegria com tão esperado reencontro.Afinal o mestre deve ter tido por suas as palavras do poeta e cantor Djavan por divesrsas vezes; "Um dia frio Um bom lugar prá ler um livro E o pensamento lá em você"

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Talvez a maior ofensa ao seu legado
    Fazer culto com o corpo ali velado
    O comunismo ele adotou
    Linha que jamais desviou
    Niemeyer, convicto ateu declarado.

    ResponderExcluir