TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

02.- DESPEDINDO TERESINA



Ano 7***    Teresina    ***Edição 2192
O editor deste blogue, hoje quase sucumbe, para cumprir seus relatos do diário de um viajor acerca do último dia de Teresina. No começo da madrugada (00h30min) estarei deixando o hotel para iniciar a viagem THE/BSB/POA.
Este dia pós-Simpequi, de estada quase acidental aqui no Piauí foi precioso. Pela manhã fiz a palestra “O que é Ciência, afinal?” na Universidade Estadual do Piauí. A atividade foi iniciativa do Prof. Geraldo Eduardo da Luz Jr, Pró Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI e teve a parceria do Prof. Francisco Soares Santos Filho, Pró-Reitor de Graduação. Mesmo que a palestra só fosse divulgada na tarde de quarta-feira, a presença de público surpreendeu aos organizadores, pois o auditório da reitoria foi pequeno e vários interessados não puderam entrar, para ouvir uma fala que se estendeu por quase duas horas, com a presença de professores e alunos do IFPI e das UFPI e das UESPI;
Após fiz uma visitação ao Campus Central da UESPI. Também tive o privilégio de bater um papo com o geneticista Prof. Firmino José Vieira, que pesquisa acerca de galinhas caipiras. Ao meio dia, almocei com os dois pró-reitores antes referidos e com o Reitor Prof. Carlos Alberto Pereira da Silva; quando, entremeando excelentes observações acerca da Ciência, mais um prato típico foi me apresentado: a carne de sol. Não vou falar do manjar que me encantou, pois nas duas ultimas edições meus comentários sabiam a gourmet, onde não tenho expertise e não quero enveredar por campo onde não tenho competência.
Se a manhã quarta-feira teve a marca da UESPI, na tarde tive regalias catalisadas pela UFPI, quando o Prof. José Ribeiro dos Santos Junior me conduziu em três momentos. Primeiro fomos ao município de Altos, cerca de 20 km de Teresina, para visitar uma usina de beneficiamento de castanha de caju.
Primeiro, entre um amplo aprendizado adquirido, soube que o fruto do cajueiro é a castanha e que a parte de polpa, onde a castanha está como um apêndice, é um pseudofruto. Na fábrica, por mais de duas horas o Sr. Bismark, mostrou, com muita competência e didatismo, ao Prof. Ribeiro e a mim, as diversas etapas que envolvem transformar, a cada dia, 25 toneladas de castanhas brutas em 5 toneladas de castanhas prontas para o consumo ou para serem matéria prima para outros produtos.
A segunda atividade foi uma breve visita à ampla sede do Conselho Regional de Química do Piau[i, presidido pelo Prof. Ribeiro. A atividade também se constitui no agradecimento ao CRQ-PI que foi o patrocinador de minha passagem à Teresina.
O terceiro movimento foi a visitação de um espetáculo que a mesopotâmica Teresina oferece, quando os dois rios que circundam — Poty e Parnaíba — se encontram. Chegamos ao local quase 18h quando o sol se punha, que por ser próximo à Linha do Equador se dá de maneira quase abrupta, escurecendo, quase de repente. Logo em seguida, se fez um lindo plenilúnio. Na foto o Prof. Ribeiro e eu no restaurante flutuante, na Foz do Rio Poty.
Na janta, na ampla e muito equipada sede esportiva da ADUFPI, o professor Ribeiro e eu tivemos a companhia das professoras Cleide Maria da Silva Leite, com suas duas Anas, e Mônica Araújo. Saboreamos uma galinha desossada com acompanhamentos típicos.
Agora o Piauí, onde cheguei domingo, se faz (quase) passado. Agora, sonho estar às 11h em Porto Alegre.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,
    não há surpresa em relação ao salão lotado, mesmo que a tua palestra tenha sido anunciada em cima do laço: o teu nome faz a plateia. Já és um ícone do ensino da História e Filosofia da Ciência - basta acompanhar o teu blog. Parabéns!

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  2. É gratificante constatar que num país de "Micheis Telo", "Neimars" e etc ainda se dê o justo valor a ciência. Quanto a atribulada jornada, lembrei-me de conversa recente com a Dra Marcia Lazera que tem um mundo de muitas atividades similar ao mestre, na qual me confessou que estava ansiosa para "chutar o balde" e tirar justos e merecidos quinze dias de férias para "recarregar as baterias". Aconselho o mestre, quando puder, fazer o mesmo. Como ja comentamos antes, cansa só de ler tanta atividade e em tão pouco tempo.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor Áttico Chassot,

    A matéria sobre sua palestra "O que é Ciência afinal?", já está no site da Universidade Estadual
    http://www.uespi.br/novosite/2012/08/02/uespi-recebe-pesquisador-renomado-em-palestra-sobre-ciencia/

    Aldenice Sousa

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Volta Chassot que acabou a moleza
    Saia dessa Teresina que é uma beleza
    Volte que vida segue
    Nômade és, não tuaregue
    Estarás pronto prá outra com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Eu caro Garin,
    pautei o poetar do Jair para um blogar sabático ;
    Com expectativa

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Grande mestre Chassot estou na expectativa de nosso novo encontro.
    saudades de sua teresinense Valdelice Cruz.
    Quente abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Prof. Chassot,

    antes de mais nada gostaria de agradecer pela sua dileta companhia, experimentando as iguarias da cozinha do Piauí e nós, piauienses, bebendo um pouco da sua sabedoria. Espero que possamos nos encontrar mais vezes nos sempres tortuosos do caminho da ciência e do destino.
    Do seu mais novo fã-amigo,
    Francisco Soares Santos Filho

    ResponderExcluir