TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

31.- MAIS UMA VEZ NO ESPIRITO SANTO



Ano 7***       VITÓRIA – ES        ***Edição 2221
Minha quinta-feira — que começou em trânsito entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre —, terminou chegando, depois de uma escala em Guarulhos, quase meia noite em Vitória, no Espirito Santo, onde era atenciosamente esperado pelos Professores Antônio Donizetti e Sidney Quesada. Quando consegui acesso ao aparetamento já era sexta-feira.
Esta é apenas a segunda vez que venho a Vitória. A primeira foi em 12 de novembro de 2009 para participar do II Encontro Capixaba de Química UFES e IF-ES.
Agora, é para participar nesta manhã como palestrante na I Jornada Científica em Educação em Ciências e Matemática (I JECIM). O tema escolhido pelos organizadores : "Das disciplinas à indisciplina: caminho ao inverso para a leitura do 'mundo real'". O I JECIM é um evento que ocorre junto com o II Workshop de Ciência e Tecnologia em Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Propemm – IFES e com a Semana da Pós-Graduação do IFES Campus Vitória.
Nestas minhas viagens sempre tenho a pretensão de de fazer de meus companheiros um pouco viajores comigo, eis porque adito aqui algumas curiosidades acerca da capital de onde hoje é postado este blogue.
Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). Está localizada na Região Sudeste e limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população é cerca de 350 mil habitantes e é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica).
Vitória é cercada pela Baía de Vitória, é uma ilha de tipo fluviomarinho. Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental. Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.
Entre as capitais do Brasil, Vitória possui o 3° melhor IDH e o maior PIB per capita.
Vitória possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, e são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.
A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica, em área de dispersão de massas de ar.
Agora, a próxima blogada será quando setembro vier... e que venha primaveril!

4 comentários:

  1. Sugiro experimentar a "moqueca capixaba" preparada na panela de barro, artefatos feitos há mais de 400 anos exclusivamente por mulheres em Vitória que tambem é a nossa segunda capital mais antiga do Brasil.Ratifico minha sugestão de que a nova obra do mestre deveria ser "Pelo Mundo" pois o seu blog é uma coletânea turística excelente.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    A fim de propagar sua cartilha
    Chassot, não se prende a anilha
    Firme, inconteste
    Voou para o leste
    Está em Vitória, a capital ilha.

    ResponderExcluir
  3. Volte mais vezes ao nosso estado professor! Foi muito poder te ouvir! Grande abraço!
    Josilene Werneck- IFES

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Josi querida,
    foi muito bom ter estado no IF-ES.
    Obrigado por visitares este blogue e fazeres este registro.
    Um afago

    attico chassot

    ResponderExcluir