TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 26 de agosto de 2012

26.- UMA PRIMAVERA TEMPORÃ



Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2216
Um domingo de GRENAL que me remete, agora, um pouco a Parintins, onde lá como aqui (quase) tudo parece se polarizar entre azul e vermelho. Mas esta blogada domingueira fala de cores e não dicotomiza entre Caprichoso/Grêmio e Garantido/Internacional. Apetece mais falar de cores de flores.
Porto Alegre tem floradas sazonais. Paineiras, guapuruvus, ipês, jacarandás e muitas outras as árvores têm suas floradas em uma palheta governada pelas estações do ano.
Nesta semana o invernal agosto se transmutou em um veranico atípico com temperaturas tórridas próprias de dezembro e uma secura no ar comparada a clima saariano.
Estamos nos dias dos ipês. Se calores temporãos atrapalham humanos, imagine-se o estonteamento das árvores. Esta semana vi em Porto Alegre e Frederico Westphalen vários ipês-amarelos, que usualmente solenizam a semana da Pátria, já floridos. Os ipês-rosa estão magníficos. Os ipês-brancos são sempre mais recatados por estas geografias ainda não deram presença. Trago amostra tomada na avenida Goethe, colhida na terça-feira, na segunda das três vezes que voltei do Centro Universitário Metodista do IPA.

Este relato imagético é para a Gelsa, que aprecia tanto estas floradas e nos 101 dias de solidão este ano não as apreciará. Para celebrar a passagem de um décimo de seu ‘exílio’ em Aalborg, adito uma foto da azaleia da Morada dos Afagos, colhida no entardecer da tarde fria de ontem, quando a temperatura em poucas horas passou de 26º para 10ºC.
Nesta manifestação e saudade adito votos de um muito curtido domingo para cada uma e cada um de meus estimados leitores.
Posfácio: Ainda uma recomendação: os comentários apensos à edição de ontem adensaram as lisonjas. Vale conhecê-los.

3 comentários:

  1. Caro Chassot,
    a tua blogada está esplendidamente florida como a Porto Alegre anda nesses dias; ontem ainda comentava com o Prof. Clemildo, norteriograndense: o Ipê amarelo é símbolo do Brasil, mas os gaúchos insistem em plantar o Ipê rosa (que também é lindo!).

    Bom domingo de solidão!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Apreciar a Gaia é sempre alimento ao espírito. Espetáculo gracioso e gratuito, porém geralmente preterido. Bom domingo ao Mestre que parece hoje não ter aquele extenso rol de obrigações.

    Um abraço

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Era uma bela cidade e suas flores
    Que coloriam ruas com suas cores
    Portalegre sorrindo
    Risos distribuindo
    Inaugura precoce estação de amores.

    ResponderExcluir