TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

28 – DUAS HORAS SEM GOOGLE



Ano 7*** PORTO ALEGRE in Morada dos Afagos ***Edição 2310
Há jornais brasileiros, por exemplo, a Zero Hora de Porto Alegre, que publicaram nesta terça-feira notícia em primeira página, com destaque em página interna: “Duas horas sem Google”. Parece que notícia foi superdimensionada.
Os serviços do Google ficaram nesta segunda-feira, 26 de novembro, inacessíveis por quase duas horas. O maior site de pesquisa do mundo da internet esteve fora do ar para alguns usuários entre as 16 horas até próximo às 18 horas.
Mas não somente o site de buscas do Google ficou fora do ar e também outros recursos da companhia também estiveram inacessíveis, entre eles: Google Maps, Gmail, You Tube e outros. O problema do Google chegou a ser um dos mais citados no Twitter.
Já a assessoria do maior site de buscas do mundo, informou que a falta de acesso ocorreu devido a problemas de rota entre seu provedor e os servidores do Google, mas que muitas pessoas continuaram com acesso normal. Porém diversos portais anunciaram que o Google em si estava com problemas, que de fato, parece que não foi o que ocorreu. Houve sites até criando posts com ferramentas alternativas ao Gmail e ao próprio buscador.
Na esteira do que foi aqui assuntado ontem: ficar algumas horas sem o ‘Professor Google’ ou o ‘Médico Google’ ou mesmo o ‘Pastor Google’ não é trivial. Já disse que gosto muito de ler agradecimentos de dissertações e teses e mesmo de livros e vejo que há merecedores de homenagens sempre olvidados: os robôs do Google. Eles hoje são os ‘escravos’ que mais colaboram em nossas pesquisas.
A missão declarada da Google desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan da empresa é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português.
É quase imaginável o que o Google oferece: softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk.
Não sem surpresa, vejo que o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e o Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ.
A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura. Por exemplo, não é invasão de privacidade eu (ou qualquer pessoa) poder identificar árvores no meu jardim?
O nome para o Google, proveniente de um erro ortográfico da palavra "googol", o número um seguido por cem zeros, que foi criado para indicar a quantidade de informação que o motor de busca podia processar, o nome também reflete a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.
Mesmo que alguns o satanizem, em seu favor cito um texto apócrifo dos evangelhos: “Usemos os excrementos do demônio, para adubar as vinhas do Senhor!”

4 comentários:

  1. Caro Attico,

    é impensável o mundo de hoje passar um dia sem o Google - muitos profetizariam como o início do fim do mundo.
    Parece que houve um ataque de hackers do Paquistão a servidores do site, o que certamente seria abafado pela empresa por demonstrar falhas em sua segurança.
    Caso aconteça uma nova guerra mundial, essa seria a guerra da informação - e o Google estaria a favor de quem?

    Abraços,

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Conforme o meu comentário de ontem, vivemos uma nova era na comunicação. Uma nova linguagem, um novo sentido foi criado. O emissor e o receptor transmutaram-se em quem tecla e quem curte, quem posta, e quem busca. Porém é curioso observar como algumas mazelas da personalidade humana permanecem imutáveis. Mesmo no ambiente virtual há quem se ache a "última bolacha do pacote", e como na vida, elevam o nariz ao céu correndo o risco em pisar em algo não tão recomendável. O ser humano sempre será o mesmo.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Attico amigo,

    nesta segunda-feira, dia em que se deu o fato, fiquei meio perdido, sem saber onde buscar a informação que queria. Lembrei-me do site de buscas que há muito não acessava, o www.altavista.com.br.Não encontrei.Foi então que me envergonhei de mim mesmo.Que mau hábito eu adquiri com o tempo. Levantei-me do sofá, fui à estante, abri meu livro de álgebra linear e lá estava...A internet, preclaro amigo, estava me distanciando dos meus bons companheiros de mochila que levava para universidade.

    Corrigirei esse erro!

    Muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. A indisponibilidade do Google por umas poucas horas com todas as suas ferramentas que tornam o mundo de hoje mais produtivo e ao meu ver também superficial. Pois no afã de ter informações de forma cada vez mais rápida as vezes ficamos na superficialidade das informações.
    Não podemos nos esquecer da "antiga" e eficaz maneira de busca de informações que são os livros.

    ResponderExcluir