TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 10 de novembro de 2012

10.- NO RECÔNCAVO...BAIANO É, CLARO



Ano 7*** A M A R G O S A - BA ***Edição 2292
Cheguei a Amargosa às 18h30min (19h30min BSB). A viagem Blumenau/Porto Alegre que referira na edição de ontem, durou 10,5 horas. Foi pela BR-116 (Serra) ou invés da esperada BR-101 (Litoral). Mesmo tendo chegado depois das 6h, às 9h30min, já estava no Salgado Filho para Porto Alegre/Guarulhos/Salvador. A viagem a Amargosa foi realizada com o exímio Edmilson da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB , na companhia : Prof. Dr. Humberto James do Val Barros – Universidade Petrobrás- RJ, filho de meu colega e amigo da UFMG: Haroldo.
À noite assisti a inauguração do V Encontro de Química da Bahia, onde o destaque foi a palestra do Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade – UFBA com tema: Química sem Fronteiras. Neste evento hoje e domingo ministro um minicurso e na noite de domingo faço a palestra de encerramento.
Parece que há substantivos que não podem cicar desnudos. Exigem adjetivos para vesti-los. Senso só parece confortável quando se fala em ‘bom senso’ ou ‘senso comum’. Senso também se acolhera bem com advérbio: ‘contra senso’.
Nos últimos dias voltei a evocar um substantivo de minhas aulas de geografia. Para recôncavo parece que só cabe um adjetivo: baiano. Não conheço outro adjetivar para recôncavo.
Fui ao Priberam saber o que é recôncavo: 1.Cavidade funda. 2. Enseada. 3. Gruta natural; espaço oco entre rochedos; antro. Ratifica-se em mim um despreparo geográfico. A Wikipédia me socorre:
O termo Recôncavo é constantemente utilizado para referir-se às cidades próximas à Baía de Todos os Santos, limitando-se ao interior, ou seja, excetuando-se a capital do estado, Salvador.
A região é considerada muito rica em petróleo. Na agricultura a cana-de-açúcar, mandioca e algumas culturas de frutas tropicais são propícias ao plantio. O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de "extensa e fértil região da Bahia" e deriva da situação geográfica, em torno da Baía de Todos os Santos, que guarda grande riqueza cultural e histórica. Muitos estudiosos, porém, atribuem o termo ao princípio físico da Óptica, em referência à concavidade, à região côncava da Baía de Todos os Santos, explicando o termo re-côncavo.
Planejara falar da (in)utilidade de minhas aulas de geografia Em outro momento retomo. Encerro esta blogada sabatina com a trazida de uma impressionante foto, que certamente fará História  na Argentina atual, acolhendo sugestão da Gelsa, que desde a Dinamarca, é leitora diária muito atenta deste blogue: O povo nas ruas. Uma maré humana contra a tentativa de um terceiro mandato à Presidente.

Um comentário:

  1. Vejo que a reconcavidade baiana, ou a turba argentina aturdiu o Mestre. Quebrou a tradição da dica sabática. Não deixando embora de modo algum a qualidade da blogada a dever.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir