TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 25 de novembro de 2012

25.- ADEUS, AMAZÔNIA! TALVEZ ...ATÉ JANEIRO



Ano 7***        BOA VISTA RR       ***Edição 2307
Quando esta edição entrar em circulação (00h em Brasília/ 22h aqui) estarei deixando ao hotel para com alguns colegas celebrar despedidas. Em seguida vou ao aeroporto, de onde devo partir para Manaus e depois daí voar ao Rio de Janeiro e após para Porto Alegre, onde devo chegar quase 14h.
Era mais de 17h, quando deixava a UFRR, depois de duas sessões de minicurso. Era a sétima atividade, começada com a fala em Manaus na quarta-feira, seguida da fala na quinta-feira em Boa Vista, mais as três de sexta-feira e as duas de ontem, Destas destaco como a mais emocionante a da Guiana, que relatei no blogue de sábado.
Ontem no encerramento depois de muitas fotos e autógrafos de livros, recebi da SBQ-RR, um livro que me encantou: ‘Isto não é um diário’ de Zygmunt Bauman (2012).
Ele começa este livro afirmando o quanto a escrita tem para ele um papel fundamental. “Não consegui aprender outra forma de ganhar a vida a não ser escrevendo. Um dia sem escrita parece um dia perdido ou criminosamente abortado, um dever omitido, uma vocação traída”. Com esse espírito, ele se sentou em uma madrugada na frente do computador. O sociólogo não tinha ideia do que sairia da tela em branco, mas prosseguiu. O resultado está sendo considerado o melhor livro do autor depois do best-seller Amor líquido (2004).
Em termos de fidalguias devo registrar que levo alguns quilos de filhotes do Rio Branco, graças os préstimos da Ivanise, que repete gentilezas que me fez em 2010.
Para 2012, esta é última viagem. Não estou contando ainda duas idas a URI-Frederico Westphalen, que fazem de minha rotina, Tenho já pré-agendados eventos em Janeiro em Manaus e Boa Vista.
Encerro esta blogada dominical oferecendo uma palhinha daquela que é a única capital brasileira localizada ao norte da linha do Equador.
Boa Vista é a capital e o município mais populoso de Roraima. Concentrando cerca de dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas.
O município de Boa Vista formou o primeiro povoamento caracteristicamente urbano da região do atual estado de Roraima. Foi fundada em 1830s. Originou-se de uma das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco pertencente à jurisdição da então vila de "São José da Barra do Rio Negro", atual Manaus.
Em 1858 a povoação foi elevada a categoria paroquial com a denominação de freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco e em 9 de julho de 1890 a freguesia foi elevada à categoria de vila, sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco. A área municipal da vila de Boa Vista foi desmembrada do antigo município amazonense de Moura. Dois dado acerca de extensão teritoria que são significativos. Boa Vista tem uma área de 5.117,9 km² (que corresponde a 2,54% do estado). Por outro lado são áreas indígenas 1.447,35 Km² do município (o que corresponde à 25,33% do território total).

6 comentários:

  1. “ISTO NÃO É UM DIÁRO”, apenas adquiri o abito de ler todos os dias o blog do Mestre, as vezes não tenho tempo de comentar suas postagens, mas sempre passo ao menos pra da uma espiadinha. Um bom retorno para os afagos de tua morada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimado Hugo,
      estou no Galeão em trânsito para Porto Alegre estímulo recebo teu gostoso estímulo para continuar esses blogares.
      Obrigado

      attico chassot

      Excluir
  2. Ao aproximar-se o fim do ano, e das jornadas em lúdicas sendas tão profícuas ao nosso saber, aguardo também ansioso pelo reencontro do Mestre e sua companheira para um merecido festejo de final de ano.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito presado Antonio Jorge,
      um cotidiano comentarista,
      quando escrevo desde o Galeão, dou-me conta que em termos de afetos internéticos não é diferente quando te respondo de Teresina, Amargosa, Porto Alegre, Niterói etc.
      Agradecido pela referências aos meus sonhados reencontros. Teclo agora com a Gelsa em Aalborg,
      Muito obrigado pela continuada parceria intelectual.

      attico chassot

      Excluir
  3. OlaMecaro
    Bom retorno ao sul. Bem-vindo a uma semana mais tranquila depois de tanta atividade pela Educaçao Cientifica. Que tal almoçarmos na quarta? Aguardo tua confirmaçao.
    Te confesso minha satisfaçao esta semana, ao assinar meu primeiro contrato como escritor da Editora LTR. Tenha certeza de que tens parte nesta minha nova atividade, da qual teu incentivo foi essencial.
    Abraço - JB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Jairo,
      obrigado pelos votos de bom retorno.
      Vibro com a notícia da assinatura do contrato. Temos que celebrar. Esta semana 5ª & 6ª estou em Frederico Westphalen, no mais disponível para almoço.
      Com expectativa,
      attico chassot

      Excluir