TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14.- DIA MUNDIAL DA DIABETES



Ano 7***      CAMPINA GRANDE - PB   ***Edição 2296
Neste 14 de novembro este blogue se veste na abertura de azul, numa adesão ao Dia Mundial da Diabetes. 150 países, inclusive o Brasil, estão realizando ações para conscientizar as pessoas sobre a importância desta doença que tem atingido cada vez mais jovens. Eles são, inclusive, o tema da campanha desse ano, uma vez que mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia.
Os números são mesmo alarmantes: segundo estimativa recente da International Diabetes Federation (IDF) há cerca de 250 milhões de diabéticos (adultos, jovens e crianças) no mundo. Em 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, são contabilizados 11 milhões de portadores da doença, considerada uma das principais causas de mortalidade no mundo – quase quatro milhões morrem, a cada ano, devido às complicações do diabetes não controlado. Por isso, a detecção precoce da doença é vital.
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do romeno Nicolae Constantin Păulescu (1869-1931), descobridor da insulina.
Para mais informações:
 www.diamundialdadiabetes.org.br
Este será o meu dia mais pleno no I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável e quando a quarta-feira estiver terminando já estarei no aeroporto deixando Campina Grande.
Ontem estive na UEPB nos três turnos, à tarde, por mais de três horas ministrei minicurso “História e Filosofia da Ciência catalisando ações indisciplinares” para um público muito interessado. Na tarde de hoje a atividade se conclui com mais três horas. Pela manhã a palestra “A Ciência é masculina? É, sim senhora!” é esperada com invulgar expectativa.
Acerca da terça-feira merece registro no hotel, o almoço com um grupo de 10 pessoas onde foram destaque a presença de alunas do Campus de Serra Talhada da UFRPE. Também a estada com organizadores na sala VIP do evento rendeu boas conversações. Merece um registro muito especial o empenho do Jonatan na divulgação dos livros. É muito atender a solicitações de autógrafos (e ver a mala que já sofreu um decréscimo em Amargosa já estar quase vazia).
Reitero como encerramento o convite à adesão ao Dia Mundial da Diabetes. Vista azul hoje!

6 comentários:

  1. Vamos empunhar esta bandeira, não só na idumentária recomendada, como também debatendo o assunto no decorrer do dia.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. ps: perdão, indumentária

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Hoje realizei um sonho antigo, acho que de todo estudante de licenciatura em Química, conhecer ou ter algum contato com o Mestre Chassot, que não seja apenas em seus livros, mas que sinta a força de seu entusiasmo ao falar de ciência olhando nos nossos olhos, a paciência em nos atender, nos ouvir, em transmitir todo o seu conhecimento na esperança de que sejamos os novos transmissores da ciência.
    Mim sinto como uma criança saciada ao lambuzar-se toda com um doce, assim sou eu depois de um mini-curso com o Mestre Attico Chassot.


    Hugo Barros.

    ResponderExcluir
  4. Hoje realizei um sonho antigo, acho que de todo estudante de licenciatura em Química, conhecer ou ter algum contato com o Mestre Chassot, que não seja apenas em seus livros, mas que sinta a força de seu entusiasmo ao falar de ciência olhando nos nossos olhos, a paciência em nos atender, nos ouvir, em transmitir todo o seu conhecimento na esperança de que sejamos os novos transmissores da ciência.
    Mim sinto como uma criança saciada ao lambuzar-se toda com um doce, assim sou eu depois de um mini-curso com o Mestre Attico Chassot.


    Hugo Barros.

    ResponderExcluir
  5. Muito estimado Bruno,
    obrigado por palavras tão generosas que acolho quando quase me despeço de Campina Grande e do Nordeste. Foram 5 dias maravilhosos, onde estar contigo na UEPB foi muito precioso.
    Com expectativa de rever-nos e fazermos parcerias na busca de alfabetização científica,
    a amizade e a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Doença silenciosa ingrata
    Diabetes além disso maltrata
    Mesmo a essa altura
    Mal que não tem cura
    E sem tratamento ela mata.

    ResponderExcluir