TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 6 de novembro de 2012

06.- DN: TALVEZ A INFORMAÇÃO MAIS EXIGIDA



Ano 7***             WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR            ***Edição 2288
Neste semestre, ao lecionar, pela primeira vez, Teorias do Desenvolvimento Humano, para duas turmas de licenciaturas, os mais diversos rituais de passagem estiveram muito presentes em análises realizadas. É provável, que pela densidade de seu simbolismo, RN (= Recém nascido) é o evento de que mais fica datado, tornando-se o marco que mais vamos evocar em nosso cotidiano por toda a nossa vida. É a nossa DN = Data de Nascimento.
Uma das mais significativas exclusões sociais é ser um ‘sans papiers’ ou ‘sem papéis’ e isso começa por não se ter certidão de nascimento — algo mais frequente do imaginamos —, ou não ter DN. E se diz, e parece ser verdadeiro: “Ser um ‘sans papier’ e como viver na prisão”.
Essa reflexão preambular decorre quando me dou conta do registro da data de hoje. Certamente, junto com ano (em que começou a Segunda Guerra Mundial ou em que morreu Sigmund Freud) é a data que eu mais registro em minhas rotinas de preencher documentos.
E 06/11/1939 é uma data (quase) só minha. Na Wikipédia não há o registro de nenhum nascimento, falecimento ou efeméride para esta data. Sei apenas de uma pessoa (pai de uma amiga) que tem na DN os mesmos oito dígitos na mesma sequência que eu.
Quando olho que nasci às 3h da madrugada e vejo que no mesmo dia meu pai tomou um trem para ir de Estação Jacuí a Restinga Seca, então, distrito de Cachoeira do Sul, para registrar-me no mesmo dia, comovo-me.
Tenho duas celebrações previstas para jubilar a data de hoje:
I) A primeira, reúno, depois das aulas da manhã, para almoço na Morada dos Afagos a Liba, mãe da Gelsa, filha, filho, noras, genro e netas; há, com pesar, os que não poderão vir, por distância ou agenda.
II) Outra, inicio hoje à noite, em Lajeado, um périplo que em onze dias, me levará para Tubarão, Gaspar, Salvador, Amargosa, Campina Grande, João Pessoa, Frederico Westphalen. Esta peregrinação envolve cinco falas, dois minicursos e duas sessões de seminário. Este roteiro, em quatro Estados da República, implica em mais de quarenta horas por rodovias e cinco trechos aéreos. Mesmo que há muito esteja qualificado como idoso, são estes fazeres que catalisam uma resistência a este status. Ao ser perguntado o que eu ganho com isso, há uma resposta: vida.
Assim, é muito bom estar esta noite na UNIVATES em Lajeado e participar de ‘Diálogos da Pedagogia’, a convite feito há mais de meio ano por minha querida colega Morgana Domênica Hattge, que foi minha aluna no Programa de Pós Graduação em Educação da Unisinos. Muito provavelmente nos próximos dias este blogue seja um pouco um diário de um viajor, ou como quer o jornalista e sociólogo belenense José Carneiro — meu leitor muito estimado —, diário de um peregrino. 

11 comentários:

  1. Meu querido aniversariante, mesmo estando hoje muito "longe dos olhos", te tenho muito "perto do coração" na celebração deste vigésimo sexto 6 de novembro de vida compartilhada. Um doce afago, Gelsa

    ResponderExcluir
  2. MESTRE...
    PARABENS... e minha admiracao pela vida...pelo trabalho e em especial pelo blog de cada dia...
    com carinho
    Elzira

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, meus parabéns, muita paz e felicidade na sua caminhada. Continue nos brindando a cada dia com suas maravilhosas passagens. Abraços de um fã.

    Bruno Peixoto

    ResponderExcluir
  4. Um forte abraço a quem nos presenteia disseminando o saber. Que o Criador lhe propicie um aniversário supimpa!

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Oi Chassot!!!! Também passei por aqui para te desejar um feliz aniversário, com muita saúde, alegrias e realizações!!!! Espero que tenhas sempre essa "vontade de saber" que tanto nos contagia e estimula! Obrigada por todas as aprendizagens que sempre tive contigo!
    Abraços, Fernanda.

    ResponderExcluir
  6. Querido Mestre Chassot,

    felicitar alguém que tenho muita admiração é uma grande alegria!
    Parabéns por mais uma primavera!!!

    Um abraço mimoso pra ti!

    Dirceu Aparecido Borges

    ResponderExcluir
  7. Memorando...

    "Em 1939, a austríaca Lise Meitner publicara suas descobertas sobre a fissão nuclear"

    Dirceu Aparecido Borges

    ResponderExcluir
  8. Meu querido e peregrino amigo, cuja peregrinação - sei agora - lhe rende, sobretudo, vida. Meus mais amplos parabéns pela data de hoje. No domingo, em casa, Conceição e eu já falávamos a respeito. Não é data para se esquecer. Receba o meu/nosso abraço, com um agradecimento especial pela honrosa citação na blogada de hoje. Isso sim foi um presente para mim. Gratissimo e boa peregrinação pelos pagos regionais.

    ResponderExcluir
  9. Querido Mestre,
    é uma grande honra tê-lo como mestre
    e poder expressar minha alegria neste espaço onde compartilhas
    tuas vivências tão densas de conhecimento.
    Muitas felicidades!


    ResponderExcluir
  10. Querido Mestre,
    é uma grande honra tê-lo como mestre
    e poder expressar minha alegria neste espaço onde compartilhas
    tuas vivências tão densas de conhecimento.
    Muitas felicidades!


    ResponderExcluir
  11. Limerique

    É só mais uma data no calendário
    Que seu pai informou ao cartorário
    Porém, é tua essa data
    Perfeita, sem errata
    Chassot, parabéns pelo aniversário!

    ResponderExcluir