TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 18 de abril de 2010

18 * Uma blogada dominical, em três movimentos

Porto Alegre Ano 4 # 1354

Mais uma blogada dominical. Já é a 16ª desde ano da graça de 2010. Ou de desgraças... pois este ano é prenhe de catástrofes ambientais, muitas das quais aqui referidas desde a sua inauguração. Essa semana os chineses choram quase um milhar de mortos e um vulcão transtorna o tráfego aéreo suspendendo mais de 16 mil voos no Planeta. Ano em se avolumam desgraças para o aniversariante de sexta-feira que amanhã completa cinco anos como papa, com mais desditas do que sucessos a festejar.

Mas tenho dito que domingo é dia de falar em amenidades. Assim resumo um relato sabatino em três movimentos: um histórico, outro uma manhã e um terceiro da tarde-noite.

Acerca do sábado histórico, recebi de uma atilada leitora desta blogue, que foi minha aluna enquanto se licenciava em Filosofia no Centro Universitário Metodista - IPA a seguinte mensagem: Olá, Professor! Permita-me um comentário destituído de relação com a blogada de hoje: há 14 anos ocorria o massacre em Eldorado dos Carajás. Ao meio-dia, na Esquina Democrática, organizamos uma intervenção para que a cruz de Eldorado e tantas outras não caiam na banalidade... abraços e desculpe intrometer-me no blogue com outros assuntos, mas sou movida pelo compromisso com a memória, fatos como este não podem cair no esquecimento. Minha resposta quer ser por primeiro e acima de tudo, uma vez mais, um protesto ao massacre que ocorreu em 1996, em que 19 sem-terra foram assassinados por tropas da Polícia Militar do Estado do Pará: Muito querida Marília, oportuníssima tua evocação. Considero uma omissão deste blogue não ter tarjado de luto a edição de hoje. Obrigado por ajudares que não esqueçamos o pecado que não é apenas do latifúndio. Ele também é nosso por omitirmo-nos na denúncia. Com agradecido respeito por tu seres uma leitora tão atenta, achas

No segundo movimento, estão as emoções já anunciadas ontem de minha viagem a região litorânea do Estado. Na Terra dos Ventos – ou dos aerogeradores que não só produzem energia

eólica mas também renda àqueles que tem um mais desses ‘cataventos'‘ em suas propriedades fui acolhido com muitas atenções na FACOS – Faculdade Cenecista de Osório. A convite de minha ex-aluna e colega Claudia Glavan, proferi a aula inaugural dos cursos especialização Diálogos entre a Literatura e a História do Rio Grande do Sul e Psicopedagogia Institucional e Clínica de Psicopedagogia. Foi muito grato voltar a FACOS, onde no ano passado vivi as triztezas em minha fala, quando professoras, que vinham desde Tavares para assistir o Fórum de Educação morreram em acidente rodoviário. Foi significativo ontem evocá-las. Fiquei muito impressionado com a

expansão da instituição em Osório e na região e com as realizações da rede CNEC em outros campi no Brasil. A foto registra um momento ao final da fala, registrado pelo professor Marcelo, Coordenador da Pós-graduação da FACOS, onde uma cesta com mandolates, rapaduras, pés-de-moleques e outras guloseimas da região. Estão comigo o Prof. Dr. Ronaldo, coordenador dos cursos de História e a Prof. Zuleika do Curso de Matemática e que com a Cláudia coordena o Curso de Psicopedagogia.

A tarde/noite teve emoções muito intensas. Nesse abril de aniversários dos netos comemoramos ontem o segundo de três abrilinos. O Antonio, que amanhã faz três anos teve ontem sua festa.

Na sexta-feira, quando almocei com meu trio ABC, que teve com o Pedro (para quem o André já sonha uma festa de 1º aniversário dia 29 de junho) uma extensão perguntei a cada um deles acerca de suas mais remotas lembranças de seus aniversários. Pouco lembravam de suas festas, mas certamente o carinho com que foram planejadas e o afeto dos que foram lhes abraçar deixaram marcas em suas vidas.

A celebração para os três anos do Antonio, que ocorreu no salão de festas do edifício onde mora a irmã do Gabriel, seu pai, reuniu familiares, amigos e coleguinhas do aniversariante. Em um espaço muito acolhedor, com brinquedos e um grupo de recreacionistas muito dinâmico, tivemos a oportunidade de encontrar aqueles que, mesmo sem uma convivência cotidiana, desfrutamos da companhia. Duas presenças, em especial, foram muito significativas: a do Benjamin, com quem o Antonio tem uma intensa ligação afetiva, mesmo que ele e a Julia vivam em Paris, e a tia Teresa, irmã da Liba, que nos seus 86 anos deslocou-se desde Santa Maria a Porto Alegre especialmente para estar conosco na festa. O Antonio estava muito ciente de ser o centro das atenções, entusiasmado com os presentes que recebeu. Além do André, fotógrafo oficial da festa, havia muita gente registrando o que ocorreu, para que a Julia, que por skype acompanhara a Laura arrumando o Antonio para a festa, pudesse, mesmo à distância, desfrutar da tarde;noite festiva. A Laura e o Gabriel foram maravilhosos anfitriões, fazendo com que todos se sentissem acolhidos e felizes. Foi emocionante ver a alegria e o orgulho da Liba em ver seu bisneto completar três anos.

Abaixo algumas cenas com os netos, que são muito engraçadinhos, mas nisso também se acrescenta serem rebeldes a fotos.





Hoje ao meio-dia nos reunimos para as despedidas do Benjamin, que hoje volta ao Rio de Janeiro. Ele, nós e milhões de pessoas torcemos para que as cinzas do vulcão islandês precipitem para que ele possa no final da próxima semana estar em Paris, com a Júlia. Para cada uma e cada um, votos de um excelente domingo, na expectativa da próxima semana que tem um desejado feriado em sua metade.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, que bom que as comemorações do aniversário de seu neto tenham sido alegres e prazerosas. Certamente ele deve ter ficado muito mais entusiasmado com a festa do que com a idéia de estar ficando mais velho.

    Na espera de uma mudança climática para aliviar oforte calor de hoje, faço votos de um ótimo dia e de uma ótima semana que se inicia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    obrigado por teu comentário diário. Uma blogada como a de hoje é feita para cumprir agenda. Ela talvez não traga algo de substantivo. Antecipo para ti que amanhã trarei um das pessoas que mais me encanta e que gosto de ler: o historiador britânico Eric Hobsbawm com os seus lúcidos 92 anos falando de algo que encanta a mim e a ti: Religiões.
    Na expectativa da edição matinal desta segunda-feira, em uma semana que tem um feriado
    attico chassot

    ResponderExcluir