TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

4.- TÓPICOS EM ENSINO DE QUÍMICA

ANO
 9
Para que(m) é útil o ensino?
Nova circulação ver 30AGO14
EDIÇÃO
 2886

No começo desta quinta estarei viajando à Brasília. Hoje, à noite faço conferência “O que é Ciência, afinal?” abertura da Semana de Química da Universidade Católica de Brasília. Também, hoje e amanhã, no mesmo evento ofereço o minicurso: História e Filosofia da Ciência catalisando ações indisciplinares. Ainda, na tarde de amanhã, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB, profiro a palestra: “Assestando óculos para olhar o mundo”.
Com grupo de autores em 21AGO2014 Outo Preto
Atividades em mais uma Semana de Química oportunizam referir, aqui e agora, um dos livros que me foi ofertado, quando do ENEQ em Ouro Preto. Foi, então, um momento de rara emoção, celebrar primícias com um grupo de jovens professoras e professores ligados à Educação Química: era a emocionante e esperada parturição de um livro. Uma obra gerada com esmero e competência vinha a lume. 
SANTANA, Eliana; SILVA Erivanildo (Orgs.) Tópicos em ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores. 16 x 23 cm, 252 p. 2014. ISBN 978-85-7993-190-1
A Prof. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes, do Instituto de Química da USP, destacada organizadora do primeiro ENEQ e autora do prefácio, onde destaca as Ciências da Natureza como uma das ferramentas para compreender e transformar (para melhor) o mundo em que vivemos, na quarta capa da obra faz uma suma do livro: Os vários capítulos que compõem a obra abrangem uma gama variada de assuntos importantes no ensino de química, desde propostas de estratégias para o ensino de conceitos, reflexões sobre abordagens de ensino, aprendizagem, até a formação de professores e a pesquisa em ensino de química, trazendo sugestões, análises, discussões que contribuem para o aprofundamento de nossos conhecimentos, tanto no âmbito teórico quanto no prático. A leitura dessa obra, escrita por educadores e fruto de seus trabalhos de pesquisa, muito poderá contribuir para ampliarmos nossos conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem da Química, para que tenhamos uma visão abrangente da pesquisa em ensino de ciências e para que possamos refletir sobre nossas práticas de ensino. As interações entre a prática de ensino e a pesquisa aqui tratadas e aprofundadas, certamente, nos auxiliarão a vislumbrar possibilidades de intervenção tendo em vista a melhoria da educação em Química de nossos alunos.
A Maria Eunice, no seu texto faz justo e oportuno reconhecimento da destacada presença, entre os autores, de novos pesquisadores oriundos do Pós Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade de São Paulo, do qual fazem parte o Instituto de Física (IFUSP), o Instituto de Química (IQUSP), o Instituto de Biociências (IBUSP) e a Faculdade de Educação (FEUSP). Esse programa, que tem seu início em 1973, já formou centenas de mestres. Quando em 29 de abril fiz um seminário neste Programa, destacava como o mesmo é um exemplo de uma tentativa de se vencer a disciplinarização, buscando transgredir as fronteiras das disciplinas. Alguns dos dez capítulos da obra corroboram esta assertiva.
A Profa. Dra. Daisy de Brito Rezende, do Instituto de Química da USP, autora da apresentação, da qual dois excertos estão transcritos nas orelhas das capas, evidencia distintivos do texto. “...A principal beleza do ensino de Ciências é que o saber pode ser libertador. Por isso é importante que a pesquisa acadêmica sobre os processos de ensino e aprendizagem e compartilhar de seus resultados, que possam contribuir para melhorar este ensino...” “... Mais que a prescrição, nossa ambição é que estes estudos possam suscitar novas dúvidas e questionamentos e novos temas de pesquisa ampliando o diálogo, tão necessário para que nossas reflexões possam ser mais efetivas...”
Não apenas recomendo enfaticamente este livro, mas queria destacar que há capítulos que se debruçam sobre temas complexos e para estes os autores oferecem sugestões para vencer obstáculos epistemológicos. Esta aí, então uma boa pedida, para educadores que se envolvem com alfabetização científica.
O livro pode ser adquirido em http://www.pedroejoaoeditores.com.br/topicos-em-ensino-de-quimica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário