ANO
9 |
Para que(m) é útil o ensino?
Nova circulação ver 30AGO14
|
EDIÇÃO
2886
|
No começo desta
quinta estarei viajando à Brasília. Hoje, à noite faço conferência “O que é Ciência, afinal?” abertura da Semana de Química da Universidade Católica
de Brasília. Também, hoje e amanhã, no mesmo evento ofereço o minicurso: História e Filosofia da Ciência catalisando
ações indisciplinares. Ainda, na tarde de amanhã, no Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB, profiro a palestra: “Assestando óculos para olhar o mundo”.
Com grupo de autores em 21AGO2014 Outo Preto |
Atividades em
mais uma Semana de Química oportunizam referir, aqui e agora, um dos livros que
me foi ofertado, quando do ENEQ em Ouro Preto. Foi, então, um momento de rara
emoção, celebrar primícias com um grupo de jovens professoras e professores
ligados à Educação Química: era a emocionante e esperada parturição de um livro. Uma obra gerada com
esmero e competência vinha a lume.
SANTANA, Eliana; SILVA Erivanildo (Orgs.) Tópicos em ensino de Química. São Carlos: Pedro & João
Editores. 16 x 23 cm, 252 p. 2014. ISBN 978-85-7993-190-1
A Prof. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes,
do Instituto de Química da USP, destacada organizadora do primeiro ENEQ e autora
do prefácio, onde destaca as Ciências da Natureza como uma das ferramentas para
compreender e transformar (para melhor) o mundo em que vivemos, na quarta capa
da obra faz uma suma do livro: Os vários capítulos que compõem a obra
abrangem uma gama variada de assuntos importantes no ensino de química, desde
propostas de estratégias para o ensino de conceitos, reflexões sobre abordagens
de ensino, aprendizagem, até a formação de professores e a pesquisa em ensino
de química, trazendo sugestões, análises, discussões que contribuem para o
aprofundamento de nossos conhecimentos, tanto no âmbito teórico quanto no
prático. A leitura dessa obra, escrita por educadores e fruto de seus trabalhos
de pesquisa, muito poderá contribuir para ampliarmos nossos conhecimentos sobre
o ensino e a aprendizagem da Química, para que tenhamos uma visão abrangente da
pesquisa em ensino de ciências e para que possamos refletir sobre nossas
práticas de ensino. As interações entre a prática de ensino e a pesquisa aqui
tratadas e aprofundadas, certamente, nos auxiliarão a vislumbrar possibilidades
de intervenção tendo em vista a melhoria da educação em Química de nossos
alunos.
A Maria Eunice, no
seu texto faz justo e oportuno reconhecimento da destacada presença, entre os
autores, de novos pesquisadores oriundos do Pós Graduação Interunidades de
Ensino de Ciências, da Universidade de São Paulo, do qual fazem parte o
Instituto de Física (IFUSP), o Instituto de Química (IQUSP), o Instituto de
Biociências (IBUSP) e a Faculdade de Educação (FEUSP). Esse programa, que tem
seu início em 1973, já formou centenas de mestres. Quando em 29 de abril fiz um
seminário neste Programa, destacava como o mesmo é um exemplo de uma tentativa
de se vencer a disciplinarização, buscando transgredir as fronteiras das
disciplinas. Alguns dos dez capítulos da obra corroboram esta assertiva.
A Profa. Dra.
Daisy de Brito Rezende, do Instituto de Química da USP, autora da apresentação,
da qual dois excertos estão transcritos nas orelhas das capas, evidencia
distintivos do texto. “...A principal
beleza do ensino de Ciências é que o saber pode ser libertador. Por isso é
importante que a pesquisa acadêmica sobre os processos de ensino e aprendizagem
e compartilhar de seus resultados, que possam contribuir para melhorar este
ensino...” “... Mais que a prescrição,
nossa ambição é que estes estudos possam suscitar novas dúvidas e
questionamentos e novos temas de pesquisa ampliando o diálogo, tão necessário
para que nossas reflexões possam ser mais efetivas...”
Não apenas
recomendo enfaticamente este livro, mas queria destacar que há capítulos que se
debruçam sobre temas complexos e para estes os autores oferecem sugestões para
vencer obstáculos epistemológicos. Esta aí, então uma boa pedida, para educadores
que se envolvem com alfabetização científica.
O livro pode ser
adquirido em http://www.pedroejoaoeditores.com.br/topicos-em-ensino-de-quimica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário