ANO
9 |
LIVRARIA VIRTUAL em
Www.professorchassot.pro.br
|
EDIÇÃO
2899
|
Ao anoitecer de
hoje inicio viagem, que só na madrugada me levará ao destino. Precavi-me com
boa leitura armazenada no tablete. Assim, justifico o título desta blogada.
Compartilho com meus leitores um livro, cuja apresentação e primeiro capítulo
li no último final de semana.
Não corro o risco
de ser acusado de fazer propaganda enganosa. Quando faço essa participação,
aqui, de maneira enfática afirmo que vale a pena. A seguir, o link para baixar o livro:
O modo de produção capitalista passa por profundas
transformações desde o final do século 20. A mundialização expressa na
expansividade incontrolável das formas reprodutivas do capital implicou em
mudanças que transpassaram as fronteiras nacionais, afetando de forma veemente
tanto o centro como a periferia do capitalismo. Um conjunto de ideologias foi
elaborado como desdobramento desse processo. Os princípios da modernização
conservadora, empregabilidade, eficiência individual aos moldes dos interesses
dos homens de negócios, entre outros, foram os argumentos utilizados para que
governos nacionais produzissem políticas públicas educacionais que mudassem os
currículos escolares respondendo aos interesses expansivos do capital.
Este livro realiza um contraponto às ideologias
acima apresentadas. Está em disputa a instauração de projetos de formação
humana voltados ao ajuste de seres humanos no presente e a formação de novas
gerações no futuro. O conjunto de capítulos apresentados demonstra que ao
contrário dos dizeres dos homens de negócio que buscam dividir e individualizar
o que é indivisível e coletivo em termos sociais, o que se apresenta é uma
sociedade expressa pelo crescimento da barbárie e pela exploração do e pelo
trabalho. Haverá saída para essa situação? As teorias críticas ao capitalismo
ainda conseguem responder às demandas presentes na sociedade? O debate está
posto…
SUMÁRIO
Apresentação
Robson França
1. Modo de produção, transformações do trabalho e
educação em Marx e Engels.
José Claudinei Lombardi
2. Abordagem histórica da relação trabalho e
educação.
Olinda Maria Noronha
3. Políticas públicas francesas: formação
profissional continuada e prevenção de riscos profissionais
Pierre Henri Trinquet
4. Formação para o trabalho: história e método.
Lúcia Maria Wanderley Neves e Marcela Alejandra
Pronko
5. Mundialização e trabalho: um debate sobre a
formação dos trabalhadores no Brasil.
Carlos Lucena, Robson Luiz de França, Fabiane
Santana Previtali, Adriana Omena, Lázara Cristina da Silva e Lurdes Lucena
6. Discurso sobre a inexorabilidade. FHC anuncia a
panaceia do atual monetarismo vigente no País.
João dos Reis Silva Júnior
7. Reforma e qualidade da educação no Brasil.
Antônio Bosco de Lima, Mara Rúbia Alves Marques,
Sarita Medina Silva, Maria Vieira Silva e Gabriel Humberto Munõz Palafox
8. Aspectos metodológicos de mediação em uma época
de transição.
István Mészáros
9. O Estado e as políticas educacionais no tempo
presente: entrevista com Michael Apple
Maria Vieira Silva e Mara Rúbia Alves Marques
Em minha graduação em direito, encontro-me justo no estudo do trabalho, sendo assim a dica do Mestre é pra lá de oportuna.
ResponderExcluirMeu querido amigo, Antonio!
Excluirestou gostando muito das análise, particularmente acerca das análise do trabalho intelectual.
Desejo a melhor fruição do texto.
Ler o livro é um muito bom trabalho.
ac