TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 28 de junho de 2014

28.- ENTRE O PASSADO E O FUTURO: UM AGORA


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2818


É um sábado copeiro. Definirá o estado de espíritos de brasileiros pelo menos nas próximas duas semanas.
Não esposo um senso comum muito badalado para hoje: “200 milhões de brasileiros unem-se em uma só mente torcendo pelo Brasil, para que vença o Chile!” Também não sei dizer se será 99,98% deste valor — como propagam pseudocultores de estatísticas — ou será em torno de 50%? Mas, em meu findi haverá algo mais que quatro partidas de copa do mundo.
Na manhã deste sábado participo, no Centro Universitário Metodista do IPA, dos processos seletivos dos Programas de Mestrado Reabilitação e Inclusão e Biociências e Reabilitação. Isso confere sabor diferente às horas que muitos estarão exercitando o pensamento mágico ao enviarem eflúvios ao Mineirão.
Mas o sábado se fará diferente na Morada dos Afagos quando, à tarde, chegar um trio de netos desde Estrela: o Guilherme (9 anos), Felipe (quase 4) e Lucas Francisco (três meses) ficarão com a Gelsa e comigo (e seremos coadjuvados pela Keci) enquanto a Ana Lúcia e o Eduardo cumprem compromisso. O avonar se intensificará com a chegada hoje de Cabo Frio da Maria Clara (8) e da Carolina (3). A convergência é para o aniversário do Pedro, que amanhã, faz cinco anos.
O dia de São Pedro, celebrado amanhã, tem uma evocação de copa do mundo. Em 1958, nesta data, houve a inauguração do prédio do Colégio Júlio de Castilhos na praça Piratini. Eu era aluno do 1º científico, meu primeiro ano de Porto Alegre. Fora pela manhã assistir a missa de inauguração do colégio e na volta, depois de vir de bonde desde a Azenha até o centro, fui à praça Parobé para tomar outro bonde (o São João) para ir até à avenida Eduardo (esquina Ernesto Fontoura) onde morava.
No trajeto soube, por transmissões de rádio (ainda não havia televisão) que o Brasil estava ganhando. Recordo que antes do meio-dia se começou a festejar a vitória de 5 x 2, sobre a Suécia, país sede da copa. Era primeiro título mundial no futebol do Brasil. Recordo que há 56 anos, pintei no vidro da vitrine do Bar Caçula, onde eu trabalhava: “Brasil, Campeão”.
No esteirar de evocações de Copas, algo significativo. Na edição seguinte, em 1962 a copa foi no Chile, então se assistia os videoteipes (trazidos pela Varig), no dia seguinte ao jogo. Mesmo que já se soubesse o resultado, havia reuniões em residências de mais abonados, que então já tinha televisão preto e branco.
Assim, com olhares a um passado que acumula histórias e embalando perspectivas de fruído avonar, esta blogada é um agora — parêntesis no fluir da vida. 

2 comentários:

  1. Recordar é viver! Com os netos reunidos mira-se o passado e o futuro em uma só olhada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O que, mesmo, é viver?
    Viver...é isto aí. Curtir tais inesquecíveis momentos: é VIVER.

    ResponderExcluir