TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 26 de junho de 2014

26.- AS SANDÁLIAS DE MUJICA


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2816


Foram dias de blogadas que produziram tensões. Houve — e isso é salutar — dissenso. Apenas lamento se eu passar concepções de intolerância. Quisera jamais parecer que não respeito opiniões diferentes das minhas. A mim pareceu oportuno a decisão a trazida aqui na terça-feira. Houve os que discordaram. Respeito e abro espaço para as divergências.
Queria repetir uma vez mais: ‘tenho o maior respeito e muita admiração pelas pessoas religiosas!’ Assim a menção ao fideísmo, aqui ontem, quis traduzir meu reconhecimento a uma leitura de mundo que pode me parecer distinguida.
Tenho um exemplo que faz escola: qual o pai que ao fazer um telefonema, atendido por uma neta, ao pedir para falar com o filho, esta informa ‘papai agora não pode atender; ele está rezando’ não fica jubiloso?
Mas nesses dias copeiros deixemos assuntos polêmicos de lado. Das 10 seleções das América provavelmente só Equador e Honduras não passam adiante. Das três que mereciam minha torcida, a Nigéria segue vitoriosa. Camarões e Costa do Marfim foram garfados.
Mas eis algo ameno. Está circulando nas redes sociais nesta semana uma foto do presidente do Uruguai, Jose “Pepe” Mujica, usando sandálias e sentado em um banco com um olhar abatido.
A legenda diz que a foto foi tirada enquanto Mujica esperava atendimento em um hospital público do Uruguai. Somente na página da rádio mexicana Más 94, a foto teve quase 60 mil curtidas e mais de 100 mil compartilhamentos. Só que a história não é bem essa.
Na verdade, a foto de Mujica de sandálias foi tirada em dezembro do ano passado durante a posse de Mario Bergara como ministro de Economia.
Na época, o Uruguai vivia uma tremenda onda de calor, o que levou Mujica a se vestir de forma mais casual e adotar as “sandálias franciscanas”. Os ministros ficaram surpresos com a informalidade na ocasião, mas não tanto quanto os internautas que compartilharam a imagem pensando que um presidente realmente espera horas para ser atendido na rede pública como qualquer mortal. Infelizmente, não foi dessa vez (Foto e notícia no The Huffington Post)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá e cá

      Mujica ícone maior da humildade
      Quisera que no Brasil fosse assim
      Aqui político locupleta à saciedade
      Em Brasília não existe tempo ruim.

      Parlamento mais caro do Planeta
      Cujo resultado é sempre chinfrim
      Aquele que mais pode se locupleta
      Interessado apenas no farto butim.

      Infâmia, nas urnas eleitor diz sim
      Àquela vil cambada de marginais
      A qual vive em torres de marfim
      E do eleitorado não escuta os ais.

      Enquanto o povo como seu capim
      Em Brasília caviar não falta jamais.

      Republicado porque havia saído "botim" ao invés de "butim", minhas escusas.

      Excluir
  2. Mestre Chassot ratifico minha admiração por sua pessoa e sua obra, e asseguro-lhe que um dos seus diferenciais é o respeito pela opinião alheia. Muito me encanta a maestria como conduzes os assuntos por mais polêmicos que sejam. Quanto ao Mujica, independente do momento fotografado, trata-se de uma pessoa única de uma humildade dignificante. Em tempo nosso amigo Jair mais uma vez superou-se com o "Lá e cá" de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Estimado Maestro Chassot:
    Un día especial para los uruguayos, y compartimos una humilde reflexión al respecto:
    EL FÚTBOL A SOMBRAS Y SOL
    Que uno de los más grandes delanteros de la historia del fútbol uruguayo sea objetivo de disputas del poder, entre quienes lo ostentan, las multinacionales y las potencias futbolísticas, no es de sorprendernos.
    Un mundial en el imperio de la camiseta color sol, demuestra con tal explicitud que los haces solares no llegan a todos por igual, como pretendía Varela(No Obdulio), en Uruguay. La lupa es direccionada para lastimar a los más débiles en protección de ese sol llamado FIFA, y broncear y relucir un falso brillo en quienes poseen el mejor PABA (Abrir Paso a Brasil).
    Bastante nos enseñó Eduardo en Uruguay, a quien robamos su título aunque invertido. También en el resto de Nuestra América, sobre cómo se manipula el fútbol entre las sombras y el sol.
    No es la primera vez que un astro pretende ser ensombrecido por esta gran multinacional que poco ha aportado a la maravilla de este deporte mundial. Algunas generaciones mantenemos grabada en nuestra memoria, lo que hicieron al mejor 10 de todos los tiempos.
    Sin embargo, como la historia de los pueblos, la historia del fútbol es caprichosa. No asume mandatos reales ni imperiales.
    Cometiste el mismo pecado de Diego: le faltaste el respeto a la realeza; más la realidad dice otra cosa. Hoy comprendemos el mundo con otra mirada, con el otro hemisferio, de zurda y avanzando.

    Vuelve a pelear Luis aunque te mueran;
    Las palabras de los medios no entienden lo que pasa.




    Prof. Enzo Fagúndez.(Salto-Uruguay)

    ResponderExcluir
  4. Muy apreciado colega y amigo Enzo,
    antes de recibir ti comentario ya tenía pré-postado la edición de este viernes que se aproxima. En esta que circula las 00 horas cometo como puede la corrupta Fifa querer dar lecciones.
    Soy solidario con el Uruguay y también con Luis Soares.
    Deseo a la Celeste victoria en Brasil, una vez más como en 1950.
    La admiración y la amistad de
    achassot

    ResponderExcluir