TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de junho de 2014

13.- UM S O S POR MULHERES E MENINAS INDIANAS


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2803

Já chegamos quase à metade deste junho atípico. Esta invasão copeira em nossos fazeres tem algo positivo: absolve-nos de algumas culpas, nos ‘roubados’ momentos de ócio.
Hoje à noite, a convite de Claudio Kobashigawa e de Felipe Marmuth farei uma visita skypeada a discentes e docentes da disciplina História da Ciência e Tecnologia (HCT) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Essa presença se relaciona com propostas no livro A ciência através dos tempos, usado este semestre pelo grupo. A atividade se conecta também com a Semana de Ciência & Tecnologia ocorre de 23 a 27 no IFSP, coordenada pela Professora Lídia Bravo.
Mas em meio à alienação da promovida pela Fifa humanos do Planeta Terra parecem violar alguns princípios de fraternidade. Adiro e convido à adesão a mais uma campanha do Avaaz. Eis o clamor de Alaphia , juntamente com a equipe do Avaaz.
Preciso de sua ajuda. Na Índia, duas adolescentes foram enforcadas em uma árvore após terem sofrido um brutal estupro coletivo na porta de casa, e um ministro do governo simplesmente respondeu aos protestos dizendo que estupro "é um crime social… às vezes é certo, às vezes é errado". 

Isso é nojento! Mas esse não é um caso isolado. Eu mesma já fui atacada na frente de policiais de alto escalão e nada foi feito. Eu conheço o sistema, e ele tem fracassado com as mulheres da Índia. Mas acredito que podemos mudar isso juntos. 
O novo líder do meu país foi eleito com a promessa de reconstruir a cidade sagrada de Varanasi, sua base eleitoral, e torná-la um grande pólo turístico. Se fizermos um apelo global de milhões de vozes pela proteção das mulheres e inundarmos a cidade do primeiro-ministro Modi com anúncios publicitários da nossa campanha, ele será forçado a fazer algo para manter seu eleitorado satisfeito e salvar suas ambições de turismo. Uma campanha com anúncios publicitários como essa nunca aconteceu na Índia. Mas estamos falando de uma crise nacional que exige ações drásticas. Assine agora – vamos juntar 2 milhões de assinaturas e exigir que Modi proteja as garotas e mulheres da Índia:
https://secure.avaaz.org/po/womanifesto_modi_loc/?bxAUMab&v=41085
Quando as adolescentes, uma de 14 e outra de 15 anos, desapareceram, o pai de uma delas foi até a polícia e implorou de joelhos na frente dos policiais por ajuda. Eles riram do homem e mandaram-no de volta para casa. Tal negligência chocante da polícia acontece com inúmeras famílias que estão passando por uma situação terrível como esta em toda a Índia. Após a revolta da comunidade internacional, cinco homens foram finalmente presos e dois policiais foram afastados. Mas a cada 22 minutos uma mulher é estuprada na Índia e a polícia, o judiciário e mesmo os ministros de Estado estão todos fazendo um péssimo trabalho! 
Antes das eleições, houve vários protestos exigindo atitudes imediatas para acabar com a violência contra a mulher e especialistas escreveram o "Womanifesto" -- um plano de ação por reformas imediatas contra a epidemia de estupros. O plano inclui legislação, policiamento, apoio médico e psicológico, e, acima de tudo, educação pública. Os grandes partidos políticos da Índia apoiaram o manifesto, exceto o partido de Modi que simplesmente o ignorou. 

A própria equipe de funcionários de Modi apoia o plano, por isso agora só precisamos que ele coloque as medidas do Womanifesto em prática. 

O presidente indiano deu uma declaração de que este novo governo terá uma "política de tolerância zero com a violência contra a mulher." Vamos criar uma petição gigantesca e inundar as ruas de Varanasi com anúncios pela execução imediata desse plano de ação. Assine agora:
https://secure.avaaz.org/po/womanifesto_modi_loc/?bxAUMab&v=41085

O choque de ver esta foto pode nos paralisar de tanta tristeza, ou pode nos levar a fazer algo. Mulheres em todas as partes do meu país estão exigindo o fim dessa cultura de estupro e lutando para conseguir igualdade e segurança para todos. Por favor, una-se a nós pelo fim da violência! 
Com esperança, Alaphia e a equipe da Avaaz 

2 comentários:

  1. Penso que fatos como este demonstra a evolução "humana" do homem e o estágio em que se encontra. Lamentável. Que precisa de medidas concretas urgentes.

    ResponderExcluir
  2. O que é difícil de acreditar é que essa nação tenha sido o berço de Gandhi, baluarte de igualdade e justiça. Repugna-me pensar que existam "homens" que chamá-los de animais seria uma ofensa aos bichos.

    ResponderExcluir