TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 3 de junho de 2014

03.- 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEDUC/ RS


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2793

Desde ontem, hoje e amanhã a Educação do Rio Grande do Sul vive um tríduo excepcional. Na noite desta terça-feira, 03 de junho, foi inaugurado o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEDUC/ RS.
O seminário está sendo realizado no Salão de Atos da UFRGS, que reúne aproximadamente 1,5 mil professores e com transmissão simultânea para mais 50 salas localizadas em todas as regiões do Estado, com expectativa de abranger mais 20 mil educadores. A estrutura do encontro prevê a realização de conferências e painéis temáticos, além de socialização de Boas Práticas Pedagógicas. Entre os temas que estarão em foco destacam-se a educação e a juventude no Século 21, a relação entre justiça cognitiva e justiça social, prática docente para o Século 21, formação continuada de professores, gestão democrática, planejamento participativo, conhecimento e aprendizagem, desafios da politecnia, avaliação emancipatória e educação de jovens e adultos.
Ontem, houve a cerimônia de abertura, com as falas do Reitor da UFRGS, da profa. Maria Beatriz Lucce, representando o Ministro de Educação, José Clovis de Azevedo, Secretário de Educação, que mostrou a atualidade do Manifesto dos Pioneiros de 1932 e, ainda, a presença de várias pessoas gradas. Após, ocorreu a conferência de abertura Juventudes & culturas no século XXI proferida pelo francês Michel Mafesolli, que qualifico como o ‘etimologista’, tendo como debatedor: Juremir Machado da Silva, arrancou muitas risadas de seu ex-orientador de doutorado e de grande parte da plateia.
Hoje, há um painel plenário pela manhã: O educador na construção do conhecimento & as juventudes no século XXI. A tarde três painéis temáticos: 1) Organização curricular por ciclos de formação; 2) Os desafios do planejamento participativo e da educação integral na perspectiva da gestão democrática; 3) Avaliação institucional e da aprendizagem na perspectiva emancipatória.
Será lançado, ao final da tarde de hoje, o segundo livro sobre o processo de implantação do Ensino Médio Politécnico na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. “O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática”. A obra publicada pela Fundação Santillana e pela Editora Moderna. O livro organizado pelo secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e pelo Mestre em Educação, Jonas Tarcísio Reis e conta com artigos de educadores estaduais — entre os quais o editor deste blogue — e nacionais que acompanham a reestruturação curricular no Estado. O livro também se constituiu como o 7ª caderno do processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, processo em implantação em todo país através do Ministério da Educação (MEC).
Amanhã, pela manhã haverá três painéis paralelos: 1) Crise e mudança no ensino médio 2) Mídias, tecnologias e a construção do conhecimento na adolescência; 3) As transformações sociais e a Educação Profissional integrada ao Ensino Médio: o princípio educativo do trabalho e o caráter do currículo escolar. À tarde painel de encerramento: - Educando para uma ação democrática Joel Westheimer (Canadá), Paulo Cesar Carrano (Brasil/UFF) e Attico Chassot (Brasil/IPA).

3 comentários:

  1. Realmente um grande evento. Uma profunda e necessária reflexão sobre a Educação na século XXI. Se depender das falas iniciais já é um sucesso. Michel Mafesolli nos elucidou sobre a necessária passagem da verticalidade para a horizontalidade do conhecimento. Principalmente com o advento das TICS e sua importância, principalmente, para as juventudes deste século. Para o sociólogo francês a educação vai, cada vez mais, dar lugar à iniciação. Nos alertando de que não podemos impor verticalmente um saber.
    Sobre o professor Juremir sou suspeito a falar. Admiro seu trabalho. Destaco três fragmentos que mereceram efusivos aplausos: Para ele a grandeza de uma sociedade são os professores. Entre muitos ´ísmos´ que se deve combater disse que o "moralismo é uma coisa nefasta que infesta a nossa sociedade". E sugeriu que a Universidade não deve ouvir o mercado.
    Sei que muitas marcantes falas nos aguardam. E o mestre tem destaque especial.
    Com licença, preciso ir me embriagar com outras reflexões.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito estimado Vanderlei.
    Que bom que em FW fruem o 2o seminário internacional da SEDUC.
    Agradeço a muito boa síntese da primeira noite.
    Votos de um dionísico embriagar-se
    A estima e admiração do

    ResponderExcluir
  3. Sem querer ir na contramão do entusiasmo de todos em tão nobre eventos, acredito que os mesmos deveriam estar acontecendo sobre a égide do luto. Nunca em tempo algum uma classe foi tão abnegada quanto são nossos professores no cenário atual. E ledo engano alguém pensar que esse descaso passa desapercebido aos nossos jovens. Tal qual a criança que vê o embriagado pai maltratar a mãe e torna-se um mal marido no futuro, nossos pupilos crescem vendo seus professores serem cada vez mais preteridos.

    ResponderExcluir