TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 6 de outubro de 2013

06.— ESTUPEFATO

ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2553

O tema não é para um domingo. Ele é nojento e indigesto. Mas já quase no final da tarde de ontem recebi a estocada final.
Na quinta-feira, ao conhecer noticiário acerca da ‘dança das cadeiras’ soube que a senadora do Tocantins trocara ‘a pedido da Presidente da República’ o PSDB pelo PMDB, para reforçar a base aliada.
Eu fizera, de maneira sistemática campanha por eleições de Lula desde 1989 até 2002, quando emocionado festejei sua eleição, em uma quarta tentativa. Devido a certas alianças, não repeti isso em 2006, quando de sua reeleição e muito menos fiz campanha para Dilma em 2010. Em 2014 minha bandeira do PT, há muito rota, não será desovada.
Eis o tiro de misericórdia recebido: A Folha de S. Paulo deste sábado publicou o artigo semanal da presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Dona Kátia Abreu, que a cada sábado bate em indígenas e em movimentos de pequenos agricultores, não muda o tom de seu discurso agressivo e reacionário.
Ela não merece, mas como posso parecer implicante com aquela que agora é impingida como companheira, transcrevo do texto torpe de ontem, que me fez estupefato.
Doutrinação e demonização
                                                                                                   Kátia Abreu
Nas escolas, produtor rural é explorador do trabalhador que produz para exportar e deixa povo passar fome
O marxismo e suas variações constituem as principais ferramentas conceituais que os alunos brasileiros aprendem nas escolas de todo o país. O domínio cultural é tão expressivo que mesmo os professores não identificados com essa corrente ideológica --e até aqueles que lhe são contrários-- acabam, sem perceber, utilizando interpretações tributárias dela.
Quando o ferramental marxista não dá conta de uma questão, quando dados questionam ou refutam a tese geral, a questão e os dados simplesmente desaparecem. E é por isso que muitos autores são desconhecidos no Brasil.
Nada pode romper a harmoniosa narrativa maniqueísta. Assim, a velha luta do bem contra o mal ganha novas roupagens: o país explorador e o explorado, o patrão e o trabalhador, o rico e o pobre, o agronegócio e a agricultura familiar.
Nessa narrativa, o produtor rural é apresentado fundamentalmente como um latifundiário que explora os trabalhadores --em alguns casos em regime de escravidão-- e que produz alimentos para exportação deixando o povo passar fome.
O pequeno agricultor, chamado de campesino quando visto com bons olhos, é apenas uma vítima em potencial, dizem, pois logo venderá sua propriedade para o cultivo da monocultura.
Com a causa ambiental absorvida pelo marxismo cultural, o inimigo do presentetambém inviabiliza o futuro. O agricultor é a versão rural da elite urbana.
Essa imagem não aparece de modo claro, direto, mas emerge do emaranhado de afirmações, insinuações e lacunas que devem ser preenchidas pelos alunos.
Se o estudante procurar "MST" no Brasil Escola, um dos mais famosos sites de conteúdo educacional, ele encontrará o seguinte trecho em um artigo: "E o que dizer da bancada ruralista no Congresso, lutando com unhas e dentes para defender seus afilhados? Por acaso este não é um comportamento antiético e imoral, vindo de que vem?".
O site Brasil Escola figura entre os 300 mais acessados no Brasil, de acordo com a Alexa (serviço de medição de acessos).
A absurda frase do Brasil Escola não é exceção. Na coleção de livros didáticos "Nova História Crítica", a mais vendida do país --só o MEC comprou mais de 10 milhões de livros--, o autor Mario Schmidt escreveu o seguinte: "Desde a colonização, quase todas as terras estão nas mãos de uma minoria de latifundiários, latifúndio-monocultor e escravista... Os latifundiários reagem com brutalidade às invasões. Contratam capangas que em várias ocasiões já perderam o controle e mandaram bala nos sem-terra".
O geógrafo e professor José William Vesentini escreveu que "a produtividade agrícola só aumenta nas culturas de exportação, ocasionando fome". Tal frase contraria fatos e dados elementares, mas é a síntese do autor de "Brasil Sociedade e Espaço", o renomado livro didático de geografia.
Vesentini argumenta que a modernização da agricultura só ocorre em setores exportadores, o que, a seu ver, diminui a produção dos principais itens que compõem a alimentação dos brasileiros como feijão, arroz, milho, batata e mandioca. O autor entende que disso surgiria o seguinte paradoxo: o Brasil vive abundância produtiva e fome quase generalizada. Consequência, segundo o autor, da concentração fundiária.
Infelizmente Vesentini e Schmidt retratam, com precisão, um conjunto de ideias dominante que aparece, inclusive, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia e direciona os alunas.
Em uma questão do Enem, por exemplo, o estudante deveria interpretar a "fala" de um "ruralista" imaginado pelo proponente: "A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala". Mais claro impossível.
Eis a mentalidade que está sendo gestada no país, inculcando preconceito e ignorância nos nossos jovens. E tudo com dinheiro público, dos contribuintes. É essa a educação que queremos?
KÁTIA ABREU, 51, senadora (PMDB/TO) e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), escreve aos sábados nesta coluna.

11 comentários:

  1. Meu Caro Chassot! Me solidarizo contigo neste repudio à Senadora do Agronegocio. Eu tambem fiquei estupefato outro dia quando assisti um video no You Tube denominado O VENENO ESTÁ NA MESA, onde a Senadora justifica com argumentos incrivelmente inimaginados o uso de agrotóxicos nas nossas plantações. JB

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Energúmena essa Kátia Abreu
    Empurra brasa para assado seu
    É cega que não quer ver
    Interessa-lhe só o poder
    Uma besta que do bando se perdeu.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí... Sonhos de um "outro Brasil" que se esboroam de vez...
    Gelsa Knijnik

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot,
    agora uma das mais sórdidas políticas, Dona Kátia do Latifúndio, está na base aliada.
    Há algo podre na Republica pela qual fizemos bandeiradas e nos emocionamos um dia.
    PT, nunca mais,
    Rosa Moro

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Vou estar plantando um minifúndio
    Enquanto escrevendo no gerúndio
    Então dona Kátia Abreu:
    "Este Basil é todo meu!"
    "Minha sesmaria, meu latifúndio!"

    ResponderExcluir
  6. Sua decepção e tristeza fazem eco em meus pensamentos mestre Chassot. Também sonhei o sonho de um outro país que pensei que um dia seria possível com a chegada do partido dos trabalhadores ao governo, o que, infelizmente, por percalços e alianças não aconteceu e está cada vez mais longe de acontecer embora muitas conquistas se sucederam. Muito me entristece o resultado de uma luta por um país que realmente pensasse na qualidade de vida do nosso povo e nos acessos aos que jamais souberam o que era uma chance ou possibilidade. Decididamente, a transformação não acontece, nem acontecerá jamais pela máquina pública, pois ela está viciada demais e minada de outros que pelos mais diferentes propósitos estão também lá, agarrados, como carrapatos, disseminando suas ideologias demoníacas, exploratórias e discriminatórias no limite. Mas vamos em frente, a vida nas bases segue e nós, inconformados com as mazelas que se cristalizam cada vez mais, ao certo continuaremos defendendo nossas lutas por mais acesso e qualidade de vida para o nosso povo.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Chassot,
    respeitosamente divirjo hoje do mestre.
    Patroa dos latifundiários, a ultra direitista Kátia Abreu, foi xingada aqui em prosa e verso. Há equívocos nestes ‘elogios’ mesmo que merecido.
    Li o texto que ela escreveu. Nota 10. Não há uma virgula mudar, A pústula argumenta como sempre muito bem. Ninguém massacra indígenas e o MST como ela. Ela passou para a base aliada (que saco de gatos é esse?) e continua coerente. Ela não mudou seu discurso. Continua na defesa dos ricos.
    O PMDB agora tem a vestal da bancada ruralista.
    Quem merece a ira sua e de seus leitores é a Presidente Dilma e a cúpula do governo.
    Há dois mais que precisam arigimentar: Caiado e Bolsonaro.
    Mas concordo com o senhor.
    Não dá para expor mais aquela bandeira vermelha com a estrela amarela e o PT em preto. Nem mais naftalina coloco nela.
    Que as traças devorem aquilo que foi meu orgulho.
    MdeS

    ResponderExcluir
  8. Limerique

    Eles todos querem mamar na teta
    Me alio a você desde que prometa
    Que tenho dez por cento
    Sempre a todo momento
    Sendo assim me ligo até ao capeta.

    ResponderExcluir
  9. Mestre Chassot: "Vergonha Nacional"estou enojada com essa política , onde todos são oportunistas e só querem se dar bem,prá mim são todos dissimulados e como tal essa Senadora Kátia Abreu não fica de fora arrogante e prepotente.Nas próximas eleições vamos votar nele! o Sr. Nulo. Um forte abraço Ley

    ResponderExcluir
  10. Estimadas Gelsa, Rosa, Mbell e Ley.
    Obrigado a vocês por colaborarem na edição do blogue deste domingo. São parceiras no esboroar de sonhos; refiro-as na edição desta segunda-feira;
    Transcrevo na edição de amanhã o comentário de Mirian de Salônica que mostra o equivoco das críticas feitas a Kátia Abreu, mostrando, com picardia, a coerência da Patroa do Latifúndio.
    Sou grato também ao pertinente comentário do Jairo.
    Dos três limeriques do Jair, elegi um como sobremesa da blogada de amanhã.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. No apagar das luzes adito meu comentário lembrando aqui a opinião do meu saudoso amigo médico Dr. Carlos de Carvalho que dizia assim : "Quer ver a esquerda virar direita com todas as sua mazelas e injustiças? Dá o poder na mão dela!". Palavras proféticas, se vivo fosse lhe daria os parabéns por sua visão futurista.
    ps: o comentário se deu em meio a uma conversa sobre o PT da época (na eleição do Collor)

    abraços

    ResponderExcluir