TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

24.— UMA DISCUSSÃO BIZANTINA

ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2571


Depois das ‘chateações’ narradas ontem, esta manhã viajo a Manaus. Mesmo lá sendo feriado tenho agendado encontros com orientandas e com colegas. À noite viajo para Parintins. Os voos são noturnos, na região amazônica, para contornar problemas devido a pássaros.
Escrevo depois de na região metropolitana de Porto Alegre se ter vivido nesta quarta-feira o maior caos da história da BR-116 que, devido a excepcionais chuvas esteve por várias horas, completamente interditada (e com isso toda a comunicação com o vale dos Sinos e conexões) na região de Esteio. A essa interdição associou-se a paralisação de trens.
A propósito da 10ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, uma das razões de minha viagem à Amazônia, trago uma interrogação usualmente recorrente em falas desta natureza: o que é mais importante a Ciência ou Tecnologia?
Antecipo que esta é uma discussão bizantina, mas vestibularmente, ofereço uma mirada a estes dois mentefatos culturais.
Mesmo que Alan F. Chalmers tenha escrito um livro de quase 300
páginas What Is This Thing Called Science? ou O que é essa coisa chamada Ciência?  publicado no Brasil como ‘Que é Ciência, afinal? (São Paulo: Brasiliense, 1993), trago uma definição considerada por alguns como reducionista, mas que responde a nossas necessidades cotidianas: A Ciência pode ser considerada como uma linguagem construída pelos homens e pelas mulheres para explicar o nosso mundo natural.

Para responder o que é tecnologia, há uma obra monumental de Álvaro Viera Pinto (1909-1987): O Conceito de Tecnologia. (vol. 1) 532 p. e (vol. 2), 796 p. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, mas contenta-nos uma definição como Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Por exemplo, são artefatos tecnológicos uma colher de madeira ou um sofisticado telefone celular.
Perguntara: o que é mais importante a Ciência ou Tecnologia? e antecipara que isso era uma discussão bizantina algo como discutir sexo dos anjos, ou seja uma discussão infrutífera, inócua, sem sentido. Mesmo acusado de querer dar ‘uma aulinha’ vale lembrar a origem desta expressão: Em 1453, Constantinopla, capital do decadente império romano oriental, encontrava-se sitiada pelas tropas otomanas. Enquanto o imperador Constantino XI e 7 mil soldados enfrentavam 80 mil invasores, ocorria um Concilio da igreja (ortodoxa), no qual os doutos religiosos debatiam entre outros temas qual o sexo dos anjos... O Império Bizantino foi tomado pelos turcos, sob a bandeira do Islã, quanto aos debates, não houve acordo!

Parece natural afirmar que a Ciência faz crescer a Tecnologia e esta faz crescer a Ciência. Eis um bom exemplo: quando no século 17, Galileu Galilei importa lentes dos holandeses de Delft e com estas constrói telescópios e com estes ratifica as ideias heliocêntricas de Copérnico (que não conhecera telescópios) inclusive para tentar convencer o papa e os cardeais (na pintura). Assim, ele usa artefatos tecnológicos construídos com conhecimentos científicos. Logo é bizantina a querela acerca de quem é mais importante.
Poderíamos aditar que Galileu usufrui economicamente da Ciência e da Tecnologia: vende telescópios aos mercadores de Veneza para estes fazerem explorações na bolsa de mercadorias, observando a aproximação de navios com tal ou qual produto, assim elevando ou baixando os preços, conforme a ausência ou presença desta ou daquela mercadoria.
Com votos para que fruamos as benesses da Ciência e da Tecnologia e continuamos tendo uma muito boa 10ª Semana de C&T.

2 comentários:

  1. Limerique

    Ciência é como fosse estrada
    Com sentido e direção indicada
    Sobre ela se vai indo
    O mundo construindo
    Tecnologia é ciência aplicada.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    com votos de sucesso em mais uma jornada amazônica permito-me dizer que, mesmo reconhecendo bizantina a discussão, vez ou outra vejo alguns sacerdotes de um e outro dos dois mentefatos reivindicar a importância maios de sua deusa, Parece que aqueles da Tecnologia (embevecido pelos feitos da mesma são mais fanáticos.
    L L L

    ResponderExcluir