TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

25.—DESDE PARINTINS - AM


ANO
 8
GARANTIDO
CAPRICHOSO
EDIÇÃO
 2572


Quando esta edição circular, às 00h de sexta-feira, estarei
chegando em Parintins, quando aqui ainda são 22h de quinta-feira. Passei a tarde e o começo da noite em Manaus (minha 5ª estada este ano; volto em dezembro).
No aeroporto fui recebido por Irlane Maia, minha orientanda de doutorado, Ana Cláudia Maquiné e Antônio Risoto; este obsequiou ao grupo, saborosa caldeirada manauara. Mesmo com a celebração do 344º aniversário, tive sessões de orientação. Aqui em Parintins, minha anfitriã é a Celia Serrão, também minha orientanda de doutorado.
É a segunda vez que venho a Parintins. Estive em agosto de 2012 aqui. Jair Lopes, o comentarista-poeta deste blogue, então, ‘limeriqueou’ assim:
De Manaus Chassot foi
A Parintins para dizer um oi
"Caprichoso" por ter ido
Com retorno "Garantido
"
Afinal aportou na terra do Boi.

Revisito o que escrevi ano passado: Se tivesse de referir apenas uma marca de Parintins diria que é a forte marca do bipolarismo bovino Caprichoso/Garantido ou Azul/Vermelho ou Boi preto com estrela na testa/Boi branco com coração na testa.
Isto está traduzido nos comerciais, orelhões,
diferentes produtos e até na arena (=bumbódromo) com as cadeiras divididas exatamente entre as duas facções. Se diz (e isso também é negado) que o Garantido é do povão e o Caprichoso é da elite.
Adicionar legenda
Parintins está no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará. Com uma população de cerca 102 mil habitantes é segundo município mais populoso do estado (superado apenas pela capital Manaus. Em nível nacional, é o 139º mais populoso entre os municípios que integram o interior brasileiro, sem pertencer a alguma região metropolitana. É sede de diocese da Igreja católica de significativo poder civil (proprietária de jornais, rádios, televisões e muitas terras). Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo a qual está dedicada imponente e moderna igreja catedral.
Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana. A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.
Em um raio de pouco mais de duzentos quilômetros do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior do Amazonas e do Pará – Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Manicoré, Presidente Figueiredo, Santarém, Itaituba, Oriximiná, Óbidos, Altamira, entre outras – sendo o acesso a essas cidades principalmente via transporte fluvial, muito comum na região amazônica. O acesso à capital Manaus, distante 315 km se dá por 1 hora de avião que só viajam à noite devido aos pássaros ou por barco, numa viagem de mais de 15 horas.
Parintins é um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. É um dos principais patrimônios culturais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins. Todos os anos, ocorre o tradicional festival folclórico de Parintins com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no norte do país como Boi Bumbá. A festa anual ocorre no último fim de semana de junho.

Um comentário:

  1. Limerique

    Assim como não querendo nada
    Vermelho e azul nessa parada
    Matreiro, Chassot se liga
    Não quer entrar na briga
    E torce pela vitória da boiada.

    ResponderExcluir