TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

11.— MAIS UMA VEZ NA UNIJUÍ

ANO
 8
I J U Í - RS

EDIÇÃO
 2558


PUBLICADO COM RESTRIÇÕES DE ACESSO À INTERNET DO HOTEL VERA CRUZ DE IJUÍ.
Hoje a blogada se resume na trazida de anotações do diário de um viajor. Na manhã de ontem, a conferência de abertura do III SEPE do campus de Chapecó “Uma migração exigente: Das certezas às incertezas” foi muito boa par duas horas falei a um atento auditório de mais de uma centena de autoridades universitárias, professores e alunos. À tarde, já em Ijuí, recebi do professor Smaniotto mensagem que traduzi como uma percepção síntese: Parabenizo pela jovialidade e disposição na palestra no III SEPE.
Agora, celebro estar mais uma vez em Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) e ostento o invejável galardão de não apenas ser um dos fundadores como ter estado presente em todos EDEQs. Mas não estou apenas no EDEQ, estou desde a meia tarde de ontem estou na UNIJUÍ.
Há muitos laços históricos que me ligam há mais de três décadas a esta importante universidade. Foi a Editora da Unijuí — que sempre me remete e remeterá ao meu saudoso amigo Mario Osório Marques — que editou o meu primeiro livro — A Educação no ensino de Química — em 1990. Seguiu-se o Catalisando transformações na Educação química, o Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação que teve desde 2000 cinco edições e várias reimpressões e por último o Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto.
Visitei a Editora, na tarde de ontem para um contato com Joel Corso, Editor-adjunto e trago duas notícias: uma, o Para que(m) é útil o ensino? esgotado na Editora da Ulbra será em breve relançado pela Editora Unijui; outra, o Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação está esgotado e devo preparar uma sexta edição do mesmo.
Mas vim para Unijuí para o 33º EDEQ, que reúne mais de 500 participantes. Ontem foi dia de reencontros com membros da ‘fraternidade gaúcha’ da Educação química e de mais de uma dezena de outros estados brasileiros. Houve autógrafos e muita tietagem com pedidos para fotos. 
A Andréa Horta Machado (UFMG), da publicou a foto ao lado no Facebook: Chegada do Mestre Attico Chassot! Ao EDEQ: Que alegria!!!!!! — com Agustina Echeverría UFGO), Ricardo Gauche (UnB) e Gerson Mol (UnB).
À noite, fomos à Feira Nacional da Diversidade, que celebra com dezenas de casa típicas as diferentes diversidades étnicas que fizeram esta região do Brasil. Jantamos na casa que evoca os italianos.
Nesta sexta-feira tenho três atividades. Pela manhã dou um minicurso: “História e Filosofia da Ciência catalisando ações transdisciplinares”. À tarde participo da mesa-redonda: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, PERSPECTIVA CTS E MOVIMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO QUÍMICA - Attico Chassot (IPA/URI); Wildson L. P. Santos (UnB); Marcelo Eichler (UFSC). - Após dou uma palestra: “UM OLHAR AOS ENCONTROS DE DEBATE SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA COM ATENÇÃO AO PERMANENTE E AO TRANSITÓRIO” para retornar às 19h à Porto Alegre. É muito bom estar em mais EDEQ.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, senti falta do tradicional resumo histórico geográfico da cidade. Estamos mal acostumados...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Ao assaz do ensino militante
    Chassot, nada há que o espante
    Don Quixote da docência
    Sua voz alumia ciência
    Contra tolos moinhos segue adiante.

    ResponderExcluir