TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

02.— SABES O QUE É UM BARISTA


ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2550
Esta blogada abre com um anúncio: a edição de amanhã, quinta-feira, será, talvez, a mais importante e original destas mais de 2,5 mil edições deste blogue em mais de 7 anos. Trarei uma entrevista exclusiva com André Sarriá onde narra acerca de suas pesquisas na área de comunicação entre plantas. Será uma edição histórica na continuada proposta de se fazer, aqui, alfabetização científica.
Nesta quarta, ao entardecer estarei viajando para Santo Ângelo. Na capital missioneira, falo amanhã pela manhã, a professoras e professores da 14ª Coordenadoria Geral de Educação.
A fala de ontem de manhã foi para cerca de 60 formadores de formadores dentro da proposta das significativas transformações que ocorrem no Ensino Médio no Rio Grande do Sul. A professora Maria de Guadalupe Menezes de Lima, Coordenadora de Gestão do Ensino Médio da SEDUC, estimou que esses 60, que aplaudiram de pé uma fala (numa foto de Elisena Maidana no Facebook) que durou cerca de 3 horas, talvez valham por uns 6 mil.
Nesta segunda-feira, meus alunos de Teorias do Desenvolvimento Humano do curso de Música do Centro Universitário Metodista do IPA me surpreenderam. Já vivi muita querida tietagem em palestras. Mas publicação no Facebook de uma foto de sala de aula foi algo muito original. Comovi-me.
E, quem sabe o que é um barista? Eu não sabia, mas ontem o Maurício — um barista — do ‘meu’ restaurante Manifesto, que agora tem uma charmosa cafeteria, convidou-me a saborear um café e também saboreei saberes que desconhecia. 
Barista é um profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a "xícara perfeita". Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores,
cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.
Um barista deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.
Barista (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]) em italiano refere-se a qualquer atendente de um bar. No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que atingiram um nível superior de conhecimento no preparo de cafés. É o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, além de ser capaz de desenvolver cartas de drinks próprios.
O Maurício mostrou-me equipamentos sofisticados que adquiriu para fazer café e falou acerca dos cursos que ele e alguns de seus funcionários fizeram. Na Mariante, entre a Castro e Dona Laura, tem agora algo mais que as lindas floradas de jacarandás que em outubro tintam de roxo a paisagem.

5 comentários:

  1. Já tinha lido uma matéria acerca dos baristas, e uma das coisas que me impressionou muito na época é o cuidado extremo que eles tem com suas gargantas, afinal para tal função tudo que envolver o paladar é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. E tempo. Quanto ao café, recentemente recebi um mimo de uma colega de sala. Um café originário do interior de Minas exclusivamente manufaturado sem qualquer processo industrial. Todos ficamos felizes em casa e caímos na sua degustação sem moderação. Conclusão; a fila do banheiro ficou grande!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot!
    Meu conhecimento acerca de barista era zero. Muito oportuno seu texto.
    Estou esperando a entrevista com o dr. Sarriá, amanhã. Desde aquela ostagem de Anápolis aguardava esta oportunidade.
    Amanhã será algo muito especial então;
    A admiração do
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Se almejas, ou seja, tem em vista
    Um café preparado por artista
    De elevado paladar
    Que dê o que falar
    Exija que o faça um barista.

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot: cafezinho nosso de cada dia também tem seu dia "24 de maio dia Nacional do café".Em uma pesquisa chegaram a conclusão que a cafeína ativa receptores no cérebro,melhorando a atenção,concentração e memória talvez seja mais café que o brasileiro esteja precisando tomar. Um abraço Ley

    ResponderExcluir