TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

21.—UMA EVOCAÇÃO... SERVE DE PRETEXTO


ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2568


Sou de um tempo que talvez poucos de meus leitores conheceram: os grandes matutinos não circulavam às segundas-feiras e, também, nos dias seguinte a feriados e dias de guarda. Motivo: as redações de jornais não operavam (havia abstinência de trabalhos servis) aos domingos, feriados e dias santos; logo nas manhãs de segundas e nas de pós-feriados, não havia jornal. É fácil imaginar o glamour, em tempos sem televisão e internet, que tinham os jornais vespertinos nas segundas-feiras. Eu trabalhava em um bar que se vendia a “Folha da Tarde”; às segundas se vendia ‘a Folha’ como pão quente.
Se hoje o mandamento da igreja de não trabalhar aos domingos é letra morta, uma decisão sindical de fazer greve neste domingo é pretexto para não preparar uma edição mais esmerada deste blogue para esta segunda-feira.
Não ignoro que neste 21 de outubro celebre-se o Dia Nacional de Valorização da Família. Esta comemoração é mais uma das tantas tentativas de grupos hegemônicos para impor a todos suas crenças formatadas em um único modelo conservador: matrimonializado, patriarcal, patrimonial, indissolúvel, hierarquizado e heterossexual. Isto, pelas razões de um domingo de greve, reservo para apreciarmos amanhã um artigo da advogada Berenice Dias.
Adicionar legenda
Para a edição de hoje trago apenas uma foto de um encontro familiar deste domingo quando a Gelsa e eu recebemos netos e netas oriundos, em sua maioria, de modelos familiares não sacramentalizados. Na evocação de um saboroso momento, votos de uma muito boa semana a cada uma e cada um. 

Um comentário:

  1. Limerique

    Do vate John Donne, frase que brilha:
    "Porque nenhum homem é uma ilha"
    Somos seres gregários
    Por isso o corolário:
    Dia da valorização da família.

    ResponderExcluir