TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 25 de setembro de 2012

25.- UM ALIENÍGENA FORA DE SUA TRIBO



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2246
A fala de ontem no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado no extenso e lindo parque industrial da Souza Cruz teve marcas de ineditismo. Se apenas no segundo semestre de 2012, já fiz 26 palestras, esta foi a única na qual deixei o ambiente escolar, para falar numa empresa (que fabrica cigarros).
O cenário externo (jardins e reserva ecológica) e interno é faustoso. Não foi sem razão, me senti um alienígena. Não só não estava na minha tribo — falei para pesquisadores e técnicos altamente treinados nas mais variadas áreas de conhecimento, como: Química, Engenharia Química, Bioquímica, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Estatística, Administração, entre outros, muitos dos quais com mestrado e doutorado — como estava em um muito fino auditório (onde o fumar não proibido, mas ninguém fumou) distante da ‘pobreza’ que predomina no chão da Escola.
Há que registrar que o produto fabricado, mesmo com os conhecidos e repetidos alertas acerca de sua sabida periculosidade é disponibilizado ‘generosamente’ dentro da empresa. Problemas éticos, provavelmente, devem aflorar de maneira permanente entre os funcionários.
Minha fala foi a abertura do 1º Congresso Científico do Product Center Américas que se desenvolve até a tarde da próxima sexta-feira. Os continuados aplausos ao final pode ser um indicador de uma muito boa avaliação à minha fala. As duas fotos do evento — uma com o quarteto organizador do evento — são do fotógrafo Anderson Escouto, que ao enviá-las, manifestou o quanto a palestra lhe agradou.
O PC Americas possui 19.800 m² de área construída, composto por cinco blocos integrados de laboratórios (5.400 m2) nos mais modernos conceitos de arquitetura, construção e operação existentes para laboratórios e centros de pesquisas, de acordo com os mais altos padrões internacionais e uma planta piloto (5.800 m2), destinada ao desenvolvimento de amostras de cigarros e novos processos de fabricação. 

3 comentários:

  1. É impressionante constatar que apesar de toda parafernália publicitária que denuncia os malefícios do cigarro, este mal ainda sobreviva e pomposamente em nosso meio. O mal que um fabricante destes faz a uma criança em disponibiliza-la um cigarro é tanto nefasto quanto os traumas deixados por um pedófilo. Dia há de vir que baniremos este ingrediente execrável do planeta.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Para aqui fazer um breve resumo
    Digo que Chassot perdeu o rumo
    Ao adentrar local
    Com eflúvios do mal
    Onde o produto final é fumo.





    ResponderExcluir
  3. Limerique

    “É proibido não fumar” neste local
    Onde se diz do bem e se prega o mal
    Máquinas de fumo
    Apregoam consumo
    Do cigarro, que é seu produto final.

    ResponderExcluir