TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

13.- RUMO À RAINHA DA FRONTEIRA


Ano 7*** Porto Alegre / Bagé ***Edição 2234
Uma vez mais, esta edição entra circulação quando estou a bordo, já tendo percorrido uma hora, das cinco que me separam de um destino inédito para mim. Quando forem vencido 380 km, deverei estar chegando a primeira vez a Bagé.
Mas há um registro preliminar especialíssimo: hoje é o aniversário de meu filho André. Ele, no clã familiar, é o meu segundo filho. Com a Tatiana, entre outras alegrias, expandiu-me os dulçores do avonar presenteando-me o muito querido Pedro. Profissionalmente conjuga o seu ser um competente fotógrafo, com as atividades de educador popular em duas comunidades na periferia de Porto Alegre Ele se encanta — e, às vezes se assusta — com os desafios cotidianos de levar educação a um número significativos de jovens que vivem em situação de risco. Vibro com a vibração do André.
Minhas atividades na ‘Rainha da Fronteira’ ocorrem a convite da UNIPAMPA. É a segunda que estou nesta jovem Universidade. Em abril preferi a aula inaugural no Campus de Uruguaiana.
No entremeio das duas falas anunciadas no material de divulgação, reúno-me com colegas do Curso de Química para analisarmos a possibilidade da UNIPAMPA organizar o 33º Encontros de Debates de Ensino de Química em 2013. A edição deste ano do EDEQ — o mais tradicional encontro de Educação Química do Brasil — será na UFRGS, em outubro.
Não deixa de ser exótico que eu, que já tenha viajado a tantas cidades do estado e do país só agora vá, pela primeira vez, a uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Sul, que como se pode ver no mapa, a cidade é sede de município, que é lindeiro com a República Oriental do Uruguai.
Esta blogada encerra a primeira trezena setembrina. Talvez a mais sumarenta deste blogue. Tivemos alguns dos textos mais significativos como o tríduo kuhniano, o festejado artigo de João Pereira Coutinho na terça-feira e o caso Fox ontem; uma reflexão sobre ortotanásia e no dia da independência algo sobre como o capital faz escravos; tivemos ainda um alerta acerca de revistas arapucas que vendem espaços para publicar. Além de duas pistas de leituras acompanhamos um labrador subindo o altar.
Este balanço é para justificar hoje uma edição menos densa, hoje. Uma muito boa quinta-feira a cada uma e cada um. E para manter o sabor de um diário de viagem, uma informação: volto à noite a Porto Alegre.

7 comentários:

  1. Parabéns ao jovem André, pelo relato constatamos a veia literária em sua herança genética.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Prá fronteira foi o aventureiro
    A município do Uruguai lindeiro
    Com toda aquela verve
    Mostrar para que serve
    Ciência prá aqueles boiadeiros.

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Chassot na Rainha da Fronteira
    Terra de macho e garota faceira
    Na pátria do gaudério
    Ele mostrará mistério
    Da mágica ciência alvissareira.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Attico Chassot professor colosso
    Que na docência está desde moço
    Foi prá Bagé
    Saber como é
    Aquela metrópole de índio grosso.

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Chassot foi como subisse a rampa
    Prá cidade de Bagé de fina estampa
    Local de gaudérios
    Com seus mistérios
    Rainha da Fronteira, portal do pampa.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    O mestre cansou do magistério
    Cansou da ciência e seu mistério
    E mudou pra Bagé
    Foi andando a pé
    Foi parar na terra dos gaudérios.

    ResponderExcluir
  7. Limerique

    Chegando, o mestre foi logo pilchado
    Ficou constrangido meio encabulado
    Mas estava em Bagé
    Tomando mate até
    Portanto, completamente agauchado.

    ResponderExcluir