Ano
7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2236
Este blogue já
foi cenário de muitas considerações acerca de um binômio maravilhoso escrita≈leitura.
Muitas vezes já se considerou aqui também o quanto estamos lendo menos em
livros ‘suporte papel’ que algum saudosista chamou de ‘livro de verdade’.
Hoje ao invés
da dica sabática, como sugestão de leitura, quero evidenciar porque lemos (e,
também produzimos) menos. Há evidências disso e são as muitas mensagens que recebemos
— e temos que responder (estou desconsiderando a maioria que é liminarmente
descartada) — que são distratores. Estas se agrupam em várias modalidades. Uma
categoria são as burocráticas, particularmente as relativas a viagens (detalhes
de voos, o que fazer ao chegar, hotéis, prestação de conta, envio do bilhete de
volta...).
Mas há outro
tipo de mensagem, muito recorrente: são pedidos de ajuda e/ou opinião. Na
última segunda-feira recebi quatro que resolvi partilhar com meus leitores. Uma, de entusiasmada licencianda em Ciências do Paraná; outra de licencianda em Química
do Maranhão; uma terceira de aluno do ensino Médio que deseja ser astrofísico, e
uma quarta que me pede um texto de jornal de 1999. As quatro mensagens com
minhas respostas fazem a tessitura desta blogada sabatina.
Olá
Professor Attico Chassot,
Sou
estudante de Lic. em Ciências: Biologia, Física e Química pela Universidade
Federal da Fronteira Sul em Realeza no Paraná.
E
também professora bolsista de um Projeto de Atividades Práticas de Laboratório
que envolve atividades de Química, de Física e Biologia.
Sinceramente,
estou me apaixonando pela Educação, pela história da Ciência, estamos agora
fazendo uma disciplina sobre a História e Epistemologia da Ciência.
Estou
descobrindo a cada dia essa paixão em ser professora, nem que temporariamente.
Entendo hoje o porquê dos professores continuarem lutando diariamente
pela
Educação e traçando batalhas todos os dias dentro e fora de sala de aula.
Estamos
agora quase encerrando um resumo para o SBQSul, sobre o Impacto que atividades
experimentais, que esse contato que eu como acadêmica, juntamente cm minhas
colegas temos com os estudantes, com o trabalho com os mesmos em um laboratório
de Ciências, e com esse ambiente escolar.
Vejo
que sem esse Projeto seria mais uma estudante de Ciência formada de forma
livresca sem esse contato com a Escola, e sem atividades de Laboratório, sem
está vivência escolar.
Gostaria
de pedir se o Professor pode me dizer algo, que me faça entender melhor tais
impactos, essa contribuição na formação docente de um acadêmico.
Que
me ajude a capturar a essência que me falta para ver e entender certas
ressaltas.
Att,
Raquel
Muito
estimada Raquel,
que
mensagem tão significativa esta que me envias. Começo por tua conclusão: pedes
pistas não precisas. Vejo que a proposta de teu curso é mito consistente. Já
estive na UFFS Campus de Chapecó. Encantei-me.
Cultiva
a disciplina de História e Filosofia da Ciência: ela deve ser o cerne de tua
formação.
Parece-me
que essa crítica a uma formação livresca é démodé. Tomaram tenham uma sólida
formação lastreada em livros sim.
Estou
te enviando um texto que reflete algumas de minhas utopias para a formação de
professores.
Convido-te
a te fazer parte destes “Diálogos de aprendentes!”
Na
expectativa de nos vermos em Tubarão em novembro,
recebe
um afago do attico chassot
Bom
Dia,
me
chamo Jéssica Pereira e sou graduanda do curso de Licenciatura em Química pelo
Instituto Federal do Maranhão. Estou escrevendo um artigo científico e fiz
menção de uma citação sua no meu trabalho. No entanto, não consegui encontrá-lo
na inernet para que eu pudesse ver em qual página está a referida citação.
Por
isso, venho por meio deste pedir-lhe, se possível com urgência, que me envie
sua tese "Para que(m) é útil nosso ensino de química" ou me mande um email
com a página da seguinte citação: “o conhecimento químico deve permear toda a
área de ciências de 5ª a 8ª série, e não se restringir a um semestre isolado,
no final do primeiro grau, onde em geral se antecipam conteúdos do segundo
grau”.
De
já agradeço por sua ajuda, Jéssica
Estimada
Jéssica,
percorri
o Para que(m) é útil o ensino?, em
papel encontrei várias locuções, mas nenhuma ipsis literis a que tu envias. O
cap. 6, p. 95 a 136, tem esta estrutura.
No
inútil que é útil se examina a (re)produção do conhecimento químico onde três
dimensões que serão contempladas neste capítulo: 6.1.- como os conteúdos
químicos podem constituir currículos dominadores 6.2.- como estes conteúdos com
falso rótulo de necessários para a formação do espírito científico contribuem
para uma falsa educação científica; 6.3.- como a Química pelo seu hermetismo se
torna inacessível se tornando uma disciplina esotérica.
Lamento mas não tenho como te ajudar.
Um
afago de ac
Olá
Mestre Chassot,
me
chamo Nicolas Schuck, o futuro astrofísico que estava presente em sua palestra
no Colégio São Lucas.
Através
deste email gostaria de falar que gostei muito do livro que nos foi trabalhado
e da palestra. Entretanto devido ao pouco tempo não consegui falar com o senhor
sobre algo que gostaria que desse sua opinião.
Eu
sou um admirador da Mitologia Grega e da alquimia (que tem um certo mito
presente nela), sendo assim gostaria de saber se você não acha que os
verdadeiros mitos acabaram abandonando a religião, a ciência entre outras
áreas, pois muitas vezes acabam parecendo apenas artimanhas políticas fazendo
detentores de crenças diferentes entrarem em conflito ou fazendo dois países
competirem pelo melhor aparato científico, não acha estas áreas perderam um
pouco daquela sensação de acreditar nos seus deuses ou a vontade da descoberta
sem visar nenhum lucro?
Abraços,
Nicolas Schuck
Meu
caro Nicolas,
que
bom que minha estada no São Lucas foi importante para ti. Parece que está
havendo um equívoco na acepção de mito.
Na
fala entendi usar “mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós")
como uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito
procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do
homem por meio de deuses, semideuses e heróis” (Wikipédia).
Logo
ele não compete com a religião. Ele uma leitura religiosa.
Logo
ele não compete com a Ciênci,a. Ele uma leitura cosmogônica.
Na
segunda parte de tua mensagem usas mito numa releitura do cotidiano, fazendo
uma mitificação de objetos e seres (dinheiro, armas, culturas, países....) Isso
é válido, mas não tem nada a ver com ‘uma narrativa simbólica.
Espero
ter ajudado.
Com
disponibilidade, ac
Olá
Professor Attico!
Em
uma publicação no seu Blog vi que o senhor usou uma citação do Oscar Wilde
(1854 - 1900) que está no texto “O umbigo vitoriano” resenha livro O coração
desvelado Peter Gay elaborada por Nicolau Sevcenko para o Jornal de Resenha -
Folha de S. Paulo, p.8, 12 de junho de 1999. Gostaria de saber se o senhor tem
essa resenha do Sevcenko em formato digital e poderia enviar por e-mail, ou se
saberia onde posso encontrá-la, pois gostaria muito de lê-la, tendo em vista
que estou fazendo um estudo sobre as obras do Peter Gay e gostaria de ler uma
opinião como a do Sevcenko sobre um dos seus trabalhos. Desde já agradeço a
atenção
Atenciosamente,
Fernanda Martins
Estimada
Fernanda,
os
robosinhos do Google são fantásticos.
Eles
em 0,12 segundos me remeteram para http://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs12069915.htm
e lá estás a resenha do saudoso "Jornal das Resenhas" de 1999.
A
citação de Oscar Wilde: "Nunca viajo
sem o meu diário. É preciso ter sempre alguma coisa sensacional para se ler no
trem." eu a continuo seguindo.
Um
afago do ac
Votos de um
muito bom sábado para cada uma e cada um. Um convite à primaveril domingueira
amanhã.
A Coreía após atravessar uma sangrenta guerra civil que dividiu-a ao meio resolveu mudar seu futuro investindo em educação. E para se investir em educação é necessário se investir em professores. E foi feito, um professor de ensino básico ganha em média o equivalente a dez mil reais. Já temos os primeiros frutos deste investimento no avanço tecnológico deste país.
ResponderExcluirSeria muito bom se nossa Presidenta passasse umas férias na Coréia.
Abraços
Antonio Jorge
Limerique
ResponderExcluirMas uma constatação agora faço
Mestre Chassot deixa seu traço
Em entradas e saídas
Como moderno Midas
Agora domina o Cyber espaço.
Limerique
ResponderExcluirAttico Chassot é uma criatura
Que com a maior desenvoltura
Dá exemplo de sapiência
E com muita insistência
Nos recomenda escrita e leitura.
Chassot,
ResponderExcluirfolgo em ver que meu aluno comunicou-se contigo com tanta desenvoltura.
Parabéns pelos diálogos.
Grande abraço,
Guy.