TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

24.- SEMANA FARROUPILHA: UMA BABAQUICE?


.
Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR  ***Edição 2245
Começa uma das semanas mais densas para mim e na sua abertura, um ponto de agenda inusitado (e já criticado por pessoas que me são próximas): O que é Ciência, afinal? para pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Souza Cruz em Cachoeirinha, esta manhã.
Meu argumento de aceitação do convite está em texto apócrifo do evangelho: “Usemos os excrementos do demônio para adubar as vinhas do Senhor”. Mesmo que, às vezes, os excrementos possam ser ofertados com parcimônia.
Na edição do feriado gaúcho de 20 de Setembro verberei, aqui, contra o cada vez mais exagerado gauchismo. Encontro algo na mesma direção, com consequências no mínimo prosaicas, onde se ferreteia aqueles que não aderem ao fanatismo dos cultores do ‘tradicionalismo’. Eis o que está na página 3 da Zero Hora de sábado. Antes duas dicionarizações do Priberam:
BABAQUICE
BABACA Duas de quatro acepções.
s. f.
1. [Brasil, Informal] Dito ou ato de quem é tolo ou babaca. =IDIOTICE
2. [Brasil, Informal] O que não desperta interesse (ex.: os críticos consideram aquele filme uma babaquice).
adj. 2 g. s. 2 g.
1. [Brasil] Que ou quem é muito ingênuo. = BOBO, BOBOCA, TOLO
2. [Brasil] Que ou quem tem pouca inteligência ou capacidade de decisão. = BOBO, BOBOCA
adj. 2 g.
3. [Brasil, Informal] Que não é estimulante, interessante ou relevante (ex.: personagem babaca). = DESINTERESSANTE, IRRELEVANTE, SUPERFICIAL
Injusta guerra: “Babaquice” foi a palavra que derrubou o secretário de Governo de Cachoeira do Sul. Loir de Oliveira Filho não roubou, não se omitiu em seu trabalho, nem agrediu ninguém fisicamente. O crime que gerou a queda: externar uma opinião no Facebook. “A Semana Farroupilha é uma babaquice.”
Um ponto de vista não é uma verdade. Não gostou? Recrute argumentos, dispare teses, mire no alvo da razão.
No meio do entrevero, o golpe baixo: um representante do movimento tradicionalista sugeriu ao ex-secretário que fosse morar em outro Estado. Como assim? Lotaremos trens de carga e mandaremos para Santa Catarina os que pensam diferente de nós?
“A Semana Farroupilha é uma babaquice.” Eu não concordo, [diz o titular da página 3] a imensa maioria dos gaúchos não concorda. Mas se houver apenas um entre nós que pense assim, deve ter ampla liberdade para dizê-lo. Não é favor. É direito.
O ex-secretário não é agressor. É vítima. Vítima solitária e idefesa. Socorro, precursores da liberdade! Cioso do seu patrimônio político e eleitoral, o prefeito de Cachoeira se apressou em isolar o doente contagioso: “A opinião não reflete o pensamento da administração”. Se, na hora, tivesse lembrado a letra do hino do Rio Grande, o prefeito teria insistido para que seu ex-colaborador ficasse no cargo. Povo que não tem virtude acaba por ser escravo. Escravo de si mesmo, às vezes. 

6 comentários:

  1. Amigo CHASSOT,
    Tomei pelo lombo (seria "pelas costas"!) essa dupla burrice da minha terra: UM por emitir seu posicionamento (com todo o direito) sem antes juntar a tropa (respaldo sempre é bom!) e OUTRO por demití-lo por não concordância da elite rural falida (nitidamente com representação oficial).
    Vou tirar as verdades deste causo! Até!"
    Ir para comentários

    ResponderExcluir
  2. Ola Chassot
    Custo a acreditar na atitude desta administração pública, que deve se autoafirmar "democrática" para seus consortes, mas que age de forma ditatorial em suas decisoes. Uma atitude destas pode ser comparada aquela dos radicais islamicos em relacao ao video maometano, tao propalada nos dias atuais. JB

    ResponderExcluir
  3. Briga feia e fútil, reflete a ignorância da língua e o total estreitamento de horizontes. Lembro de uma menino que após ser chamado pelo colega, ao qual lhe aplicava uma surra, de "poltrão", correu a mãe chorando fazendo queixa do xingamento; -Mãe ele me chamou de potrão! A historieta reflete um pouco o quanto pode ser confusa o desconhecimento da língua.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. "lembro de um menino" Perdoem-me o erro de digitação, mas o colega que apanhava agora é velho e míope...

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Para o leigo parece até anedota
    Ou coisa de gente assaz idiota
    Porque cidadão gaúcho
    No mais se dá ao luxo
    De com festa comemorar derrota?

    ResponderExcluir
  6. Olá mestre Chassot, estamos vivendo o final dos tempos, como dizia minha avó. São tantos os ignorantes que se escondem atrás de uma máscara dita a "verdade", mas qual é a verdade?
    Talvez hoje,o prefeito já conhece o significado do que foi registrado no FACEBOOK e procure pela vítima dizendo que conseguiu interpretar o que lera.Quem apenas lê, ainda é um analfabeto, pois há a necessidade de saber interpretar.
    Estou triste com a situação para não escrever outras palavras que possam me prejudicar por pessoas inconsequêntes.Mestre,um grande abraço!

    ResponderExcluir