TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 22 de setembro de 2012

22.- FELIZ PRIMAVERA/OUTONO



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR    ***Edição 2243
Se diz que “não se fazem mais estações como antigamente”. Realmente parece que estamos desformatando as estações, mas hoje às 11h49min começa astronomicamente a primavera.
Assim, é natural que, neste sábado a edição seja de celebração e votos de feliz Primavera/Outono para cada uma e cada um dos leitores dos Hemisférios Sul/Norte.
Aqui a chamada estação das flores. Lá as árvores se vestem de um amarelo dourado. Lá e aqui período de climas mais agradáveis, se confirmarem o previsível.
em separado augúrios para aqueles e aquelas que vivem na linha do Equador (leitores de Belém, Bragança, Manaus, Boa Vista, Teresina...) que não têm diferenças significativas nas quatro estações, desejo ventos suaves e frescos para abrandar o sol que faz clima mormacento.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do Hemisfério Sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro, no caso do Hemisfério Norte inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho.
Hoje, dia do equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, até 22 de dezembro,
E como esse dia equinocial coincide com dia de letras aqui, honro a tradição de sabatinas literárias com três brindes a meus leitores. E com eles a renovação de meus votos.
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."
Che Guevara
"Primavera"
Sandro Botticelli (1445- 1510) um dos pintores Renascentista que tive o privilégio de admirar na Galeria di Uffizi em Florença.
Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Pablo Neruda

4 comentários:

  1. Limerique

    Mas é que o tempo nunca espera
    Percebe a mudança na atmosfera
    Emite seus acordes
    Como fossem ordens
    E franqueia à luz a primavera.

    ResponderExcluir
  2. Que venha a primavera, estação das flores e dos amores, alimento dos poetas. A paisagem assume um colorido mágico tal qual uma tela de Monet. Nas idas e vindas do atribulado cotidiano não há como evitar uma pausa para admiração e reflexão. Que os bom fluidos da colorida e perfumada primavera orientem a escolha de nossa nova casta política.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro Chassot
    Bastante inspirado neste início primaveril, com laudas inclusive a Neruda. Seriam reminiscencias gélsicas que te acometem?
    Abraço e bom final de semana - JB

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    De repente, sem mais, desperta a fera
    Caleidoscópio de cores, também pudera
    Miríades de insetos no cio
    Eflúvios voluteiam como rio
    Vai-se o inverno acorda a primavera.

    ResponderExcluir