TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20.- RUF: RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA


Ano 7***   CAMPINAS   ***Edição 2241

professorchassot.pr ***Edição 2241

Estar, hoje, ausente do Rio Grande do Sul me absolve de uma vez mais, como fiz em outros 20 de Setembro, verberar aqui neste blogue contra o recrudescimento de um gauchismo (quase) fanático. Não é mais a data farroupilha que se festeja, nem a semana, mas agora já é o mês.
Mesmo que em verdade se celebre uma derrota para as forças imperiais o ufanismo de uma ‘independência efêmera’ parece cada vez mais decantado. Mas, já anunciei que neste ano sou omisso.
Cheguei a Viracopos às 16h30min em um voo que festejava a inauguração, com exclusividade na América Latina, de serviço de televisão, em tempo real, a bordo. Frui a novidade podendo acompanhar diferentes canais noticiosos (greve dos bancários e dos correios, julgamento do mensalão...) ou partidas como Chelsea X Juventus pela liga dos Campeões da Europa. No aeroporto fui atenciosamente esperado pelo Prof. Pedro da Cunha, da Faculdade de Educação.
Não posso deixar de registrar estar por 1,5 dias na Universidade Estadual de Campinas — a UNICAMP, uma das mais importantes universidades da América Latina. Aqui, na noite de ontem, iniciei minicurso: PROPOSTAS PARA AÇÕES INDISCIPLINARES USANDO A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA que conclui na noite de hoje. Ainda, na manhã de hoje tenho um segmento em uma mesa-redonda: “As Ciências Exatas nas Humanas”. Estas atividades integram a 6ª Semana da Educação - Unicamp.
No badalado RUF — Ranking Universitário Folha — divulgado em caderno especial de 3 de setembro de 2012 aponta a UNICAMP em 5º lugar. Apresento uma tabela de 10 primeiras em 188. 
Para não ser omisso ao gauchismo, saúdo o 4º lugar da UFRGS — fiz a graduação, mestrado e doutorado e fui professor e também gestor acadêmico —.
Trago uma crítica olhando a situação particular da Instituição onde estou hoje. Para entendê-la é preciso conhecer como é feito o RUF. Antecipo que não tenho procuração da UNICAMP para o questionamento.
Os quatro indicadores que compõem a fórmula do RUF são:
1) Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações.
2) Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.
 3) Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos.
 4) Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos.
Mesmo um leigo no assunto questionaria o terceiro indicador. Eis a situação da UNICAMP em cada um dos indicadores: na qualidade da pesquisa, é a segunda; na qualidade do ensino, é a segunda [perde apenas para USP, nos dois itens]; no indicador de inovação, é primeira; mas na avaliação do mercado, tem mais de 30 na sua frente. É preciso ver que este item de peso 20 em 100, enquanto pedidos de patentes tem cinco.
Assim, há que reconhecer minha gratificação. Tenho o privilégio de ser convidado, mais uma vez, para falar em uma das mais importantes universidades da América Latina.
E, aos que vivem no Rio Grande do Sul, adito votos de um bom feriado.

6 comentários:

  1. Ficamos todos contentes com sua ilustre presença aqui na UNICAMP. E essa classificação das universidades, a Unicamp sempre perde devido ao numero de pedidos de patentes, em que são pouquíssimos comparados as faculdades do ranking outras universidades.
    Att Anah Liz

    ResponderExcluir
  2. O homem é um animal gregário, e as manifestações ufanistas são normais seja pela sua rua, paróquia, religião, país, time etc. e a visão etnocêntrica as vezes leva a exageros. Ufanismo e idolatria andam de mãos dadas. Vale a pena lembrar a história do nosso famoso jogador Odivan que foi batizado assim devido sua mãe ser fã inconteste do cantor Roberto Carlos, escolhendo o trecho de uma das suas músicas "O divã na sala" para dar nome ao seu filho.
    Vai aqui tambem um comentário; o Mestre Cassot é tão empenhado em sua labuta educacional que esquiva-se dos feriados.

    Felicidades!

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Querida Anah Liz,
    primeiro obrigado pelas mordomias que me ofereces nesta minha estada na Semana.
    Quanto ao teu comentário do RUF. Parece ser o contrário. A Unicamp tem o valor mais alto nas patentes e foi prejudicada na avaliação dos empresários.
    Em breve estaremos juntos para mais uma etapa da 6ª Semana de Educação da Unicamp.
    Afagos agradecidos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Professor Chassot

    Os critérios desse ranking me parecem muito pouco significativos, para mim. Não observam outras dimensões, como por exemplo, o foco da universidade. A minha instituição se dedica principalmente as ciências agrárias e as licenciaturas. Como essas, aparentemente, pouco interessam a muitos, a posição número 52 no ranking é aceitável, dentro dos parâmetros sugeridos, mas me incomoda, pois em termos de número, não refletem nada acerca de uma instituição séria, de quase cem anos, e forte em áreas importantes, porém desprezadas em termos de status na sociedade.

    Euzébio Simões

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Em nome dos moradores da ilha
    De festa quero fazer partilha
    Homenagem ao guerreiro gaúcho
    Que não economizou cartucho
    Travou a Revolução Farroupilha.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à UFRGS pela sua colocação (sejam quais forem os critérios) e a todos os gaúchos pela passagem da Semana Farroupilha!
    Abraços, Mestre!

    ResponderExcluir