TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 16 de setembro de 2012

16.- (QUASE) PRIMAVERA


Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2237
Astronomicamente — pomposo este advérbio — a primavera / o outono iniciam no próximo sábado. A natureza sabe ser indisciplinada. No Hemisfério Sul, nas geografias daqui, a primavera começou mais cedo. A parreira, podada há semana se faz viçosa. Antes de trazer a pauta primaveril, concebida para esta domingueira, duas efemérides sabatinas.
Pela manhã, no Seminário ‘Educação e Inclusão’ do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão o José Clovis de Azevedo expôs, com bastante discussão, a sua tese ‘Merco Escola versus Escola Educadora’ fazendo-se uma manhã sumarenta.
À tarde fui a Estrela, para as comemorações do segundo aniversário do Felipe, ocorrido dia 8. Ele, como o Guilherme, é meu neto filho da Ana Lúcia e do Eduardo. Foi uma tarde de dulçoroso avonar, pois lá encontrei o Pedro, filho do André e da Tatiana. Os 2 x 120 km foram na ida muito curtidos com a Carolina e a Maria Clara, junto com Clarissa e o Carlos; na volta a alegria foi estar com a Maria Antônia e seus pais Bernardo e Carla. 
Mas cumpro a pauta. Tenho um amigo que se refere a meus jardins suspensos, aos jardins de Aticodonosor. Tenho aqui no 8º piso araçazeiro, amoreira, pitangueira, jabuticabeira, três palmeiras, uma araucária e esguios cactos.
Mas jardim evoca flores e essa blogada domingueira se faz com um registro imagético de alguns detalhes da Morada dos Afagos. Estas amostras são — de uma maneira mais especial — para a Gelsa curtir no Hemisfério Norte, na celebração da passagem do primeiro dos quatro meses de separação.


6 comentários:

  1. Meu prezado Chassot
    As belezas do teu jardim da Morada se fazem mais intensas neste iniciar primaveril, mesmo que as estações nos enganem vez por outra. Compartilho contigo as dores da separação temporária, da qual tenho experimentado semanalmente nestes últimso tempos. Sei o quanto é doido, mas não te aflijas que o retorno é mais gostoso. Abraços do JB e Bom Domingo, prenunciando uma primavera repleta de flores e de feliz retorno da Gelsa.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot tento vislumbrar a sua saudade, eu e minha esposa em trinta anos de união, nunca nos afastamos. Porém as flôres são a melhor mensagem.


    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Na casa do Chassot, a primavera
    Para o mestre o inverno já era
    Profusão de flores
    Com seus olores
    Seu jardim, um naco da biosfera.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Suspenso jardim coberto de flor
    Como palheta esbanjando cor
    Será a Babilônia?
    Oh, quanta begônia!
    Apenas jardim do Atticodonosor.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo, Professor Chassot. Resplandecente o seu jardim. O bioma que desenvolves no alto do 8º andar é, por si só, a eterna primavera que manifesta na natureza a candura, o doce mel do saber, o florescer diário daquilo que cultivas com o cuidado necessário do conhecimento científico e humano em seus esplendorosos dias. Faz jus à denominação "Morada dos Afagos: para o espírito e, também, para os olhos.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido Chassot, lindas essas flores, uma otima amostra da morada dos afagos, muito bem representada. A linda flor branca me encanta!
    Um quente abraço piauiense. Valdelice Cruz
    P.S: A professora Cleide manda um grande abraço!

    ResponderExcluir