TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10.- NOVIDADE NO MERCADO


Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2231

Publish or Perish” é uma histórica frase cunhada para descrever a pressão no meio acadêmico exigindo de forma rápida e continua publicações para manter-nos vivos. Nestes tempos de continuadas avaliações somos aguilhoados com um ferrete: "Publicas ou pereces".
Há uma semana tivemos lançado no país o RUF, Ranking das Universidades da Folha, que está dando que falar. Assim, hoje o assunto é nesta linha.  
Na quinta-feira recebi (e certamente milhares de professores), em meu correio pessoal ‘um anúncio’ ou como se dizia quando eu era pequeno ‘um reclame’ ou mais recentemente ‘uma propaganda’. Os dois Programas de Pós-graduação que trabalho repassaram a todos os docentes (e talvez, aos discentes) a mensagem.
Eis a peça publicitária:
Publicação na Revista Sodebras
Prezado Professor
Publique seu artigo na Revista Eletrônica Técnica Científica SODEBRAS (Soluções para o Desenvolvimento do País), com Qualis da CAPES, nota B5, ISSN 1809-3957. Atende muitas áreas do conhecimento e possui um corpo de pessoas capacitadas em cada área para verificar seus artigos.
Para submeter o artigo o Senhor deve seguir as instruções no site: http://www.sodebras.com.br, lembrando-se que o trabalho não pode exceder 8 páginas.
O prazo para publicação na Revista Sodebras é de até 3 meses, após o pagamento.
O valor é de R$456,00: www.sodebras.com.br/ revista/pagamento.html
Contando com sua participação, antecipadamente agradecemos.
Cordialmente
Zélia de Araujo Pedran, Equipe Sodebras
Imediatamente respondi as coordenações, com cópia para todos e também para dona Zélia, assim:
Colegas, aí parece estar uma nova maneira de mercantilizar a educação, escreve-se um artiguete e paga-se uma pequena fortuna e se dá uma engordadinha no Lattes. Prefiram publicar em revistas de Programas de Pós-graduação. Com expectativas, attico chassot
Recebi adesão de colegas dos dois Programas. Todos concordando, inclusive alertando para o desvalor de publicar em revista Qualis B5.
Salvo avaliação equivocada, trata-se de mais uma arapuca para alguns faturar. Não é sem razão que há no endereço destaque para um carrinho para ser colocado nele ene unidades de R$ 456,00 para pagar, uma para cada artigo submetido. Há também chamada para participação no comitê científico, sem menção de retribuição pecuniária.
Posso ter laborado em erro, até porque ao ler alguns artigos, encontrei textos significativos, relevem. Penso que não cabia me omitir a um alerta.

Dedico esta blogada aos editores de revistas acadêmicas — muitas vezes fazem um trabalho insano e pouco reconhecido.

4 comentários:

  1. Querido companheiro(também intelectual), sempre atento a temas punjantes!

    Ao denunciar essa nova faceta do processo de mercantilização da vida contemporânea, mais uma vez teu blog presta um serviço à educação! Fica a pergunta de como empresas com tais propósitos têm acesso às listas de emails de seus pesquisadores...
    Com carinho e sempre muita admiração, Gelsa.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos o reinado do capital, tudo adquire um valor pecuniario, até a informação de nossos dados para fins não éticos. Com isso perde-se a qualidade, a privacidade e a paciencia.Assim em determinados momentos agimos tal qual Cristo e viramos a mesa dos vendilhões do templo. Parabéns pela virada Mestre Chassot.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Um bom alerta de teu Blog para esta nova forma de tornar a educação um produto comercializavel. Em tempos de liberalismo, onde se aconselha pouca interferencia do Estado, nada como fazer proveito de todas as oportunidades. Por isso, "oportunistas" se imiscuem nos mais diversos segmentos para buscarem o "lucro" a qualquer custo. Obrigado Chassot.
    Abraço do JB

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Intelectuais tratados como artistas
    Para publicarem artigos em revistas
    Em papéis duvidosos
    Nem tanto cheirosos
    Que se fazem de ciência arrivista.

    ResponderExcluir