TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de setembro de 2012

09.- UM LABRADOR NO ALTAR


Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2230
Esta blogada dominical poderia ser lida na esteira do que escrevi aqui, na última sexta-feira, à guisa de reflexão sobre do “Dia da ‘Independência’” trazendo um exemplo doloroso acerca do quanto o capital monopolizado em mãos predadoras torna países ‘livres’ submetidos. Na mesma data, o jornal mais importante da Região Sul, ocupando mais de 50% de página, incluindo uma foto de 118 X 175 mm, relata algo que pode enojar.
Na transcrição abaixo, substitui três dos quatro nomes citados. De Tal nos dois primeiros sobrenomes refere família tradicional porto-alegrense e pela descrição que os leitores encontrarão deve ser também muito rica. Aliás, as famílias muito ricas são usualmente tradicionais. A recíproca, nem sempre é verdadeira. 
Não troquei o nome do cão, pois dos quatro nomes citado, certamente é único que não deve sentir-se vexado em ser objeto de tão pouco apreciável notícia. Dele mudei a foto, para não expor pessoas que aparecem como coadjuvantes de Kobe, a estrela do registro. Os nomes estão em caixa alta, em tamanho 1,5 vezes maior que o das demais letras. Eis o texto, com a maquiagem anunciada.
Juntos no altar O amor do dono por seu pet garantiu uma cena pouco comum no casamento de FULANA DE QUAL E TAL e FULANO DE TAL, realizado no Sheraton Porto Alegre. Quando o juiz anunciou a troca de alianças, o labrador Kobe surgiu no corredor carregando, em uma cesta, os anéis que selariam a união do casal. A ideia foi de Fulana. Durante seis meses, ela teve ajuda do adestrador Beltrano de Tal Qual para treinar o cão para o grande dia. Sem o noivo saber. Kobe fez bonito na cerimônia e emocionou seu dono com a surpresa. Incluir os pets na festa — ou mesmo na cerimônia — de casamento está na lista das “top five” tendências anunciadas pelo portal americano Wedding Channel. Vale até levar pássaro ou aquário com peixe de estimação para o salão.
Votos de um bom domingo a cada uma e cada um, mesmo com tão indigesta notícia. Não resisto a uma pergunta, ou melhor, duas: Qual leitora gostaria de ser, na notícia a cima, Fulana Qual e Tal? Qual leitor gostaria de ser Fulano de Tal?

15 comentários:

  1. Mestre Chassot,
    muito oportuna análise de um fato que ao lermos, de maneira usual, não criticamos. Obrigado pelo seu alerta.
    Gosto de cães, mas se minha noiva, no dia do casamento, desse prova de tal vilania — sim, um ato vil — talvez abandonasse o altar na hora.
    A propósito, o jornal que badala um feito grosseiro e mal educado destes não é mesmo que se diz preocupado com a Educação no Rio Grande do Sul?
    Grande blogada, Mestre!
    Bom domingo a todos
    Genaro Pietrobonne

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Era uma vez um mundo estranho
    Com gente de dinheiro sem tamanho
    Gente que ditava moda
    Aos que viviam à roda
    Prá pretoria levaram um rebanho.

    ResponderExcluir
  3. Mais um fato que estampa o grau de superficialização que se apossou da sociedade contemporânea, desprovida de efetiva e profunda reflexão acerca do valor, da essência da vida. Como diz C.Castoriadis, filósofo greco-francês, a contemporaneidade notabiliza-se pela ascensão da insignificância. Outros pensadores e pensadoras podem corroborar essa assertiva, ratificando a naturalização do absurdo, do instrumental, do superficial, da perda de sentido e liquidação da futilidade (Z.Bauman). Boa semana grande mestre.

    ResponderExcluir
  4. Muito querido colega e amigo CV Cassol,
    obrigado por ratificares com tão douto comentário a pequenez de parte da sociedade atual,
    com crescente admiração de meu brilhante ex-aluno,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Coisas que minha mente não alcança
    Coisas que nunca vi quando criança
    Gente que por ter dinheiro
    Ridícula por inteiro
    Treina o cachorro para levar aliança.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Coisas que nunca ouvimos falar
    Quando gente rica resolve casar
    Abaixo do equador
    Um cachorro labrabor
    Conduzindo aliança até o altar.

    ResponderExcluir
  7. Limerique

    Vejam só aquele vistoso labrador
    O qual fizeram emissário do amor
    Ele engoliu a aliança
    Que deram em confiança
    Agora têm que esperar ele “pôr”.

    ResponderExcluir
  8. Limerique

    O cachorro sem saber seu lugar
    Engoliu aliança antes do altar
    Noivos sem esperança
    De encontrar aliança
    A “desova” do cão têm que aguardar.

    ResponderExcluir
  9. O grau de futilidade evidenciado pela atitude relatada demonstra o quanto podemos ser pequenos. Em determinada ocasião acompanhei minha mãe em um congresso espírita no qual estavam diversos palestrantes renomados. Observava-se que o padrão da plateia era da elite carioca. No intervalo do almoço, em restaurante próximo não pude deixar de escutar o dialogo de algumas senhoras "chics", o qual tentarei reproduzir: "Fulana vou fazer um chá de caridade na minha casa, mas quando o meu filho soube me perguntou indignado se eu encheria nossa casa de pobres..." "Qua, qua, qua, e voce respondeu o que?" " Eu disse a ele não meu amor, só vai gente rica de bem, os pobres continuam lá nos seus barracos...".
    O dinheiro pode até sobrar, mas falta o bom senso!

    abraços,

    Antonio Jorge

    ps: Mestre, meu filho casa na semana que vem; (sem cachorro)

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Mestre!
    Eu adoro os animais, pois são a imagem da inocência neste planeta...
    Mas, acho que eles dispensam tais pompas, tão típicas dos seus amigos humanos!
    Ao se esgotarem as futilidades que podemos criar para nós mesmos, fazemos uso dos pobres bichinhos, que nem devem ter desconfiado que eram cúmplices inconscientes dessa comédia!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Limerique

    Gente da elite muito aflita
    Engoliu aliança! Alguém grita
    Havia comido, o cão
    Como se fosse ração
    Quando vai cagar, fera maldita?

    ResponderExcluir
  12. Limerique

    A elite deslumbrada pede socorro:
    Que desastre! Assim quase morro!
    O cão comeu aliança!
    Antes da contradança!
    Por isso querem matar o cachorro.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Chassot,
    a incapacidade de uma convivência madura com outro ser humano tem feito algumas pessoas substituírem a convivência humana, com carinhos e com conflitos pela presença de animais que são acríticos aos seus companheiros. É uma lástima, mas estamos vivendo uma dimensão estranha, bastante impulsionada pelo diabólico consumismo.

    Abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  14. Limerique

    Lhe fora atribuída alta confiança
    Carregar para o altar uma aliança
    O labrador não entendeu
    Adorno então ele comeu
    Símbolo do enlace jaz na sua pança.

    ResponderExcluir
  15. Meu noivo não viu nada de mais, eu não faria isso. Se não houve maus tratos ao animal e o noivo gosta dele não vejo problemas.

    ResponderExcluir