TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

03.- O DIREITO A BEM MORRER



Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2224
Esta semana, quando o Conselho Federal de Medicina baixou resolução acerca da ortotanásia, uma atenta leitora deste blogue, por telefone, disse-me que isso era assunto para uma blogada. Como o tema tem sido recorrente aqui, pensava no fim-de-semana festejar a a decisão do CFM.
Havia muito a fazer (em minhas ausências se acumulam jornais em suporte papel) que minguava o tempo para escrever algo mais consistente. Fui agraciado com O fim da metafísica, de Hélio Schwartsman publicado na Folha de S. Paulo, no dia 31AGO12. Assim, este renomado, articulista uma vez mais é oferecido aos leitores deste blogue. Subscrevo a defesa que faz texto a seguir, até porque eu não teria competência de produzir algo tão pertinente. As ilustrações as inseri.
A função do médico é preservar a vida do paciente, de modo que qualquer conduta que vá contra esse princípio é condenável. Essa é uma ideia simples, cativante e errada. O mundo é um lugar bem mais complexo e nuançado do que sugerem nossos esquemas mentais.
É mais do que bem-vinda a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que faculta a pacientes registrar em seus prontuários os procedimentos aos quais não querem ser submetidos. Em tese, isso lhes permitirá evitar intubações, choques elétricos e outras técnicas invasivas que podem prolongar a agonia do doente terminal. É uma medida necessária, mas que chega com décadas de atraso e apenas arranha o problema das decisões de fim de vida.
A dificuldade maior é que as fronteiras entre a ortotanásia (não aplicar tratamentos fúteis, atitude que o CFM aprova) e a eutanásia (quando o médico toma medidas que aceleram o óbito, legalmente considerada um homicídio) são tudo, menos claras. Frequentemente, a fim de evitar que o paciente sinta dor, faz-se necessário elevar o uso de sedativos. Só que uma sedação mais profunda favorece o surgimento de complicações fatais. Se as drogas utilizadas forem da classe dos opioides, elas podem provocar diretamente uma parada respiratória. Em que medida o médico precipitou a morte? E, se não o faz, é legítimo deixar o paciente sofrer?
Tentar responder a esse tipo de questão é um exercício metafísico que até pode ser intelectualmente estimulante, mas que não produzirá critérios inequívocos de decisão.
Minha sugestão é que abandonemos toda metafísica e estabeleçamos de uma vez por todas que cada qual é dono de sua própria vida, podendo dela dispor como preferir. Isso significa que, se quiser, o paciente deve ter o direito de receber doses letais de sedativos e analgésicos. O bonito dessa solução é que, ao não impor crenças externas a ninguém, maximiza a liberdade de todos.

5 comentários:

  1. Limerique

    Deixar o paciente a sua própria sorte?
    Ou induzir eventos que lhe causem morte?
    Àquele terminal doente
    Que já quase nada sente
    Desligue aparelhos que lhe dão suporte.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Paciente com existência assistida
    Reverte-se em grana garantida
    Então, não desligar
    É modo de ganhar
    Mas devemos dispor da própria vida.

    ResponderExcluir
  3. A medicina aliada a eletrônica e a informática avançou muito em seus procedimentos. Só que cada vez mais o material humano é visto como uma peça. Os médicos não se referem a um paciente como por exemplo o "sr. Carlos do leito x" e sim "aquela hérnia do leito x". Então somos simples organismos os quais são esmiuçalhados em inúmeros procedimentos invasivos os quais na relação custo benefício deixam muito a desejar. Quem não já sofreu com uma endoscopia? Ou pior ainda uma "broncoscopia". Num agravante deste horror, caso o paciente tenha problemas respiratórios a analgesia não é recomendada, então a endoscopia é feita com o paciente totalmente lúcido e propenso a dor e o desconforto. Em pleno século XXI a medicina mostra-se em relação ao respeito a dignidade do ser humano, tão atrasada quanto da época das sangrias.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Tratamento não é sacerdócio
    Para hospital doença é negócio
    Mantendo sinais vitais
    Dos doentes terminais
    Da sanidade médico vira sócio.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Mestre!
    Uma questão difícil e polêmica!
    Difícil para um leigo definir até que ponto se está tentando realmente salvar uma vida ou prolongando inutilmente o sofrimento de alguém sem chances. Atualmente, é possível manter as funções vitais quase indefinidamente, em casos onde sem os meios artificiais, seria uma morte rápida.
    E isto pode fazer com que os interesses comerciais se confundam com os humanitários...
    Uma diária numa UTI pode ser bem cara...
    Abraços!

    ResponderExcluir