Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br
*** Edição 2025
Fazer denúncias tem dimensões
diferentes. Uma, como a trazida aqui, na segunda-feira, quando se abordou a
dolorosa história da presidiária grávida a quem se impôs dar à luz algemada e
mais à inocente criança se sonegou o afago e o leite materno se faz de peito aberto.
Nunca titubearei em defender os direitos humanos, especialmente quando a
violação destes for contra os oprimidos pela sociedade.
Agora fazer uma crítica a funcionários de uma
empresa é temerário: podemos estar sendo injustos e mais podemos causar
punições imerecidas. Tive dificuldades em escrever o que segue.
Mesmo com este prelúdio vou
arriscar um relato. É claro quando se tem uma situação que nos desagrada se
amealha outros desgostos, que passariam batidos.
Nesta quarta feira, precisei
fazer uma viagem de emergência. Pela manhã, o voo partiu com mais de uma hora
de atraso. Razões meteorológicas. Companhia isenta. Na volta à noite: primeiro
30 minutos de atraso e depois mais 20 min. Nenhuma explicação. Mesmo que isso determinasse só chegar em casa a
01h, tudo estaria sido olvidado. Claro é preciso valorizar estas esperas da
manhã e da noite. Elas foram fruídas na leitura de livro em iPAD, que exihe/oferece
o aprendizado de determinadas ‘técnicas’ no folhar, localização de notas, de busca
em dicionário ou na Wikipédia, de marcação de texto, na escritura de
comentários etc.
Todas as companhias aéreas
recomendam atenção aos avisos de segurança, mesmo que sejamos passageiros
frequentes. Como professor, sei o quanto é desagradável em uma aula ou uma palestra,
um aluno ostensivamente olhar uma revista. Por tal, de maneira, usual presto
atenção às instruções.
Quando embarquei, por razão que
não cabe explicar, fiquei minutos retido entre a cabine de comando e o corredor
da aeronave. Pude ver e ouvir ‘brincadeiras’ que parecem não caber serem feitas
por quem recebe (ou devia receber) passageiros que ficaram pelo menos uma
esperando um embarque sem saber o porquê.
Quando foram emitidos os avisos
da cabine de comando, por primeiro o copiloto faz uma arenga sedutora às três aeromoças
que apresentou como lindas princesas, cognominando a cada uma com um nome
tirado de contos de fadas. Lembro que uma era Rapunzel, das outras duas,
impactado pelo inusitado, não evoco os nomes.
Realizada a peroração
masculina, ouve-se a réplica feminina de quem se intitula a líder das princesas
e diz que, ante o exposto, há que anunciar que seremos conduzidos por um Tigre —
o piloto — e um Sapo — o copiloto—, que poderá se transformar em um príncipe
durante a viagem se... Esta exótica recepção foi justificada, porque afinal ‘já
estamos preparando para um bloco (nome da empresa) de carnaval!’
Posso parecer rabugento, mas
parece que não é assim que uma empresa de prestígio acolhe passageiros, quando
já era quase meia noite. Quando do desembarque, foi possível inferir que deve
ter acontecido ‘um final feliz’ pois não era um Sapo, quem de maneira galante
despedia os exaustos viajantes.
Desde ontem este blogue
faz público — ver na lateral direita — seu apoio à Equipe Positronics, formada
por alunos do Ensino Médio de Olinda, liderada pelo Professor Paulo Marcelo
Pontes, um dos comentaristas bastante frequente aqui. No ano passado, a Equipe
Positronics representou, com muito sucesso, o Brasil na Turquia, trazendo troféus
de Istanbul. Agora, o objetivo é estar no campeonato mundial de robótica no
México, em junho. Para isto há um prático esquema, descrito na lateral, para
poder ajudar financeiramente os jovens pernambucanos. Vale conferir
Caro Chassot,
ResponderExcluiré desagradável um tipo de recepção assim, em voo de carreira; ao invés de acolher parece transformar todos os passageiros em palhaços, pois tiveram que esperar, no aeroporto, mais tempo do que o total da viagem: concordo contigo!
Um abraço.
Obrigado pelo apoio Chassot!
ResponderExcluirE faço mais um apelo que todos ajudem!
Caro Chassot,
ResponderExcluiragradeço uma vez mais a atenção que você nos dispensa. Apesar de ser um evento em que existe uma representação nacional, não há incentivo público e a equipe só consegue viajar por esforços próximos.
Cada contribuição recebida é importante, porque nos ajuda a trazer o México um pouco mais para perto, seja na aquisição de um novo componente eletrônico ou na confecção de material gráfico.
Espero que logo a Positronics possa fazer o seu melhor e possa representar de forma satisfatória o nosso país.
Abraços,
Paulo Marcelo Pontes
Olá Tio Attico!
ResponderExcluirLamentável a postura da empresa aérea a qual errou por várias vezes: sem satisfações aos passageiros, atraso no voo e falta de "tato". De certo estavam "treinados" para fazer os passageiros "entrarem no ritmo do carnaval". Porém poderiam ter sido mais "inteligentes" e deixado a brincadeira de lado e proporcionado um atentimento mais adequado com a situação e horário.
Um grande abraço a você e Gelsa!!!
Caro Chassot,
ResponderExcluirSó faltou você nominar a empresa, um bando de brincalhões numa aeronave de passageiros pode até ser apanas isso, brincalhões, mas, também pode ser um bando de idiotas e ninguém quer ser conduzido por gente assim num meio de transporte que a seriedade e o profissionalismo devem imperar sob o risco de perdermos segurança que a peça fundamental na aviação. Abraços aeronáuticos, JAIR.
Faço parte da equipe Positronics e agradeço o apoio!
ResponderExcluirMuito obrigada, Chassot.