TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

11.- PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM TEXTO



Ano 6 *** Porto Alegre/Frederico Westphalen *** Edição 1988
Quando, nesta quarta-feira, esta edição entrar em circulação já terá transcorrido 1h15min das 6h15min, que o ônibus leva para percorrer os 450 quilômetros para chegar a meu destino. Depois que assumi, quando da aula inaugural em 4 de novembro, como professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen, esta é minha terceira viagem mensal para ministrar o seminário Teorias do conhecimento e Educação. Desta vez tenho um tríduo: dou aulas hoje, amanhã e sexta-feira, concluindo as atividades deste seminário. Retorno à Porto Alegre na noite de sexta-feira para sábado.
Este é um período em que uma grande parcela de jovens está envolvida em vestibular. Reascendem-se, em cima de pelo menos um caso [em que houve grave problema de avaliação de uma redação no ENEM], as discussões acerca dos critérios de correção de questões de resposta livre e mais especificamente as redações.
Quando olho uma das etapas de minha formação encontro:
Mestre em Educação Área de concentração: Ensino - 1974/76 Curso de Pós-Graduação em Educação - UFRGS Orientador: Prof. Dr. Ray Arthur CHESTERFIELD. Dissertação: Comparação de dois instrumentos de avaliação: questões de resposta livre X questões objetivas, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, 1976, 164 p [detalhes em www.professorchassot.pro.br em publicações / produção pós-graduada].
Logo, há mais de 35 anos discutia o assunto e não vou tergiversar aqui e agora.
Hoje ofereço um pequeno artigo, publicado no domingo na Folha de S. Paulo. Mesmo que, provavelmente, não haja vestibulandos leitor deste blogue, muitos de nós estamos envolvidos na produção e avaliação de textos. Assim “Critérios de correção da redação são subjetivos” produzido por Carlos Eduardo Bindi, educador do Grupo Educacional Etapa para a Folha pode interessar àquelas e àqueles que são leitores deste blogue. Para mim o texto foi importante.
No vestibular, um estudante poderá escrever sua redação usando vocabulário simples, sintaxe correta, de forma clara, cristalina.
Como um bom jornalista faz, ele poderá comunicar-se bem, mas sem estar sendo propriamente "criativo".
Ou ele poderá redigir seu texto agregando, à redação clara, maior sofisticação, com vocabulário denso, sintaxe menos trivial, citações bem colocadas, como um articulista. O texto terá, assim, um pouco mais de "criatividade".
Também poderá, o estudante, tentar fazer sua redação com a habilidade de um escritor profissional, valendo-se de mais recursos retóricos, refinando o texto, dando a ele estilo e um formato mais artístico ou literário.
Se um jovem de 17 ou 18 anos pudesse escrever com a simplicidade e clareza de um jornalista já seria excelente. Afinal, clareza na comunicação é algo precioso em nosso confuso mundo de interconexões. E o domínio artesanal da palavra vai além do que fornece a boa educação básica — ele exige tempo e também maturidade. O que conta nos exames de redação?
Embora as propostas pareçam claras, muito da subjetividade que afeta a correção pode decorrer da má definição da finalidade da prova, do que se espera dos alunos.
Não é preciso esforço para encontrarmos problemas nas correções das redações. Ainda agora, um candidato do Enem questionou o fato de sua redação ter sido anulada — por dois corretores — e, na revisão, sua nota subiu para 880, ficando entre as maiores do exame.
Certamente os problemas da redação nos vestibulares merecem atenção e cuidados de todos. O que menos precisamos é de complacência com suas deficiências.
No exame da Fuvest do ano passado, foram aprovados estudantes com apenas 21 pontos (máximo 100) em português/redação. Em letras, na USP, no curso que forma futuros corretores de provas. Um paradoxo, para reflexão.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,

    o velho e sempre presente tema da avaliação. Posso dizer, contraditoriamente à minha formação (filosofia) que tenho uma certeza: esse tema não sairá da agenda dos educadores nos próximos anos. Sobre redação, prefiro uma linguagem clara, simples e direta: mais gente consegue entender.

    Boas aulas!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot! Tambem tenho me deparado nos cursos tecnicos com a grande dificuldade da lingua portuguesa e de seu uso correto. Parece que cada vez mais há uma certa preguiça na produçao de textos, e que nós professores deixamos de lado este exercício, como se a responsabilidade pelo desenvolvimento desta habilidade fosse exclusiva do professor(a) de Português. Na verdade todos nós docentes, somos responsaveis nesta questao. Bom tema para reflexao. Abraços do JB e boa jornada em FW.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Esse eterno problema de escrever ou não escrever, é particularmente agudo quando se trata de vestibular. Tenho a solução: LEITURA. Sei por experiência própria que só se aprende escrever escrevendo. E para escrever necessita-se conteúdo. Conteúdo que só se adquire LENDO. Não há soluções intermediárias ou mágicas, ou os pais incutem nos seus filhos que leitura é essencial à vida, ou corremos o risco de termos um país de analfabetos nas próximas gerações. LEIAM, não importa o quê. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Mestre!
    O meu amigo Jair como de costume, me roubou a fala, o que só me confirma mais um acerto, já que compartilhamos a mesma opinião.
    E a palavra mágica é LEITURA!
    Quem muito leu, acaba aprendendo a escrever, por menos criativo que seja.
    Como já disseram "nada se cria, tudo se copia".
    Frases, formas e trechos podem ser adaptados em novas combinações e acabam por fazer parte da forma de expressão do leitor.
    Desde quando fui vestibulando já sabia qual era a dificuldade da maioria das turma com as redações: falta de leitura!
    Isto naquela época (anos 70). Imagine agora!
    É só ver entrevistas na TV para se observar a dificuldade que as pessoas tem para se expressar. Eu não estou falando de jogadores de futebol, mas até de estudantes e pessoas públicas...
    Haverá solução?
    Abraços, Mestre!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ave Chassot,

    para mim não há nada melhor do que ler um texto bem escrito.

    Sofisticado ou simples, criativo ou contido, se o sujeito souber como sinfonizar as palavras: é puro prazer!

    Lamento que muitos escritores e articulistas hodiernos sejam verdadeiros roceiros da língua portuguesa.

    Fazendo textos pobres, cuidando para usar palavras que as pessoas entendam...

    Imagina se o Saramago (maior escritor da história da língua portuguesa) se preocupasse que as pessoas não fossem entender o que ele escrevia...

    Agora, para escrever bem há uma fórmula: leitura + saber as regras + criatividade... ou nascer Saramago.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Estimado Leonel,
    teu comentário, mesmo ainda de quarta-feira não envelhece.
    Ainda hoje (sexta-feira) aqui em Frederico Westphalen dizia ao alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI que devem ler ficção e blogues para melhorar o escrever. TU e o Jair recomendam na mesma direção.
    Com muito apreço

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Bom dia professor, embora tenha demorado mas enfim agora sou sua seguidora. Encantada com
    seus escritos, mas especialmente com sua sensibilidade de 'ser humano'. Querido Mestre, indignar-se tambem é uma forma de protesto, mas a coragem de expressar-se publicamente é um ato politico fundamental para nossa sociedade.
    OBRIGADA por compartilhar seus conhecimentos conosco,boas férias.

    abraços

    ResponderExcluir