TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25.- MORREU ROQUE MORAES



Ano 6 ***    Buenos Aires/Porto Alegre     *** Edição 2002
Quando estava começando o último dia desta viagem recebemos uma noticia que mesmo esperada, foi crucial. O Maurivan escreveu: Prezados(as) Colega: Com pesar, comunico o falecimento do colega e amigo Roque Moraes. Há mais de meio ano esperávamos esta notícia, mas ela chegou como uma pungente novidade.
Meu dia, mesmo com a emoção de dar aula em duas universidades em cursos de doutorado transtornou-se. Tudo se fez diferente.
Fui colega do Roque quando de nossa em graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967). Lembro de sua audácia de  então quando foi fazer mestrado em Education And Communication - The Ohio State University (1975) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Depois fez Pós-Doutorado Universidade de Sevilla. No ano passado como professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi professor visitante da Fundação Universidade do Rio Grande.
 Sua experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ensino de ciências, ensino de Química, formação de professores, ensino fundamental e ensino superior.
Todos nós que nos envolvemos na Educação Química nesta terça feira ficamos um pouco órfãos. O Otávio Maldaner escreveu uma admirável síntese: dá uma enorme nostalgia sabermos que não temos mais a presença, sóbria, firme e permanente do Roque em nossas conversas e debates. Com certeza, um idealista por uma Educação de melhor qualidade em nosso País. É no professor que ele confiava mais e que este seria capaz de fazer isso! Resta-nos continuar a luta. Quero solidarizar-me com a família dele e tantos profissionais que ele ajudou a formar.
Somente desta terça-feira tenho dizer que as aulas que ministrei emocionado a convite de meu amigo Enrique del Percio, em dois cursos de doutorado com cerca de 30 alunos em cada um das turmos de diversos países: uma em la Universidad Nacional de Lomas de Zamora e outra em la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires foram um ofertório ao trabalho do Roque.
Agora me despeço de Buenos Aires. Amanhã, já escrevo uma vez mais de Porto Alegre. Até então!

12 comentários:

  1. "Os Verdadeiros Mestres" não partem, eles se afastam dos nossos olhos, mas não de nossos corações e de tudo o que nos ajudou a construir. Estou triste, porque esse Mestre - Prof. Dr. ROQUE MORAES a partir de agora não estará tão perto, Deus pediu a ele que o encontrasse. Com certeza o céu ficará mais belo, mais sensível e quem sabe poderá criar uma escola, uma universidade, para que ele possa emprestar seus conhecimentos que são imensos. Tenham certeza, que esse MESTRE, iluminou minha vida como aluna, provocou-me novos conhecimentos e acredito que me tornei uma Educadora melhor depois que tive o privilégio de conviver com essa pessoa formidável, sim ele foi um Grande Homem, um EDUCADOR que amava o seu ofício e que acima de tudo, encantava-se quando seus alunos iluminavam-se por ter se apropriado ou descoberto um caminho para a construção do conhecimento. Agradeço a ti, MESTRE - Prof. ROQUE por tudo o que representou em minha vida e por ser esse Espelho de nobreza, generosidade, humildade e doação, para que um dia me torne uma Educadora ainda melhor! Você é a expressão do que Luís Fernando Veríssimo afirma: "O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença." Você é a expressão de um Ser Humano muito especial! Obrigada por ser luz em minha Vida, Mestre, querido!
    Profa. Dra. Mônica Riet Goulart
    Doutorado em Educação - PUCRS

    ResponderExcluir
  2. Chassot,

    nestas situações o silêncio expressa todas as palavras.

    Sinto muito.

    Abraços lacrimosos,
    Guy.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Meus pêsames a você a todos os relacionados pelo passamento do seus amigo e companheiro de jornada Roque Moraes. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. LUIS OTAVIO AMARAL escreveu

    Querido Chassot,

    Li faz uma hora o seu blog e soube da notícia pesadíssima da morte do Roque.
    Há muitas coisas que eu quero lhe dizer. Mas agora preciso dar mais um testemunho de quanto o Roque nos é precioso.
    Lembro-me da sua voz, da sua saudação invariável quando me encontrava - "E aí guri, como tu estás?" - o que sempre me divertiu muito já que eu tinha mais de 40 anos quando nos conhecemos há tantos anos. Lembro-me de que ele fez um nó de gravata para mim, quando, nervoso, eu não conseguia.
    Soube apenas no início de janeiro que ele estava em situação muito grave.
    Depois de ler o seu blog, lembrei-me de algo que li há quase
    30 anos, escrito pelo Henfil. Ele falava sobre o desempenho do PT em sua primeira campanha eleitoral.
    Eu acho que tem a ver com o nosso amigo Roque. Cito de memória. Mire e veja:
    "Nós plantamos. E vale o sabor dos frutos. Se não houver frutos, vale a beleza das flores. Se não houver flores, vale a sombra das folhas. Se não houver folhas, vale a intenção da semente."
    Tenho certeza de que na seara da educação em/pela/sobre a ciência, o Roque foi/é/será parceiro no trabalho por muitos dos frutos, flores, sombra e por muitíssimas sementes bem-intencionadas.
    Amigo Roque Moraes. Presente!
    Abraços para você e para nossos amigos enlutados.
    Tavinho
    ****************************************

    ResponderExcluir
  5. Registros no FACEBOOK

    * Elenita Ribas
    O Roque Morais... NOSSO Roque????? Meu queridoAttico Chassot, que notícia triste... mais triste ainda eu não poder prestar uma última homenagem, pessoalmente, a esse outro querido mestre e amigo!!! Abraço carinhoso.

    * Inês Petrucci
    Uma despedida dolorosa que abala a todos nós. Um profissional impecável e uma figura humana queridíssima!

    *Joanez Aires
    Triste perda deste amigo e companheiro área de Ensino de Química...

    * Andréa Horta Machado
    Ficamos com o exemplo do Roque, querido companheiro. Que a família receba o nosso carinho.

    ResponderExcluir
  6. Registros no FACEBOOK~

    * Robson Simplicio FURG
    Faço minhas as palavras de Attico Chassot: "Todos nós que nos envolvemos na Educação Química nesta terça feira ficamos um pouco órfãos."
    ~
    * Vivi Bittencourt
    É verdade...

    ResponderExcluir
  7. Caro Chassot,

    mesmo não tendo conhecido o Prof. Roque, percebo o quanto representava para o pessoal envolvido com o ensino da Química. Minha solidariedade aos que sentem profundamente essa perda.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Caro Chassot,

    apenas agora tomo ciência da notícia triste a todos que fazem educação.

    Não conhecia o Roque Moraes, mas adito-me àqueles e àquelas que certamente lamentarão sua ausência neste e nos futuros semestres letivos. QUe suas lições possam estar sempre presentes nas memórias dos que os conheceram.

    Abraço.

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  9. Tive o privilégio de conhecer o prof. Roque em Belém - PA quando veio ministrar um curso sobre análise textual discursiva. Ele se foi mas sua presença ficará marcada e será lembrada com muito carinho por todos nós!
    Abraço
    Wilton Pessoa
    UFPA

    ResponderExcluir
  10. Professor Luiz Flaviao Rangel; 29/08/2012

    Acabei de enviar um trabalho para o EDEQ, que este ano será na UFRGS, estava feliz pois iria reencontrar o meu mestre. O professor Roque Moraes, foi meu orientador do mestrado e marcou a minha vida profissional, de forma que posso me identificar como antes e depois de ter conhecido. Mantinha coantato telefônico com ele e ele sempre queria saber sobre os meus projetos. O Roque é do tipo de professor que jamais abandona um aluno, ele irá nos acompanhar para toda vida.
    Você não partiu, apenas esta envolvido em um projeto ainda maior.
    Com carinho, seu discipulo e admirador Luiz Flavio Rangel.

    ResponderExcluir
  11. Foi e será meu mentor, pelas idéias, ideais e elegância no trato da selvageria que é a questão das Políticas Públicas em Educação!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Gastão,
    por prestigiares neste blogue aquele que permanece vivo entre nós por meio de suas obras.
    A estima do achassot

    ResponderExcluir