TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

16.- SANTIAGO DO CHILE: primeiras impressões.



Ano 6 *** Santiago *** Edição 1993
Esta é uma segunda-feira pra contar das impressões do primeiro dia das férias 2011. O domingo foi pleno. O voo saiu de Porto Alegre, como o previsto: 00h17min. Duas horas e quarenta minutos depois, já tínhamos cruzado a Cordilheira e pousávamos em Santiago. Pela diferença de fuso horário era 02h. Depois dos trâmites alfandegários e recuperação de bagagem percorremos 32 km (cinco dos quais em bonito túnel) por uma ampla autoestrada até o bairro Vitacura, onde está localizado o hotel onde tínhamos reserva.
O Chile é 39º país que visito e o 15º onde este blogue é postado nestes 5,5 anos. Já tive a companhia de meus leitores, por exemplo, na Bulgária, Croácia, Eslovênia, Rússia... Agora, Santiago é a 24ª cidade do exterior de onde publico excertos do diário de um viajor. Assim inicio hoje na descrição do aceno que fiz ontem.
Depois de uma manhã de literalmente descansar, nossa tarde se dividiu em dois momentos. O primeiro, no Museu Rali; o outro no Pueblito de los domínicos. Um e outro foram escolhas acertadas e inauguraram com muito agrado nossos dias chilenos.
O Museo Ralli de Santiago é parte de uma fundação privada sem fins lucrativos dedicada a promover a arte latino-americana contemporânea e conta com coleções muito completas. Existem outros quatro Museus Ralli em Israel (dois em Caesarea), Espanha (Marbelia) e Uruguai (Punta del Este). O de Santiago foi inaugurado em 1992 e parece pouco conhecido. No espaço de mais de hora que tivemos neles fomos os dois únicos visitantes.
A escolha das obras, conforme informa um folder do Museu, é guiada por sua qualidade artística, independentemente da fama dos autores ou seu valor de mercado.
Como se observa, a coleção é composta principalmente de obras de artistas latino-americanos de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Devemos reconhecer que entre as dezenas de artistas deste grupo, não conhecíamos a maioria, inclusive os brasileiros.
A coleção também inclui obras importantes de artistas europeus, como Dali, Chagall, Rodin, Ernst, Miró, Magritte, Modigliani, entre outro. Deste conhecíamos todos, e de alguns, como Chagal, nos encantou rever.
Nos encantou conhecer Beryl Cook (Inglaterra 1926-2008), artista naïf, autodidata, começou sua carreira há 40 anos, depois de ter se interessado em literatura e moda. Em 1995, foi homenageada pela Rainha Elizabeth com o prêmio de "Ordem do Império Britânico".
Beryl Cook cria suas obras a partir da vida quotidiana, situações engraçadas e suas extensas viagens para Buenos Aires, Nova York, Havana, Paris e Barcelona. Seus personagens e situações são tão humanos que o espectador usualmente se encanta. Apesar do estilo britânico "duro" em suas pinturas, eles também são vistos flashes de felicidade erotismo, e a alegria da vida.
A outra parte da tarde foi a visita ao Pueblito de los domínicos onde hoje se encontra um grande conjunto de mais de 180 lojas e oficinas de artesanato, especialmente de cobre, couro, pedras destas especialmente lápis lazulis. O grande conjunto que remonta ao século 16 e encabeçado pela linda igreja de São Vicente Ferrer que trago aqui. Por mais de duas horas nos encantamos no local.
Este é um breve relato do primeiro dia. Com votos de um bom dia, no qual prossigo em Santiago.

4 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Boa pedida, viagem com pinceladas culturais e de cor local. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Attico amigo,
    Grato por partilhar suas andanças! Divirta-se!

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    votos de uma viagem repleta de surpresas maravilhosas como a que acabaste de relatar quando da visita ao museu Rali e ao Pueblito de Los domínicos.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Muito estimados Marcel, Jair e Garin,
    obrigado pela parceria e por manifestarem o acompanhamento destas blogadas chilenas,
    com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir