TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 15 de janeiro de 2012

15.- UM RECÉM-NASCIDO FOI AO ÓBITO



Ano 6 *** Porto Alegre/Santiago *** Edição 1992
Esta deveria ser uma blogada festiva. O festejamento de chuvas brandas e continuadas (daquelas que se diz que fazem bem para solo) que reaviavam o Estado e o anuncio da viagem de férias que faço ao final. Mas ao invés de júbilo, mas o tom é outro.
Ontem contei, aqui, que era inenarrável a emoção que vivemos nas aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação ao acompanharmos a luta de um dos alunos [Edu Roberto Cerutti Barros, médico pediatra] que recorria à Justiça para conseguir leito em uma UTI neonatal para um paciente que nascera com muito grave problema no aparelho digestivo. Lamentavelmente o Edu postou neste blogue neste sábado este doloroso comentário.
Professor Attico, era 15h, de ontem, quando conseguimos a vaga na CTI em Passo Fundo. Mesmo com ordem judicial, o governo do estado comprando uma vaga, todas CTIs neonatal do estado, particulares ou não, estavam lotadas.
Um recém-nascido foi ao óbito, assim houve a vaga. É o caos ... mas teremos Copa do Mundo, Olimpíadas e....
Minha admiração por você e obrigado por ter compartilhado seus conhecimentos no Mestrado de Educação, Edu.
Não sei o que acrescentar. Apenas dizer, que este blogue mesmo imponente, faz deste relato não apenas um relato da situação da saúde em um dos estados dito dos mais bem aquinhoados do Brasil. Mais que rela to, uma denúncia.
Antes de receber a noticia que me fez triste, a manchete desta blogada era: Uma domingueira que se faz com anúncios. Eis a edição original:
Depois de meu tríduo na URI-Frederico Westphalen cheguei a Porto Alegre nos últimos minutos da sexta-feira. O sábado foi curto, pois, quando esta edição circular estou quase partindo (previsão é 00h17min) para 10 dias de férias com a Gelsa.
Há necessidade de uma explicação formal. A antecipação em relação ao calendário do Centro Universitário Metodista do IPA (onde as férias iniciam dia 23) ocorre porque quando fiz este planejamento estava no período de pré-demissão, alterado somente há um mês.
Viajamos hoje a Santiago do Chile, onde ficamos até dia 19, quinta-feira. Neste dia, vamos de ônibus, atravessando a Cordilheira dos Andes, à Mendoza, na Argentina. No domingo, dia 22, voamos a Buenos Aires. O plano é ficar na capital portenha até dia 25, quarta-feira, quando retornaremos à Porto Alegre.
Pretendo, havendo condições, a cada dia, fazer aqui um pequeno diário de viagem e por em prática a teoria de que uma foto vale mais que mil palavras.
Permito-me, para os que não leram a blogada de ontem, trazer uma questão que para mim é muito relevante: ¿É ético (ou pelo menos aceitável), um dos maiores intelectuais escrever um livro de ficção onde o personagem central assume posturas antissemíticas, anti-jesuíticas e antimaçônicas durante toda a obra?
Um bom domingo a cada uma e cada um. Obrigado pela companhia que terei nestes dias.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,

    será um prazer renovado te acompanhar, através dos diários de bordo, nessa tua viagem. Tenho certeza de que postarás lindas imagens ilustrativas de cada um desses dez dias pela América.

    Votos de uma boa viagem a Gelsa e a ti!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Chassot meu caro! A saúde ainda merece uma atençao bem maior por parte dos orgaos publicos. Lembro aqui em Porto Alegre quando o governo petista perdeu a reeleiçao para o candidato Fogaça, que prometia a melhoria na saúde. Pois passou dois mandatos e pouco conseguiu fazer das promessas de campanha. Agora no governo Dilma, muita coisa já foi feita, mas é pouco diante das necessidades. Meus votos de uma boa jornada sulamericana, e gostaria de ter conselhos da GELSATUR futuramente, pois eu e minha esposa temos ambição de fazer este roteiro.ABRAÇO JB

    ResponderExcluir
  3. TANIA MARA escreveu:

    Bom dia professor, embora tenha demorado mas enfim agora sou sua seguidora. Encantada com
    seus escritos, mas especialmente com sua sensibilidade de 'ser humano'. Querido Mestre, indignar-se tambem é uma forma de protesto, mas a coragem de expressar-se publicamente é um ato politico fundamental para nossa sociedade.
    OBRIGADA por compartilhar seus conhecimentos conosco,boas férias.

    abraços
    Tània Mara,
    mestrado em Educação URI-FW

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Apesar da nota triste, desejo a você sua companheira um ótimo périplo andino. Aproveite aquelas alturas nevadas. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir