TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

13- O Zé Clovis, ele é o cara!

Porto Alegre Ano 5 # 1471

E hoje é sexta-feira, treze, agosto. Não vou falar em ‘pensamento mágico’ conjugado triplamente na data de hoje. O assunto esteve presente em várias das blogadas agustinas, a começar por aquela que inaugurou o chamado ‘mês de desgosto’. Para tintar forte o cenário: a sexta-feira começa com chuvas e ventos fortes.

Nesta manhã tenho a primeira sessão do Seminário de História e Filosofia da Ciência no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Ele ocorrerá nas manhãs de sextas-feiras, quinzenalmente, até meados de janeiro. Mais uma estreia, no meu 100º semestre de professor. Sempre é uma primeira vez.

Hoje a manchete faz uma síntese de um momento importante do fim de tarde. A Gelsa e eu vamos à Câmara de Vereadores para testemunhar um momento muito significativo. Vamos atender o convite que está emoldurado em seguida. O Zé Clovis de direito e de fato será de cidadão de Porto Alegre. É muito bom entrar de carona no sucesso dos amigos. E mais, é um privilégio ter amigos como o neo-cidadão porto-alegrense. Eu tenho esse privilégio potencializado: sou colega e amigo. Aqui não vou adjetivar a palavra amigo. Privar da mesa parece ser um indicador de amizade. A Gelsa e eu, em mais de uma oportunidade, estivemos à mesa, com o Zé Clovis e a Fátima, em ágapes com artefatos sumarentos e mentefatos frutuosos.

A autora da proposição de galardoar José Clóvis de Azevedo, que com maestria faz Educação, é a vereadora do PT Professora Sofia Cavedon. Extraio de sua exposição de motivo alguns excertos, para fazer a tessitura desta blogada festiva:

O Professor Dr. José Clóvis de Azevedo vem sendo ao longo de uma trajetória de vida,

um intenso e notável educador. Sua travessia está na História: na sua cidade de São Sebastião do Caí, onde nasceu e viveu grande parte de sua juventude, na dos lugares por onde passou neste Estado, ou na de Porto Alegre. E está na História de pessoas com as quais se inter relacionou, para quais passou a se fazer relevante, especialmente significativo. Nasceu em 12 de fevereiro de 1945. Filho de uma família de pequenos agricultores, seus primeiros tempos foram marcados por trabalho, disciplina e educação. O pai foi o primeiro grande pedagogo, quem lhe apresentou o prazer e a relevância do conhecer para a vida cotidiana, para a possibilidade da transformação, quem lhe ensinou a significância da história e da geografia para a compreensão de seus tempos de existência e para a participação ativa e responsável nessa História.

Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972 e tornou-se professor desta disciplina, atuando basicamente em escolas da periferia. [...] Por esses tempos, seu vínculo militante com as grandes causas da educação regional e nacional já estava articulado em uma práxis consciente e engajada. Em 1987, foi eleito Secretário Geral do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS – permanecendo até 1990.Também atuou na Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

De 1993 a 1996 foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Porto Alegre, quando na condição de Secretário Substituto, em 1994, foi signatário do histórico Convênio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com as Creches Comunitárias. Tendo sido neste período também um dos proponentes e dirigentes do processo denominado Constituinte Escolar que possibilitou com que todas as comunidades participassem ativamente na reestruturação curricular da Rede Municipal de Educação. Assumindo a partir de 1997 o cargo de Secretário Municipal de Educação. José Clóvis de Azevedo está entre os protagonistas na criação do projeto “Escola Cidadã”, bem como da implantação dos Ciclos de Formação para o Ensino Fundamental. Suas gestões à frente da Secretaria foram pautadas pelos princípios de democratização radical da Rede Municipal de Educação. A partir de 1995, quando era Secretário Adjunto, nasceram as novas Escolas Municipais, organizadas por Ciclos de Formação: Escola Monte Cristo, Escola Neusa Brizola, Morro da Cruz e Migrantes. Até o ano 2000, as demais escolas da Rede Municipal de Ensino adotaram o novo sistema de organização, colocando a Cidade de Porto Alegre à frente, com um projeto inovador de educação popular, uma referência internacional de experiência educacional que foi o projeto Escola Cidadã.

Na sua gestão foi estruturada uma política de formação permanente, em serviço, dos professores municipais e funcionários não docentes das escolas. Esta política envolveu desde grandes eventos até cursos e assessorias diretas às escolas. Foram realizados sete Seminários Internacionais com a participação de pesquisadores de Universidades dos principais países do mundo e dos principais estados do Brasil. A educação em Porto Alegre tornou-se foco de interesse internacional. A Rede Municipal teve a oportunidade ímpar de interagir com educadores reconhecidos internacionalmente. [Os mais renomados nomes nacionais e internacionais] apoiaram o novo projeto educacional trazendo para Porto Alegre os maiores avanços da pesquisa internacional em educação.

Além dos eventos em Porto Alegre, o professor Jose Clovis de Azevedo foi convidado como conferencista por importantes universidades. Proferiu conferências na Universidade de Toronto, Canadá; Em San Diego, na Califórnia; na Universidade Estadual da Cidade do México, México; na Universidade de La República, Uruguai; Universidade de Buenos Aires, Argentina; Rancágua, Chile; Universidade de Guadalajara, México; Universidade de Ziegen, Alemanha; Na Fundação Rosa Luxemburgo em Berlim, Alemanha; Universidade de Sorbone em Paris, França; No Instituto de Altos Estudos para América Latina da Universidade de Sorbone, Paris, França; No Instituto Paulo Freire de Espanha, Barcelona, Espanha; na Universidade de Barcelona, Espanha; na Universidade de Sevilia, Espanha e Universidade de Algarves, Portugal.

O professor Jose Clovis tem uma importante produção científica na área da educação.

Entre os mais importantes trabalhos destacam-se Escola Cidadã; desafios diálogos e travessias, publicado pela Editora Vozes em 2000 e em segunda edição em 2004. Essa obra foi também editada em Barcelona, na Espanha, nos idiomas espanhol e catalão. E a obra Reconversão Cultural da Escola: mercoescola e escola cidadã editada pela Sulina. O professor tem também trabalhos editados nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, além dos inúmeros artigos em periódicos científicos brasileiros. A sua produção científica, seus estudos e pesquisas apresentados em seus trabalhos publicados e em suas conferências e cursos têm contribuído para promover e destacar a Cidade de Porto Alegre, principalmente nas questões referentes a educação, mas também para qualificar a educação que se faz aqui na cidade, contribuindo para uma formação cada vez qualificada da cidadania porto alegrense.

Em 2001 Coordenou o Grupo de Trabalho que criou e estruturou a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, tendo sido seu primeiro reitor. Em 2004 defendeu tese de Doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo, USP. [...] Atualmente o professor Dr. Jose Clovis de Azevedo exerce suas atividades acadêmicas no Centro Universitário Metodista IPA, onde é Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, pesquisador e docente de Currículo e Cultura no Curso de Pedagogia e de Educação e Reabilitação no Programa de mestrado em Reabilitação e Inclusão.

O programa de Pós-Graduação da PUCRS lançou recentemente uma obra denominada Educadores Rio-grandenses com biografias de educadores que deram contribuições significativas à educação do Rio Grande do Sul, sendo o professor Jose Clovis de Azevedo um dos biografados como reconhecimento, principalmente pelo trabalho educacional realizado em Porto Alegre.

Parece indiscutível a justeza da proposição da Professora Sofia, aprovado por seus pares na Câmara de Vereadores. A destacada atuação pública, especialmente pela experiência histórica que fez de Porto Alegre cidade vanguarda na Educação, catalisada pelo professor José Clóvis de Azevedo o faz detentor deste título honorífico. Assim será muito significativo estar presente, quando de direito o Professor se tornar Cidadão de Porto Alegre.

Vivo a expectativa de que esta sexta-feira, prenhe de tantas magias, se transmute ao entardecer, com o advento do shabath, em um saboroso fim de semana. Adito ainda o convite para uma muito original dica de leitura amanhã.


3 comentários:

  1. RECEBI

    Querido amigo. Me emocionei ao ler o te Blog. Para mim é uma distinção me ver numa página tão qualificada. Recebo como um gesto de carinho que só pode partir de pessoas especiais. Um abraço pra ti e peço que transmita a Gelsa também o meu abraço. Será muito bom ve-los hoje a tarde

    Jose Clovis de Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Querido Chassot, é um privilégio dedicares o dia à homenagem do Zé Clovis, na verdade um reconhecimento da cidade a um cidadão ilustre! A educação foi e ainda será profundamente sacudida pela prática e reflexão deste mestre..e nós sabemos o quanto isto ainda é urgente e necessário! Bjssofia

    ResponderExcluir
  3. Muito querida Sofia,
    fico feliz me de poder me associar a tua homenagem.
    Esta blogada de hoje tem a tua tessitura,
    Com muita admiração e a expectativa de nos vermos esta tarde
    attico chassot

    ResponderExcluir