TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 1 de agosto de 2010

1.- Agosto mês do bom gosto!

Porto Alegre Ano 5 # 1459

Pois nesse domingo, ensolarado e frio, inauguramos agosto, que na edição 2010 tem uma sexta-feira 13. Esta, para alguns, dita aziaga. Assim, usando o óculo do pensamento mágico torçamos para que o chamado mês do cachorro louco, neste 2010, não seja um ‘agosto, mês de desgosto.’

Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias, é por tal que essa é a única sequência de dois meses de 31 dias no nosso calendário. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano). É por isto que os quatro meses seguintes são: 7bro, 8bro, 9bro e 10bro.

É quase senso comum dizer-se que ‘agosto é o mês de desgosto’.

Porque, como e quando agosto começou a ser pensado um mês azarento é mais difícil explicar.

As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava não apenas ficar sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil.

Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. Na Argentina, não era aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte.

A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular catalisado pela rima; é, também, uma superstição mundial de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi mais homogeneamente português.

Mas, apesar de muita gente se dizer incrédula nos azares próprios do mês de agosto, muitos não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto. A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com o mágico, com o mundo não racional.

Agosto é um mês sem feriados. Um mês que vem depois das ditas férias de julho, trazendo um ar de “segunda-feira”. Outros comentam sobre as crenças que gravitam em torno de seus dias. Os mais velhos conhecem casos e mais casos ocorridos neste mês. Casos tristes e marcantes para história do país como o suicídio de Getúlio Vargas 1954), a renúncia de Jânio Quadros (1961) etc.

Na África o dia 24 de agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto” – dia de todos os exús. Na França o mês é marcado pela trágica noite de 24 de agosto de 1572, quando Catarina de Médici ordenou o massacre de São Bartolomeu, matando de dezenas de milhares de pessoas.

Na Polônia, em 14 de agosto de 1831, os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também dizimou centenas de pessoas.

Marrocos recorda que em 14 de agosto de 1844 a França invadiu o país. No Camboja, em 11 de agosto de 1863 a França tomou o país. Na Alemanha, em 3 de agosto de 1932 Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor. Na China, em 8 de agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim. No Japão, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas.


Daí o dito popular “Agosto mês do desgosto”. Há também o senso comum que diz

que os cachorros contraem a raiva nesse mês; daí o nome de “mês do cachorro louco“.

Mas, para cada uma e cada um de nós esse agosto adventício é mês de bom gosto. Vivamo-lo em plenitude.

Uma notícia de destaque: O parlamento da Catalunha – uma das regiões autônomas do reino da Espanha, que tem por capital Barcelona – aprovou a proibição, a partir de 2011, de touradas na Autonomia. A votação foi 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções. Para se ter uma ideia do significado de terminar com esse ‘esporte’ bárbaro seria o equivalente de, por exemplo, a região Sul do Brasil proibir o futebol.


Dois destaques do sábado chuvoso que encerrou julho.

·

Ontem a Gelsa reuniu, como ocorre a cada inicio de semestre, em sua casa aqueles que se envolvem com ela no grupo de pesquisa. Estavam presentes, com duas ausências, treze licenciandos, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Na oportunidade foi feita a discussão do planejamento do semestre e análises das propostas de teses a serem qualificadas mais proximamente. No evento de ontem foi feita uma homenagem a Prof. Dra. Cláudia Glavan que no próximo dia 23 assume como professora na UFSC, em decorrência de concurso público de provas e títulos, e por tal transfere residência para Florianópolis. Tive o privilégio de participar do almoço e a foto registra um momento do encontro. De pé: Daniel Bosi, Ana Cristina, Edmar, Daniel, Sabrina, Tiago, Marli, Paulo, Juliana. Sentados: Joisaine, Maria Luiza, eu, Gelsa, Cláudia, Fernanda e Daiane

· Ao final da tarde recebemos a visita muito querida de minha irmã Clarinha. Enfrentou uma BR-116 truncada, vindo de Novo Hamburgo para por algumas horas dividir conosco emoções. Encontro de irmãos tem, inevitavelmente, o gostoso mexer em baús, para viver saudades.

Por fim votos a cada uma e cada um votos de um excelente agosto de muito bom agosto e que esse se inicie com um domingo prazeroso. Para manhã um anúncio: O que é: ¿Transtorno de Déficit de Natureza? Até então.

16 comentários:

  1. Caro Chassot! Fui acometido de saudade ao ver a foto da reunião Gelssina de orientandos. Lembrei-me das colegas Daiane, Claudia e Fernanda (que está na foto, mas não fizestes referencia). Aliás, a defesa da tese da Fernanda foi uma das mais importantes para mim. Fiquei admirado com seu poder de argumentaçao e conhecimento do assunto. Tambem pudera, com uma orientadora tao competente, nao pudia se esperar outra coisa. Uma abraço as ex-colegas e à Claudia que assume em Floripa. Buena Suerte. Abraço do JB, e pra voce tambem, minha querida Gelsa.

    ResponderExcluir
  2. Muito querido Jairo,
    deves ter visto a foto recém postava o blogue, Aliás , entre treze conexões Brasil de hoje não aparece Canoas. Penso que teu IP está em Porto Alegre.
    Muito obrigado por esse teu comentário dominical e obrigado pelo alerta acerca da omissão involuntária da Fernanda.Vou corrigir.
    Obrigado pelas homenagens que fazes a colegas do grupo gélsico, em expansão muito produtiva,
    Tu recordas de tua infância ou de agora dessa estigmatização de agosto, que nesta edição começa tão lindo.
    Um muito bom domingo, mesmo sabendo que ele para ti é imerso em curtida saudade.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Muy querido Profesor Chassot,
    Inéditas para mí estas supersticiones asociadas al mes de Agosto y súper interesante lo del calendario de Rómulo.
    Que tenga un lindo domingo de un Agosto "gostoso",

    ResponderExcluir
  4. Estimado professor Chassot!!!
    Hoje acordei e fui consultar seu blog e que tamanha satisfação tive em encontrar tantas informações sobre o mês de agosto. Quero crer como bem o Sr referenciou, agosto é um mês de bom gosto, pois no dia 11/08, como já é sabido, estaremos lançando aqui em Rio do Sul/SC nosso livro, que tem e muito, sua a participação. Obrigado por compartilhar tanta sabedoria!!!!Um forte abraço - Anelise G. de Luca - Rio do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Estimada Matilde,
    dou-me conta, por tua mensagem que no Equador não essas conotações mágicas associadas ao mês de agosto. Aqui no Brasil elas são ~~ talvez melhor: foram ~~ fortes. Isso doas meses de setembro (7mbro) .... dezembro (mbro) só aprendi agora preparando essa blogada,
    Que com/sem superstições agosto seja gostoso para ti e para os teus.
    Obrigado por trazeres acréscimos a esta primeira blogada agustina.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Attico, como foi bom poder acompanhar pelo blog a reunião de ontem da Gelsa com seus orientandos! Parabéns pelos quatro anos do blog do qual sou leitora assídua! Desejo que continues sempre uma pessoa entusiasmada com a vida! Um abraço carinhoso, Liba

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Anelise,
    Vivas!!! Agosto para ti e para Sandra e também para mim, terá nesse dia 11 um significado muito especial.O lançamento do "Dialogando Ciência...Entre sabores, odores e aromas. Contextualizando alimentos quimica e biologicamente".
    Isso é sensacional.
    Ainda não recebi o exemplar. Vou fazer uma nova blogada sobre o assunto.
    Na tua história de infância e mesmo agora de professora agosto era/é ferreteado como um mês diferente?
    Um muito bom agosto, onde o dia 11 é muito especial,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Liba muito querida,
    que surpresa espetacular nesta ensolarada manhã agustina receber teu comentário.
    Obrigado pelos votos pelos quatro anos deste blogue que, para meu orgulho, te tem como leitora assídua.
    O registro da reunião gélsica é penhor de minha admiração pelo seu trabalho intelectual.
    Uma vez mais, meus agradecimentos pelo prestígio que dás a este blogue.
    Com muita admiração e carinho
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Professor!!
    Aaaahhh!Pra mim o mês de agosto trouxe foi felicidades e não desgosto, pois é o mês de nascimento do meu queridíssimo marido!
    ^^!
    Então, não posso dizer que me encaixo aos supersticiosos! hehehehehe!!
    .
    Admiro o empenho e a dedicação da Gelsa!
    Mais uma mulher marcante no desenvolvimento da humanidade![como a história do beija-flor entre meio ao incêndio na floresta!]
    .
    Agora, pôxa vida, devo confessar que a imagem daquele cachorrinho com a seringa na boca me desconcertou por completo!Rsssss!!
    .
    Um abençoado domingo, Mestre!
    E um bom início de mês!
    .

    ResponderExcluir
  10. Muito querida colega Thaiza,
    primeiro devo dizer-te que li para Gelsa teu comentário. Ela e eu agradecemos tua linda metáfora. O beija-flor e ela fazem sua parte.
    Quanto a festejamentos agustinos, assim como tens teu amantíssimo marido, eu tenho minha Mãe, Maria Clara (dia 12, dia de Santa Clara que neste 2010 faria 101 anos) e meus irmãos gêmeos Tile e Paulo (dia 11);
    Esse agosto com sexta-feira 13 será de muito bom gostoso.
    Votos de um suave domingo também na curtição desse bebe que embalas no teu ventre, que fará teu dezembro cheio de emoções,
    Um afago do

    ResponderExcluir
  11. Professor, professor...
    Adorei a foto... Postei uma no meu blog também... O que é bom tem que ser perpetuado,né???
    Vivendo e aprendendo, gostei muito sobre a aula dos meses e de agosto... Aqui, no meio dos alemão (escrevi como se fala), fiquei sabendo, com estranheza, que agosto é o mês do cachorro louco... Descobri que era acentuada os suicídos neste mês, liderado pelos enforcamentos. O número de óbitos era muito grande em agosto, segundo as crendices populares. Alguns diziam: passei agosto, estou tranquilo porque tenho mais um ano de vida.
    Sem dizer que agosto é looonnnnggoooo!!!!Passou agosto, o resto do ano passa correndo. Mas pra mim, neste ano agost será curto, já que minha qualificação está marcada para o dia 25 (tenho que correr...)E Cronus não perdoa seus filhos... O tempo nos engole mesmo.
    Têm coisas boas em agosto: início da primavera e o signo de virgem entra em ação.
    Professor, por hoje era isso.
    Boa semana e um caloroso abraço.

    ResponderExcluir
  12. Meu muito prezado Edmar,
    primeiro obrigado por aditares dados agustinos tão significativos. Usualmente, os assuntos dominicais são mais leves. O de hoje era despretensioso, mas recebeu atentos comentários. O que trazes é por demais significativo e não imaginava que as informações sobre agosto que ofereces aos meus leitores acerca de uma região tão marcada pela colonização alemã tivessem essa relevância.
    Hoje, tu e outros comentaristas são os co-autores deste blogue. Isso dá sentido à proposta de fazer alfabetização científica.
    Aparece sempre que puderes, mesmo sabendo que para ti tempus fugit até dia 25 (dia do 49º da renuncia de Janio, quando estava no meu primeiro anos de magistério.
    Teus comentários são preciosos, obrigado

    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Professor Chassot,
    Agosto! Obrigado pela aula sobre esse mês tão interessante. Fiquei pensando sobre os inúmeros relatos que ouvi, durante a infência, principalmente sobre os cachorros. Lembro-me que se contava casos incríveis sobre pessoas que tinham sido mordidas neste mês e logo vinham a falecer.
    E amanhã a vida, para nós professores, volta ao normal, depois desta pausa para recarregar as energias.
    Desejo de uma semana iluminada.
    Abraços,
    Luís

    ResponderExcluir
  14. Muito estimado colega Luís,
    como já escrevi aqui, não imaginava que um assunto tão prosaico como este ‘Agosto’ merecesse essa repercussão.
    A ratificação de diferentes crenças nos mostra quanto o pensamento mágico segue presente em diferentes etnias.
    Que a nova jornada que começamos amanhã seja prenhe de fazeres significativos em nosso Educar,
    Com estima e continuada admiração.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Mas bah, um blog de gaucho, tmb sou gaucha de Porto Alegre, tenho 39 anos. Passei mais tempo da minha existência morando no Rio de Janeiro. Mas eu amo o Rio Grande do Sul.Estava navegando pel internet pesquisando sobre o famigerado mês de AGOSTO. Caí no seu blog.Agosto é o mêsa em que nasci. Tenho um blog tmb, minha pesquisa é para um post que quero fazer sobre...AGOSTO.Quando puderes, olhe meu blog.
    abraços conterrâneos.
    TEMPESTADES E CALMARIAS

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito estimada Carla,
    realmente agosto é marcado por pensamento mágico. Mesmo que não descartemos este óculo para diferentes momentos é bpmque saibamos existirem outros.
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir