TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

5.- Acerca da QUINTA-FEIRA

Porto Alegre Ano 5 # 1463

Manhã de temperatura amena (em relação a ontem): 10ºC. Chove desde a noite de ontem. Jornais têm como manchete de capa: ‘a nevada do século.’

Primeiro devo dizer que ter uma blogada sobre a quarta-feira motivou manifestações de cinco leitoras Joélia, Matilde, Cristhiane, Elaine e Marília (Jairo e Edmar! relevem, mas vocês são minoria em universo de leitoras comentarista) acerca do assunto. Elas impeliram-me a continuar as reflexões. Assim hoje falo algo da quinta-feira.

Primeiro fale recordar algo comum aos cinco primeiros dias da semana (de segunda a sexta-feira) em três idiomas latinos (espanhol, francês e italiano) que nos são próximos:

Português

2ª-feira

3ª-feira

4ª feira

5ª feira

6ª-feira

sábado

domingo

Espanhol

Lunes

Martes

Miercoles

Jueves

Viernes

sábado

domingo

Francês

Lundi

Mardi

Mercredi

Jeudi

Vendredi

Samedi

Dimanche

Italiano

Lunedi

Martedi

Mercoledi

Geovedi

Venerdi

Sabbato

Domenica

Assim os cinco primeiros dias correspondem a dia da Lua / dia de Marte / dia de Mercúrio / dia de Júpiter / dia de Venus. Vale recordar o que referi ontem: nas línguas saxônicas os deuses do Panteon Greco-romano, são substituídos – com exceção da Lua: segunda-feira – por deuses do Panteon Nórdico: Os deuses nórdicos Tiw, Wonden, Thor e Friga correspondem com bastante aproximação em seus atributos e áreas de devoção e proteção, respectivamente a Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus, trago apenas 4 exemplos. Tenho juntados mais de uma dezena.

Português

2ª-feira

3ª-feira

4ª feira

5ª feira

6ª-feira

Sábado

domingo

Inglês

Monday

Tuesday

Wednesday

Thursday

Friday

Saturday

Sunday

Holandês

maandag

dinsdag

woensdag

donderdag

vrijdag

zaterdag

zondag

Alemão

Montag

Dienstag

Mittwoch

Donnerstag

Freitag

Samstagii

Sontag

IIdiche

מאָנטיק
(montik)

דינסטיק
(dinstik)

מיטװאָך
(mitvokh)

דאָנערשטיק
(donershtik)

פֿרײַטיק
(fraytik)

שבת
(šabes)

נטיק
(zuntik)

Assim, também, como na terça-feira e quarta-feira, a quinta-feira, nas línguas que nos são mais próximas é o dia dedicado a Jupiter e, nas línguas saxônicas, esse dia é substituído na sua dedicação a Thor, o deus do trovão. Em alemão, como em iídiche e holandês, a tradução literal do nome deste dia da semana é dia do trovão, justamente numa alusão a Thor. Encontrei traduções (Wikipédia) para o dia da semana japonês: Moku-youbi como dia de Júpiter. Em eusquera esse dia é chamado Osteguma, que na mitologia basca é uma homenagem a Urtzi, o deus dos céus.

Thor, o deus do trovão, pintado por Mårten Eskil. Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday ou seja "Thor's day". Thor é o deus do trovão da mitologia nórdica, aparece produzindo raios com o seu martelo. Thor é filho de Odin, o deus supremo e da deusa de Midgard (a Terra). Ele se assemelha em atributos a Júpiter, pois ambos são filhos da Mãe-Terra, Thor - como Júpiter - era o deus dos raios e trovões; ambos são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Thor matou a serpente Jormungand (uma serpente que envolve a Terra) e Júpiter o dragão Tifon. Os animais de ambos deuses eram o carneiro, o bode e a águia. Thor era um deus, extremamente forte e um comilão (podendo comer uma vaca em uma única refeição). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo.

Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus. Na mitologia romana Júpiter é o pai do deus Marte. Assim, Júpiter é o avô de Rómulo e Remo, os lendários fundadores de Roma. Júpiter é filho de Saturno e Cíbele.

Os fados tinham comunicado ao seu pai, Saturno, que ele havia de ser afastado do trono por um filho que nascesse dele. Para evitar a concretização da ameaça do destino, Saturno devorava os filhos que mal acabavam de nascer. Quando Júpiter nasceu, a mãe, cansada de ver assim desaparecer todos os filhos, entregou a Saturno uma pedra, que o deus engoliu sem se dar conta do logro.

Sua mãe então o entregou às ninfas da floresta em que o havia parido. Criado longe, na ilha de Creta, para não ter o mesmo destino cruel dos irmãos, ali cresceu alimentado pela cabra Amalteia. Quando esta cabra morreu, Júpiter usou a sua pele para fazer uma armadura que ficou conhecida por Égide.

Júpiter e Juno, por Agostino Carracci, século 16. Quando chegou à idade adulta enfrentou o pai e, com a ajuda de uma droga, obrigou-o a vomitar todos os filhos que tinha devorado. Após libertar os irmãos do ventre paterno, empreendeu uma revolta (titanomaquia). Saturno procurou seus irmãos para fazer frente ao jovem deus rebelde que, com seus irmãos, reuniram-se no Olimpo. Casou-se com Juno, sua irmã e filha preferida de Cibele.

Júpiter teve muitos filhos, tanto de deusas como de mulheres. Marte, Minerva e Vênus são seus filhos divinos, entre outros. Quando se apaixonava por mortais, Júpiter assumia diversas formas para se poder aproximar delas.

Baco era seu filho e da mortal Sémele. A jovem durante a gravidez insistiu que queria ver o pai do seu filho, em toda a glória. Júpiter tentou dissuadi-la, mas sem êxito. Quando o rei dos deuses se apresentou abertamente à sua amante, esta caiu fulminada. Júpiter tomou então o feto e colocou-o na sua barriga da perna, onde terminou a gestação.

Para conquistar a Princesa Europa, transformou-se em touro branco. A jovem aproximou-se e Júpiter mostrou-se meigo. Quando Europa montou sobre o seu dorso, ele elevou-se nos ares e levou a princesa para a ilha de Creta, onde se uniu a ela. Dessa união nasceram Minos, Radamante e Sarpédon.

Noutra altura apaixonou-se por Alcmena, esposa de Anfitrião. Para conquistá-la, assumiu a forma do próprio marido e contou com a ajuda de Mercúrio, que tomou a forma do criado Sósia. Dessa união nasceu o semi-deus Hércules.

Em próximos dias pretendo voltar a esse nosso hebdomadário e apresentar alguns relatos míticos acerca dos deuses que presidem cada um dos dias da semana. A quinta-feira é dedicada a Júpiter, o chefe de todos os deuses – Zeus para os gregos e muito assemelhado a Thor, homenageado na denominação deste dia nas línguas anglo-saxônicas.

Queria aqui inserir uma pergunta trazida ontem por uma leitora: Tenho curiosidade. Se Hermafrodito reúne os dos sexos, não deveria ser mais bissexual que assexual? Sendo bissexual, o que alterna entre o heterossexual e o homossexual; assexual, sendo sem sexo. Eis minha resposta: Hermafrodito não sem sexo, e nem que altera entre homo e heterossexual, mas que tem os dois sexos. Vale lembrar o mito de Pandora. Os humanos (não os homens e as mulheres) como hermafroditos viviam a plenitude como bissexuais. Quando Zeus, para vingar-se de Prometeu, que lhes dera o fogo, dá-lhes Pandora: a primeira mulher, que chega trazendo uma caixa cheia de males. A partir de então, dá-se a primeira partição e sempre restam descasalados procurando a sua parte. E nessa narração mitológica temos uma das inculcações misóginas no estabelecimento do DNA que nos constitui como uma cultura machista, como discuto em A Ciência é Masculina? (p.47)

Já está extensa esta blogada acerca de ‘quinta-feira’. Que cada uma e cada um tenha as melhores bênçãos de Júpiter/Zeus ou de Thor. Amanhã talvez falemos sobre a ‘sexta-feira’.

6 comentários:

  1. Bom dia Professor!
    =]
    Não sabia sobre Thor nomear a quinta-feira!
    Vês como sempre aprendo algo a mais por aqui?!
    Cada dia é uma nova expectativa!
    hehehe!
    Abraços!!
    p.s.:talvez alguns alunos meus procurem o senhor por aqui para saberem um pouco mais sobre Marie Curie,ok?!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Thaiza,
    que bom que este blogue cumpre sua Missão (palavra também capturada pelo Mercado).
    Amanhã ~~ e isso é um anuncio inédito ~~ conheceras duas deusas Venus e Friga presidindo a sexta-feira
    Apresento minha disponibilidade a teus alunos e alunas.
    Um afago agradecido do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Querido Chassot,
    Já ouvi sobre Thor, mas não sabia que Thursday é "Thor's day". Aguardo curiosa o hebdomadário.
    Me fascina a leitura sobre relatos míticos.
    Abraços com saudades!

    ResponderExcluir
  4. Muito querida Joélia,
    que bom que estás apreciando nossa viajada por este mítico hebdomadário. Convido-te a conheceres amanhã a conhecer Vênus, Afrodite e Friga ~~ três deusas lindíssimas ~~ e conhecer porque para nossos hermanos de habla castelhana amanhã é Viernes o porque na mais hegemônica das línguas é Friday.
    Uma muito boa (e fria, aqui) noite e fica com as bênçãos de Júpiter e/ou Thor,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querido mestre Chassot, muito bom saber algo mais a respeito da origem dos nomes dos dias da semana. A cada leitura de seu blog me sinto como se estivesse assistindo a uma das suas aulas. Abraços,
    Elaine, Sueli

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Elaine Sueli,
    obrigado por acompanhares nossa recorrida pelo enlevo místico dos dias da semana e ver como no nosso idioma as evocações são muito mais pobres se comparada com a riqueza de outros idiomas.
    Uma muito boa noite com as bênçãos de Júpiter e Thor.
    Um convite para amanhã seres apresentadas a três formosas deusas,

    attico chassot

    ResponderExcluir