TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 31 de agosto de 2010

31- Dia do blog

Porto Alegre Ano 5 # 1489

Termina agosto. A previsão é mais um dia sem sol. Para milhares de paquistaneses, vítimas das desgraças climáticas trazidas aqui ontem e para quase uma centena de latino-americanos que ainda colocam o Eldorado num país chamado Estados Unidos este agosto foi trágico. No outro lado da medalha, agosto se faz esperança, para os 33 mineiros chilenos e suas famílias que vivem agora um ‘big brother’ sem os efeitos especiais da holandesa Endemol (fundada pelos senhores Joop van den Ende e John de Mol).

Hoje é um dia especial, mais recentemente trazido para o rol das celebrações: Hoje é o Dia do Blog. A data foi estabelecida de forma informal para o dia 31 de agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.

A escolha desta data é porque seus números 3108 se assemelham com a palavra Blog. Para este blog a data não poderia ser mais festiva. Terminamos um mês, desde que em dezembro adotamos um contador mais confiável, com um significativo aumento na média mensal: agosto 78,1 (com 57,6 em julho e 43,4 em janeiro, por exemplo).

Mesmo que os blogues já datem de 1997, como me ilustra a Wikipédia, dicionários mais usuais da língua portuguesa (Aurélio ou Houaiss) não registram a palavra blog, e os editores de texto, salvo que a adicionemos ao dicionário, colocam-na sempre como errada. Eu, já há muito, aportuguesei blog para blogue, pois defendo que se deve escrever como se fala. Por outro lado, insisto em usar sítio ao invés de site, pois referir-se a “saite” soa antiestético.

Para escritor ou autor de um blogue, prefiro a acepção usada em Portugal “bloguista” ao brasileiro “blogueiro” – uma e outra não estão dicionarizadas. Para mim, blogueiro carrega um preconceito como o que tem a palavra motoqueiro. Observa-se a diferença entre motociclista e motoqueiro. Assim me considero um bloguista, e não um blogueiro. Há ainda mais vantagem em favor da forma de Portugal. É um substantivo epiceno; claro que não vou testar aqui e agora os conhecimentos de gramática de ninguém acerca de epicenos.

Recomenda-se que nesse dia aos bloguistas de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Teria muitos blogues a recomendar, até porque acompanho alguns. Ante a impossibilidade de destacar vários, presto minha homenagem a três, que me são próximos e que buscam fazer alfabetização científica. Aos que acharem suspeita minha escolha por ter elegido três comentaristas frequente deste blogue, argumento que acompanhar como estes três editores fazem Educação determinou minha escolha.

QUIMILOKOS - De Químico e Louco todo mundo tem um pouco! Educação, Cultura e Conhecimento, destinado a professores e alunos e a quem se interessar por Ciência– quimilokos.blogspot.com – Este muito visitado blogue, editado com intensidade há mais de cinco anos pela Thaiza, Professora de Química do Colégio Militar Unidade Ayrton Senna e da Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis em Goiania tem a marca de uma Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás e apaixonada por Ciência. A Thaiza faz deste blogue suporte para suas aulas que podem ser fruídas por alunos de Química do ensino médio.

DIVULGARCIENCIAdivulgarciencia-malu.blogspot.com – um blog dirigido não só a educadores e estudantes, mas para qualquer pessoa interessada em desvendar um pouco mais do nosso mundo através do conhecimento científico. Mesmo com alguns meses, iniciou em junho deste ano, a Maria Lúcia – que também é editora do aulasciencias-malu.blogspot.com – professora de Ciências do ensino básico em Curitiba no Paraná. Dentro do propósito de divulgar a Ciência, por exemplo, em sua edição mais recente, a Malu nos leva a visitação de um dos jardins botânicos mais bonitos do Brasil. Vale conhecer: divulgarciencia.

BLOG DO PROF. JAIRO BRASIL – profjairobrasil.blogspot.comum blogue editado pelo Professor Jairo Brasil, historiador e mestre em Educação – de quem orgulhosamente fui orientador – é professor de escolas técnicas profissionalizantes da região metropolitana de Porto Alegre e dirige o seu blogue para o ensino técnico profissionalizante, buscando tornar seus alunos cada vez mais leitores, com a ampliação das fronteiras da educação profissionalizante, fazendo que alunos (e também professores) da área palmilhem realidades diferentes do chão da fábrica. Editado em Canoas desde março de 2007, tem leitores especialmente no Brasil e na Argentina.

Gostaria na celebração do dia do blogue trazer dois problemas operacionais, que, com ajuda de meus leitores, talvez pudesse ver resolvido. Ambos são decorrentes de minha muito vantajosa migração, em 1º de dezembro de 2009, do UOL para blogspot.

A primeira situação desejava ver resolvido problemas trazidos em mensagens como estas: Oi Chassot meu querido, tenho tentado mandar comentários pelo blogue e não tenho conseguido não sei porque fica pedindo p/selecionar um perfil e depois que seleciono com senha e tudo... não posta o comentário...Bom mas enfim resolvi mandar um e-mail.’ // he tenido mucha dificultad para postar el comentario // Leio teu blogue quase todos os dias, mas nunca mais consigo postar comentário’.

Como o blogspot é vinculado ao gmail, quem tem conta com este provedor, usualmente, tem facilidade para postar. Quem usa outro endereço e consegue postar comentários? Como?

A segunda situação, prende-se a identificar o endereço do remetente para agradecer/ contestar/ responder o comentário deixado. Ocorrem dois tipos de endereços de remetentes: aqueles ‘secretos’ como este De: Profª Thaiza [mailto:noreply-comment@blogger.com] ou os identificados, como De: Neusa [mailto:profneusa.quimica@gmail.com] para os quais posso responder. Quem poderia orientar os comentaristas para que estes postassem seus comentários onde o remetente aparece, como no segundo caso?

Um bom presente pela celebração data de hoje, para o bloguista que vos escreve, seria que leitores ajudassem na solução destas duas situações. Alguns de meus leitores e eu agradecemos penhoradamente.

Agora votos de uma muito boa terça-feira. Voltamos nos ler, quando setembro vier. Aguardemo-lo.

15 comentários:

  1. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Felicitaciones en el día del Blog a usted y a todos los bloguistas que con tanta dedicación enriquecen a sus lectores!!!
    Que tenga un precioso día,

    ResponderExcluir
  2. Estimada Matilde,
    tu que es también bloguista sabes el significado de la blogada nuestra de cada día.
    Muchas gracias por tus congratulaciones y las mismas son reciprocas.
    attico chassot

    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caro Mestre Chassot! Obrigado pela deferencia especial em relaçao ao Blog. Muito do que utilizo hoje em dia como artefato em minha publicação tem a ver como nosso constante contato de aperfeiçoamento. Desejo mais sucesso em tuas publicações, e que consigas atingir os objetos almejados. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Jairo,
    obrigado pela continuada parceria. É bom estar contigo para fazer alfabetização científica.
    Cumprimento pelo bloguista que és.
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Aaaaaah Professor!
    Que honra!
    E que surpresa!
    ^^!
    Só tenho a agradecer pelo carinho e pelo reconhecimento, tão importantes para mim!
    Um terça abençoada ao senhor!
    E, é claro, um ótimo "Blog Day"!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Muito querida colega bloguista Thaiza,
    curti fazer esta surpresa para três de meus queridos comentaristas.
    Que bom que tu gostaste.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Dia do Blog, parabéns aos blogueiros.

    ResponderExcluir
  8. De: THAIZA MONTINE [mailto:quimilokos_professora@hotmail.com]

    Boa tarde Professor!!

    Quanto aos problemas dos comentários, acredito que estajam nas configurações que o senhor atribuíu ao blog.
    Entra em seu 'painel de controle' e clica em 'configurações'; lá dentro, procure nas abas 'comentários' e clica nela.
    Dentro desta parte estarão as opções de configuração para os comentários. Verifica lá se o senhor não os deixou restrito a apenas que tem conta no gmail, ou para open ID, o melhor é deixar para que qualquer pessoa possa comentar, pois evitamos essas perdas de comentários dos que não possuem conta no google.
    Abraços!!
    Thaiza Montine
    ATTICO CHASSOT escreveu
    Querida Thaiza, obrigado pelas sugestões. Possibilitei A N Ô N I M O postar comentários;
    Este comentário será testado como ANÔNIMO.
    Obrigadíssimo,
    achassot

    ResponderExcluir
  9. Emerson querido:
    Agradeço em meu nome e de todos aficionados por esta ‘cachacinha’.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. De: MARIA LÚCIA LOPES [mailto:malubyo@ig.com.br]

    "Olá, mestre, penso que o meu sentimento deve ser o mesmo do prof. Jairo e da prof. Thaisa, receber seus cumprimentos no "dia do blog" é uma emoção muito grande. Que bom ter gostado da postagem do Jardim Botânico! A idéia é fazer divulgação e alfabetização científicas, através desta importante e atual ferramenta.
    Ao mestre, com carinho, feliz dia do Blog!
    Malu."

    ResponderExcluir
  11. Querida colega bloguista Maria Lúcia:
    Fico feliz que tenhas gostado da surpresa.
    Contigo revisitei o muito lindo Jardim Botânico de Curitiba.
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Não posso ajudar nos problemas pq sou uma analfa digital!!! Mas posso dizer que gosto muito desse espaço e da forma como você faz as coisas por aqui!!! No dia do blog parabenizo você pelo trabalho!!! E que em setembro possamos continuar tendo o prazer de te ler nesse espaço!!!

    Beijos, Feliz dia do Blog!!!

    ResponderExcluir
  13. Estimada bi-colega (professora e bloguista) Pandora,
    mítica primeira mulher na cosmogonia grega, obrigado pelos teus cumprimentos que retribuo pelo teu blogue Uma Pandora e sua caixa!!!!
    Estimulado por meus queridos leitores, espero a cada dia de setembro trazer algo aqui.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Oi, querido! Há quanto tempo!!!
    Vi uma postagem de Thaiza no Twitter sobre essa sua postagem e vim conferir. Aliás, você ainda não tem Twitter? Se você tiver ou se resolver entrar meu perfil é www.twitter.com/atribeiro.
    Beijão!!

    Alcione

    ResponderExcluir
  15. Muito querida Alcione,
    releve a demora no retorno. Recebi teu comentário em trânsito. Tu sabes que, se não respondermos na hora...
    Festejo o restabelecimento de contato. Fazia tempo que não nos falávamos. Era por estes dias estar no EQBA, mas minha participação foi cortada. Seria certamente momento de reencontros.
    Não aderi ao twiter. Manter um blogue diário é por demais envolvente. Isso me basta.
    De vez em vez ainda recebo retornos pela entrevista que tu publicaste no teu blogue.
    Um afago com saudades

    attico chassot

    ResponderExcluir