TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

4.- O meio da semana

Porto Alegre Ano 5 # 1462

Mais uma manhã gelada no Sul do Brasil, mas lindamente ensolarada. Se diz ser o dia mais frio deste inverno, quando há neve em algumas regiões e muita geada. Há árvores, como a minha amoreira que foram enganadas com o veranico em julho: se revestiram de tenras folhas verdes que agora são crestadas pelo rigor do frio.

Chegamos – nesta primeira semana do segundo semestre – a uma quarta-feira. Esta nas línguas que nos são mais próximas (espanhol, francês, italiano...) é o dia dedicado ao deus Mercúrio. Mas, assim como, a terça-feira, nas línguas saxônicas, não é dedicada ao deus Marte, também a quarta-feira (e a quinta-feira e a sexta-feira abandonam o Panteon greco-romano), é o dia dedicado a Wonden ou Wotan, pai dos deuses nórdicos. Claro que sempre nos intrigam duas situações: como há milênio, os humanos em seu hebdomadário (Eta! palavrinha difícil, mas importante) há tantos milênios estão tão fortemente ligados aos deuses na marcação dos dias da semanas e porque o português é o único idioma que foge desta tradição trazida do sistema aristotélico de universo. No Sete escritos sobre Educação e Ciências faço um estudo mais detido disto.

No alemão, temos uma singularidade única para esse dia da semana: Mittwoch, que traduz estarmos no meio da semana. Diz a tradição que em torno do ano 1.000 da era cristã, um monge de nome Notker 'cunhou' o termo in mittauuechun (no meio da semana) para substituir o nome do Deus pagão Mercúrio; aliás, o iídiche acompanha o alemão, do qual sofreu tanta influência, nessa singularidade de uma denominação não dedicada a Mercúrio ou a Wonden, como outras culturas. A ideia de Notker de expulsar qualquer conotação pagã teve o bom tom de nos lembrar que a metade passou e que um pouco mais adiante está o domingo. Penso que então não havia essa associação do sábado, como parte do período de repouso. O ‘sábado inglês’ onde não se trabalharia à tarde, é muito mais recente.

Se Notker tirou a associação da quarta-feira a uma divindade pagã, ela carrega pelo menos em uma de suas edições anuais uma marca muito forte, tendo então um detalhe, que me consta, inédito nos outros 364 dias do ano: a quarta-feira de cinzas é o único dia do ano que se faz (pelo menos para algumas profissões e em culturas) um hemi-feriado, pois a abertura de repartições públicas, escolas e mesmo alguns estabelecimentos comerciais e fabris, só ocorre a partir do meio dia.

Assim com lembramos a terça-feira gorda ou terça-feira de carnaval, a quarta-feira de cinzas – miercoles in ciniza – é uma data muito significativa em algumas culturas, como na de tradição hispânica, não só porque marca o início da quaresma, mas porque então se iniciam as piedosas procissões dos passos que se estenderão por toda quaresma, se intensificado no inicio da semana (domingo de ramos) para culminar no sábado de aleluia. Estas recordam, com piedade e mesmo com grandes manifestações de dor, o caminho da paixão de Jesus – a via sacra.

Numa quase simbiose entre as manifestações da piedade do cristianismo, vale buscarmos um pouco da mitologia greco-romano. Nossa quarta-feira é dedicada a Mercúrio, e sua história legou-nos uma denominação ainda hoje presente em nossos referenciais acerca das características sexuais de indivíduos.

Mercúrio é Hermes no Olimpo grego, deus do conhecimento. Dentre as estátuas de Mercúrio que conheço, destaco aquela imponente que esta no Largo da Rodoviária em Porto Alegre. Trata-se de uma figura única na capital. Um aspecto a destacar: a sua construção feita por sucatas em uma escala monumental. A obra realizada por Paulo Siqueira que acaba sendo uma referência para quem entra ou sai da cidade. A foto traz a identificação do blog de onde capturei a imponente figura do deus que está a dar as boas vindas e as despedidas dos que chegam/saem da capital gaúcha,.

Mercúrio foi um dos muitos amores de Vênus – a deusa do amor, a Afrodite grega –, que é festejada na sexta-feira, dia de Venus. Do romance entre Hermes e Afrodite, nasce um filho que recebe um nome formado da junção dos nomes do pai e da mãe: Hermafrodito, que traz em si a soma do conhecimento (do pai) e amor (da mãe). Sua natureza era de tranqüilidade e sabedoria, e não se sentia seduzido por sentimentos relacionados aos instintos humanos. Hermafrodito, porém, transforma-se no objeto da paixão de uma ninfa do lago da Salmácida. Ele, todavia, resiste e foge constantemente das investidas amorosas da pretendente. Ela não desiste e leva seu pleito até Zeus, com o pedido que o poderoso deus fizesse algo para concretizar o enlace. Zeus chamou Hermafrodito. Este propôs a Zeus que casaria com a ninfa se ambos fossem transformados em um único ser, unidos eternamente. Zeus o atende. Hermafrodito une-se à ninfa, surgindo da simbiose dos dois um novo ser assexuado, por ter em si mesmo as duas naturezas, masculina e feminina, que fez do lago Salmácida o seu novo lar. Reza a lenda que homens e mulheres que se banhavam nas águas deste lago, acalmavam suas paixões sexuais, vibrando com as alegrias de um amor mais intelectual e marcado pela bipolaridade sexual.

Algo que me impressiona é que mesmo com tantos Notker, o cristianismo tenha só se apossado de um dos sete dias da semana e ainda sim só nas línguas latinas, pois o domingo (dia do Senhor) continua sendo dia do Sol em inglês, alemão e outros idiomas. O sábado (também só nas línguas latinas, já que em outras segue sendo dia de Saturno) deve essa denominação ao Shabath judaico.

Depois de tanto falares acerca de quarta-feira só resta dizer: Uma muito boa quarta-feira e esperar pela quinta-feira que é dia de Júpiter.

31 comentários:

  1. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Súper interesante su texto!! Aprendí (como se dice acá) millón. Sólo tengo una curiosidad. Si Hermafrodito reúne los dos sexos, ¿no debería ser más bisexual que asexual? bisexual= que alterna entre lo hetero y lo homosexual; asexual=sin sexo.
    Que tenga también un bendecido día de Mercurio,

    ResponderExcluir
  2. Ola Mestre Chassot! Agora, ao ler sobre Mercurio na tua blogada, recordei da leitura crítica realizada no SETE ESCRITOS SOBRE EDUCAÇAO E CIENCIA, obra de tua autoria lançada em 2008 e que pude saborear como leitor crítico antes do lançamento. Pelo que descreves acerca das peculiaridades do calendário, creio que deveria ser a dica desta semana para agrado de teus leitores. Peço que atenda minha solicitaçao para este sábado. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  3. Muito estimada Matilde,
    primeiro obrigado pela invocação das bênçãos de Mercúrio para minha quarta-feira (o para tu Miércoles).
    Segundo, receba minha alegria por uma blogada bastante despretensiosa tenha merecido um: Aprendi millón. Aqui se diria: Aprendi à bessa.
    Terceiro, e mais relevante, uma tentativa de resposta a tua indagação: lembra-te do mito de Pandora. Os humanos (não os homens e as mulheres) como hermafroditos viviam a plenitude como bissexuais. Quando Zeus, para vingar-se de Prometeu, que lhes dera o fogo, dá-lhes Pandora: a primeira mulher. A partir de então, dá-se a primeira partição e sempre restam descasalados procurando a sua parte.
    Teu entusiasmado pela blogada de hoje faz-me pensar falar amanhã do dia de Júpiter, celebrado no teu Jueves.
    Com admiração

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Jairo,
    realmente a blogada de hoje está bastante mais contextualizada no “Sete escritos sobre Educação e Ciência”. Penso que tua generosa sugestão contemplaria melhor meus leitores se no correr dos próximos dias trouxesses os outros patronos dos dias da semana.
    Amanhã, apraz-me falar do ‘Dia de Júpiter’ ou o Jueves de los hermanos.
    Com agradecimentos
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querido Chassot,
    Cada dia aprendo mais. Não sabia que se tinha tanto a falar da quarta-feira.
    Abraços e obrigada pela informação boa.

    ResponderExcluir
  6. Querida Joélia,
    teu entusiasmo me leva a decisão de amanhã falar da quinta-feira. És, uma vez mais, minha leitora convidada.
    Um afago com saudades
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Querido mestre Chassot, mais uma vez estou mavarilhada com os escritos de seu blog; nunca pensei que poderia aprender tanto de um texto lido sobre um dia da semana! espero desde já pelos escritos de amanhã!
    abraços,

    Elaine

    ResponderExcluir
  8. Oba!Fico alguns dias sem ler o blogue e quando retorno me deparo com estas informações deliciosas sobre um dia da semana ^^ Amanhã estarei aqui, quinta lendo sobre quinta!

    ResponderExcluir
  9. CRISTHIANE CUNHA FLOR escreveu:

    Querido mestre Chassot.
    Não é interessante notar como na língua portuguesa dedicamos os dias da semana não aos deuses, mas às feiras? Isso, por certo, exerce influência nos sentidos que atribuímos às nossas tarefas diárias.

    ACHASSOT respondeu
    Muito querida Cristhiane,
    realmente somos uma falantes de uma língua que completamente diferente das demais no que se refere a nominação dos dias da semana. Isso deverá merecer, outro dia, uma edição especial.
    Obrigado por teu comentário que me induz a falar amanhã acerca da quinta-feira.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Professor,
    Passo aqui no final do dia para aprender um pouquinho mais (um monte mais)... Bom fim de quarta e bom início de quinta..
    A história de Hermafrodita eu conhecia de uma forma um pouco diferente...Que para que Hermes e Afrodite se casassem eles deveriam ser um corpo só, já que ela era uma deusa e ele apenas (sic) semi-deus, o Olimpo deixou o amor deles de concretizar por meio desta junção... Essa é a história que conheço, mas para lhe falar a verdade, é mitologia que ouvi em botecos. kkkk
    Ah, quando estudei alemão mittwoch foi o único dia da semana que aprendi com facilidade...
    Oh, ontem estive por aí....
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Muito querida Elaine,
    obrigado uma vez mais por tua presença aqui. Tu és mais uma que determinou o mote da blogada de amanhã. Será sobre a quinta-feira. Aguarde para receber, então, os eflúvios de Júpiter/Zeus ou de Thor.
    Será bom ter tua companhia amanhã
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Muito querida Marília,
    que bom que já tens expectativa sobre a blogada de amanhã: cinco minhas leitoras (e mais o Jairo, que recebe cópia deste comentário) determinaram a pauta: acerca da quinta-feira.
    Valeu teres gostado da blogada de hoje. Acredito que cada vez que fores, a parir de hoje, a rodoviária, vais curtir ainda mais aquela linda estátua de Mercúrio.
    Uma muito boa noite e que venha a quinta-feira,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigado Edmar,
    der ou das Mittwoch já se esgota (Não me recordo do gênero dos dias da semana). A síntese de tua leitura de Hermafrodito é bastante semelhante.
    Amanhã vou trazer Júpiter/Zeus ou Thor para abençoara quinta-feira;
    A próxima vez que estiveres no 502 ascende a a Morada dos Afagos.
    Com muita admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Howdy woulԁ you mіnd sharіng which blοg platform you're using? I'm lоoking to start my οwn blog soon but I'm having a hard time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm lоoking fοr something unique.

    P.S Αpоlοgіеs foг
    getting off-toρic but I had to ask!
    Feel free to visit my weblog - Silk'n Sensepil

    ResponderExcluir
  15. Hmm it sеems like youг websitе atе my firѕt comment (it was extremely long) so I guess Ι'll just sum it up what I had written and say, I'm thoroughlу enjοyіng youг blοg.
    I aѕ well аm an aspігing blοg wrіtеr but I'm still new to everything. Do you have any points for rookie blog writers? I'd really aρрreciate іt.


    Feel free to visіt my homеpage http://www.Sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  16. Wіth havin so much content and articles dο yоu еver run into аnу issues оf ρlagoriѕm or сoрyright infгingеment?

    Mу wеbsite has а lot of completely unique content I've either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any solutions to help protect against content from being ripped off? I'd ceгtаinly
    аpprеcіate іt.

    My blog http://wiki.openetna.com/w/User:Jacqueline
    my site - http://www.kynfarm.com/index.php?/member/43934

    ResponderExcluir
  17. Hi to all, it's really a nice for me to pay a quick visit this website, it consists of useful Information.

    Feel free to surf to my site - V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  18. Thank you for the goοd wгiteup. It in faсt was
    a amusement account іt. Look advanced to far added аgreeable from
    you! Hoωeνer, hoω can we communісate?


    Fеel free to viѕit my blog ... uncledickscellar.com.au

    ResponderExcluir
  19. Hello, Neat pοst. There is a рroblem with your websіte іn internеt еxplorеr, сοulԁ test this?

    IE still is the market chіef аnd а large element оf folks wіll pass over your
    excellent ωriting becаuse of this problеm.


    My web pаge - V2 Cigs reviews

    ResponderExcluir
  20. I eѵery timе spent my half an hоur to read this weblog's articles or reviews all the time along with a cup of coffee.

    Here is my site :: enloycafe.pixnet.net

    ResponderExcluir
  21. Hey thеre, You've done a fantastic job. I'll сertaіnly
    digg it and personally suggest to my friendѕ.

    I'm sure they'll be bеnеfited from this web
    site.

    Αlso visit my weblog: v2 Cigs reviews
    my page: v2 cigs review

    ResponderExcluir
  22. Have уοu ever сοnsidered creаtіng an e-booκ oг guest аuthoгіng on other wеbsіtes?
    I hаve a blog bаsed upon on the same topics you discuss anԁ would really lіke to haνe you share somе stoгieѕ/informatіon.
    ӏ κnoω my viewers ωould value yоuг work.
    If you're even remotely interested, feel free to shoot me an e-mail.

    Feel free to surf to my web-site Silk'n Sensеpil

    ResponderExcluir
  23. Hi, I dеsirе tο subscгibе fοr this ωeb site to take moѕt recent uрdates,
    therеfore wherе can і do it plеaѕe help out.


    My web-ѕite: www.prweb.com

    ResponderExcluir
  24. Do уou have a sρam isѕue on thiѕ ωebsite; I also am a blοgger,
    аnd I wаs wonderіng your situation; we have cгеаted some nice рroсеԁureѕ and we аre lοoking to traԁe
    methodѕ ωith othеr folks, рleasе shoot mе an email if interеsted.


    Also ѵiѕіt my wеb blоg: please click the following page

    ResponderExcluir
  25. Hola! I've been reading your weblog for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Kingwood Texas! Just wanted to mention keep up the excellent work!

    Also visit my web-site - www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  26. Hello thеre! This blοg post could not be wгіttеn muсh bettеr!
    Reading thгough thiѕ aгticle reminԁs me of mу
    previouѕ гоommate! Ηe continuаllу kept
    ρrеaching about this. Ι most certainly wіll ѕеnd this
    infoгmatіοn to him. Pretty ѕure he ωill haѵe a very good
    reaԁ. Thanκ you foг ѕhаring!


    Loоk into my wеbpage :: http://www.Durstloescher.org

    ResponderExcluir
  27. This iѕ a toρic which іs cloѕe tо my heaгt.
    .. Βest ωishes! Wheгe are your contact details though?


    My web pаge; relevant internet site

    ResponderExcluir
  28. Ι haνe learn some just rіght stuff here. Cеrtainly worth bookmarking for revisiting.
    I surpгise how а lot effort you plасe to make the
    sοrt оf great infoгmаtive webѕite.



    my ρage - http://immowiki.derherold.org/index.php?title=V2_Cigs_Evaluation_-_V2_Cigs_For_Superior_Well_being

    ResponderExcluir
  29. So if you ԁefіnitely neеd a superior ab belt, heгe аre some сhοісes which you can tаke into account.


    Here is my blog post dirdirhane.com

    ResponderExcluir
  30. We're at present working on in which, but I posess zero timetable to exactly when.

    My website :: green smoke promo code

    ResponderExcluir
  31. Τhanks foг the go wіth Јeff! Τhat's great to know.

    Here is my blog; green Smoke Coupons

    ResponderExcluir