TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 11 de junho de 2012

11.- MÉRITO AO "GUARDIÃO DO LITORAL SUL"!



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2140
Esta tarde, a cidade natal de um herói nacional: o Almirante Tamandaré, homenageará, por mérito aquele que é reconhecido como Guardião do Litoral Sul. Joaquim Marques Lisboa, reverenciado patrono da Marinha de Guerra do Brasil, nasceu em Rio Grande, em 13 de dezembro de 1807 e neste 11 de junho de 2012, na mesma Rio Grande o oceanógrafo, museólogo e ecólogo brasileiro Lauro Perelló Barcellos, nascido em 16 de agosto de 1956, recebe por ato da Presidente da República, a mais alta honraria outorgada a um civil pela Marinha do Brasil.
Lauro Barcellos graduou-se em Oceanologia na Fundação Universidade do Rio Grande e desde 1974 trabalha no Museu Oceanográfico desta Universidade. Estudou Ecologia bentônica na Duke University, Estados Unidos e Oceanografia e Museologia no Natur-Museum Senckenberg, em Frankfurt Alemanha. Em 1991 assumiu o cargo de diretor do Complexo de Museus "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tendo fundado em 1997 o Museu Antártico, em 1999 o Eco-Museu da Ilha da Pólvora e em 2007 o Museu Náutico.Em 2008 fundou o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), uma escola pré-profissionalizante para jovens em risco social. Devesse este blogue hierarquizar as realizações do homenageado de hoje, diríamos que o CCMAR, que atende a jovens estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental da cidade do Rio Grande, principalmente aqueles provenientes de comunidades carentes, no sentido de motivar uma transformação que os encaminhe a uma participação solidária e fraterna, é talvez a mais relevante.
O Centro de Convívio dos Meninos do Mar assume como missão: “Promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica e as humanidades, que seja capaz de despertar a criatividade e o espírito crítico, fomentando as ciências, as artes e as letras e propiciando os conhecimentos necessários para o desenvolvimento humano e para a vida em sociedade”.
O professor Barcellos destaca a solidariedade, a cooperação, respeito, o diálogo e o cuidado ‘dos meninos do mar’ promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento das competências técnicas e a construção de valores sociais relevantes à formação cidadã de cada jovem participante.
Ainda nas realizações de Lauro Barcellos se destaca a produção, junto dos pesquisadores César Cordazzo e Ulrich Seeliger o livro "Areias do Albardão, um Guia Ecológico Ilustrado do Litoral no Extremo Sul do Brasil" pela editora Ecoscientia.
Por seus inúmeros trabalhos visando a proteção ao meio ambiente, divulgação da oceanologia e conservação da memória náutica da comunidade recebeu da Marinha do Brasil a Medalha de Mérito Naval e é Comendador da Ordem de Silva Paes. No documentário "Litoral Selvagem" foi considerado o "guardião do litoral sul", pelo extensivo trabalho de monitoramento da praia e resgate de fauna marinha junto da equipe do Centro de Recuperação de animais marinhos, localizado no Museu Oceanográfico.
Em foto de outubro de 2011, estou com o homenageado desta tarde, acompanhado pelo professor Eliézer de Carvalho Rios, que fundou o Museu Oceanográfico, e o Prof. Guy, filho do Prof. Lauro, em visita ao museu. A obra do professor Rios deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande, que leva seu nome e hoje impulsionada pelo laureado desta tarde.
A homenagem merecida ao Professor Lauro Barcellos esta em sintonia com semana que marcará a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Assim, àquele que já traz no nome louros à láurea e a gratidão por ser o intrépido Guardião do Litoral Sul. Obrigado Professor Lauro Barcellos.

10 comentários:

  1. Caro Chassot,
    embora não conhecendo o homenageado, pela tua descrição entendo que seja mais que merecida esta homenagem; muito oportuna a tua postagem de hoje que ressalta os feitos dele. É bom quando conseguimos falar de coisas boas e não apenas apontar problemas em nossos blogs.
    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Importante você homenagear esse emérito professor Lauro Barcellos para nós conhecermos seu trabalho. Pela sinopse de sua vida pode-se perceber que essa é uma pessoa que aparece a cada século. Parabéns para ele pelas obras e a você pela homenagem que fez. Abraços "Rio +20", JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot
    Bela e merecida homenagem ao professor Lauro Barcellos. Já compartilhamos muito nestes anos, em especial levando alunos para complementar os estudos teóricos, entre as obras do Prof Lauro. Ele realmente merece esta e outras homenagens que virão, pois seu empenho profissional sempre foi muito além da excelência.
    Parabéns Professor Lauro Barcelos.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço sensibilizado a homenagem do nosso Mestre Chassot, estaremos sempre fazendo o melhor pelas pessoas, pelas instituiçoes e pelo Brasil, seu admirador, lauro barcellos

    ResponderExcluir
  5. Querido coetâneo Chassot,fico muito emocionada por esta homenagem que estás prestando ao meu genro e amigo Lauro Barcellos de quem me orgulho sobremaneira.
    Muito obrigada. Beijo da Heidi

    ResponderExcluir
  6. Chassot meu amigo,

    comenda é também ver meu pai homenageado por ti. Com a inspiração de Niké germinaste mais folhas lauráceas à coroa posta na fronte do Guardião. Comovo-me lendo e relendo, despido de modéstias e túrgido de orgulho, esta ode que tão generosamente fizeste.
    Sintas-te por mim abraçado, com afeto e gratidão.
    Guy

    ResponderExcluir
  7. Confere as fotos da solenidade no álbum que fiz no Facebook.

    ResponderExcluir
  8. Caro Mestre Chassot,

    Registro aqui meus parabens ao Lauro que dedica a vida ao Complexo de Museus "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" da FURG (Museu Oceanografico, Museu Antártico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora, Museu Náutico e Centro de Convívio dos Meninos do Mar. As homenagens a ele dedicadas sao todas muito justas.
    Parabens tambem ao senhor pela cronica MÉRITO AO "GUARDIÃO DO LITORAL SUL", sempre um prazer ler o blog do mestre.

    Com carinho,
    Adriana Barros-Woodward.

    ResponderExcluir
  9. Aos sempre abnegados professores, em especial hoje ao homenageado mestre Lauro, meus parabéns pelo dever cumprido nesta tão nobre missão que é educar. Tenha certeza meu caro professor que a reconhecida honra é merecida ratificada pela fama que o precede. Afinal bem já disse José Bento Monteiro Lobato; "Um país se faz com homens e livros"

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  10. Essa semana, eu tive a satisfação de conhecer o diretor de museus, Lauro Barcelos. Uma pessoa no qual eu tenho, uma admiração e respeito pela pessoa que é. Parabéns pela gentileza, em compartilhar um momento mágico na escola. E dizer que a partir de agora passo a cada dia a admirar o seu trabalho. Parabéns 👏👏

    ResponderExcluir