TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 5 de junho de 2012

05.- HOJE É DIA DO MEIO AMBIENTE



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2134
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente ou é o Dia Internacional do Meio Ambiente. Mesmo que saiba fazer a diferença etimológica das duas adjetivações, não sei o porquê das duas diferentes acepções. A Wikipédia não faz verbete de nenhuma delas, nem mesmo a Dia do Meio Ambiente.
Aliás, falta data no calendário para tanto dia comemorativo. Levanto como hipótese que essa inundação de ‘dia disso ou dia daquilo’ se deva, em parte, à laicização da sociedade contemporânea. Primeiro, pelo menos na cristandade, se era regido pelo santo do dia. Nós brasileiros temos bom exemplo na nominação pelos portugueses dos acidentes geográficos na costa brasileira, que formam quase um ‘diário de bordo’ perpetuado nos topônimos.
Foi também o santo do dia que determinou muitas vezes o nome das pessoas. Ainda no começo da segunda metade do século 20, se os pais chegavam a pia batismal com um nome que não fosse de santo, os padres impunham veto ou agregavam um nome religioso, em geral do santo do dia. Um detalhe que se pode observar nesta ingerência igrejeira é predominância de santos de uma determinada ordem ou congregação religiosa em uma região. No Rio Grande do Sul, no manuseio de listas de nomes de moradores de regiões coloniais pode-se perceber zoneamentos de nomes de santos jesuítas, franciscanos, capuchinhos. Na fala de nome de santas, se colocava Maria disto ou Maria daquilo.
Estas divagações levaram a esquecer neste dia de São Bonifácio é o Dia do Meio Ambiente. Suponho que poucos leitores sabiam ‘santo do dia’ deste 5 de junho; claro que se fosse o próximo dia 13, muitos saberiam que é Santo Antônio. Como sei que tenho ex-alunos maristas entre meus leitores, estes estão sabendo que amanhã é dia de Marcelino Champagnat, que no ‘nosso tempo’ ainda era apenas venerável.
Quando o assunto é invocação de santo, este vira ladainha e se esquece o principal: 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Esta comemoração é razoavelmente recente, entre nós, como é, também, a preocupação com o ambiente natural. Por exemplo, a palavra ecologia, em português é datada em 1929; mas hoje nossos netos já a aprendem na Educação Infantil, aqueles de nós que já curtem o avonar, provavelmente a ouviram quando já eram avançados em estudos. Eu não posso precisar se a ouvi em meus estudos anteriores à Universidade.
A celebração da data de hoje foi instituída apenas em 1972, em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de tratar de assuntos ambientais: este evento é conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, e como a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, foram criadas várias propostas relacionadas às questões ambientais, bem como plano de ações à humanidade e aos governantes diante do problema.
Neste ano no Brasil, a data ganha contornos especiais em função da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada ainda de Rio+20. Esta será uma conferência cujo objetivo é o da renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Ela será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro e, como seu próprio nome indica, sua organização partiu das Nações Unidas, que aprovou a sede brasileira durante a 64ª Sessão de sua Assembleia-Geral, no ano de 2009.
Por outro lado há que dizer que este ano o Dia / a Semana / o Mês do Meio Ambiente ocorre com o Nordeste e o Sul vivendo uma inclemente seca. O porquê disso poderia ser, também, um significativo interrogante nesta celebração.

4 comentários:

  1. Puxa, Mestre. Dói ver água sendo retirada da caixa lá no interior... Para matar a sede dos bichos!
    Dói por que uma cacimba, um reservatório das águas quando a chuva é abundante, seria uma simples medida, sensata e responsável. Não acha?

    ResponderExcluir
  2. Caro Mestre, eu também não sou muito chegado a "dias de"...
    Mas, acho sempre válido, em qualquer dia que seja, dar uma lembrada da nossa biosfera e ver o que poderiamos fazer para amenizar a devastação que acompanha nossa presença neste planetinha azul!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    entendo que essa mania de dedicar um dia para cada coisa é fruto de uma sociedade que só lembra de algo quando isso é trazido à memória. Nesse sentido há validade na decretação dos dia de... Porém, se consideramos que os motivos que levam à decretação dos dia de... são permanentes, essas datas servem como um 'lavar a consciência'.
    Com a tua reflexão sobre o dia dos santos, fiquei intrigado com a data dedicada a Santo Inácio: 31/07. Não deveria ser 6/11?

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Se Dia do Meio Ambiente não se tornar apenas uma data lembrada por queles comprometidos com a causa da preservação, poderemos acreditar num futuro melhor para humanidade. Porém, se esse dia não marcar profundamente a mentalidade dos que detém o poder de mudar as coisa no planetinha azul, será apenas uma data a mais. Torçamos para que a geração que nos substituirá seja consciente o bastante para levar adiante os ideais que esse dia representa. Abraços esperançosos, JAIR.

    ResponderExcluir